Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Assunto "A presença do negro em trabalhos de conclusão de cursos de graduação."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Presença da Temática Racial Negra Em Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação Produzidos Entre 2008 A 2018 no Departamento de Educação do Campus I da UNEB(2020-07-10) Cerqueira Júnior, Raulino SantosEsta dissertação tem como problema de pesquisa identificar quais temáticas sobre a diversidade racial negra são mais recorrentes nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de graduação do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I (Salvador) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Nesse sentido, tomou como referência os TCCs produzidos no período de 2008 a 2018 e apenas os resumos de cada um deles foram lidos. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, com o uso das metodologias do estado da arte e da análise de conteúdo. Ao todo, foram encontrados 73 TCCs que atendiam aos critérios estabelecidos. Desses, 69 foram produzidos por egressos do curso de Pedagogia; e quatro, de Psicologia. Além desses dois cursos, o DEDC I oferta Filosofia e Ciências Sociais. O tema mais frequente discutido pelos estudantes foi a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos da Rede de Ensino. Os outros temas que apareceram na investigação tratavam de identidade, religiosidade, pluralidade cultural, racismo, ações afirmativas, leitura, literatura, linguagens criativas, quilombos educacionais e genocídio da população negra. O ano em que mais houve TCCs discutindo a temática étnico-racial negra foi 2010 A análise dialogou como teóricos como Nilma Lino Gomes (2011), Kabengele Munanga (2003) e Abdias do Nascimento (1978). No primeiro capítulo, discute-se a diversidade étnicoracial e identidade negra, dando ênfase à discussão da negritude na prática educativa. No segundo, a abordagem é sobre a UNEB e o seu pioneirismo nas políticas de ações afirmativas. No terceiro, faz-se a análise dos TCCs, relacionando as temáticas com discussões propostas por teóricos que são referências nos assuntos em debate. Nas considerações finais, reflete-se sobre a pesquisa feita e apresentam-se os resultados.