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Navegando Pós-Graduação por Assunto "Abordagem Sistêmica Colaborativa"
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- ItemAbordagem Sistêmica Colaborativa: uma possibilidade de ressignificação para o ensino na educação de jovens e adultos.(2020-04-27) Nunes, Márcia Laís de Oliveira VidalA pesquisa aqui apresentada faz parte de uma reflexão desenvolvida coletivamente sobre o ensino e as práticas metodológicas que vem compondo as dinâmicas em salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo geral: Ressignificar o ensino na EJA fundamentado na abordagem sistêmica colaborativa. E corroboram para o êxito desta questão os seguintes objetivos específicos: 1). Identificar quais saberes experienciais estão presentes nas práticas metodológicas dos professores colaboradores a partir de suas memórias profissionais; 2) Refletir de que forma as categorias da Educação Popular estão presentes nas práticas metodológicas dos professores colaboradores; 3) Construir coletivamente orientações metodológicas para o ensino na EJA, a partir da abordagem sistêmica colaborativa. A pesquisa intitulada: Abordagem sistêmica Colaborativa: Uma possibilidade de ressignificação para o ensino na educação de Jovens e adultos, adota os pressupostos teóricometodológico da pesquisa colaborativa em IBIAPINA (2008), com abordagem qualitativa, tendo como estratégias de investigação e autoformação professor os Círculos de Estudos Geográficos (CEG). O trabalho encontra-se organizado em capítulos, aqui chamados de Capítulos, onde o primeiro Capítulo expõe o memorial da pesquisadora, e a construção do objeto de estudo. No segundo Capítulo destaca a ciência geográfica, enquanto representante da abordagem sistêmica, o ensino na EJA e a Educação Popular e a sua influência no ensino na EJA. O terceiro Capítulo apresenta a cartografia da pesquisa, detalhando os cinco CEG. No quarto Capítulo temos as análises das informações construídas. Seguindo-se da conclusão da pesquisa e referências. IBIAPINA (2005, 2008, 2009, 2016), SANTOS (2011, 2017), SOUZA (2011), FREIRE (2003, 2011, 2016), e MACEDO (2011, 2016, 2018), trazem escritos que embasam a pesquisa proposta. Os resultados da pesquisa revelam que o ensino na EJA está diretamente associado a autonomia que devem ter os professores na escolha e construção dos caminhos metodológicos destinados ao trabalho na EJA, e que a abordagem metodológica aqui identificada como sistêmica colaborativa apresentase como mais uma possibilidade concreta para o trabalho de formação e autoformação dos professores na EJA enquanto mecanismo de ressignificação do ensino.