Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13 por Assunto "Literatura juvenil"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPercursos literários juvenis no livro didático de língua portuguesa do 9º ano da rede municipal de Itaberaba - BA(2022-02-22) Souza, Maria Santana Santos deO artigo discute a forma de apresentação da literatura juvenil no livro didático. Constitui o corpus da pesquisa a primeira unidade de estudo do livro didático Geração Alpha: Língua Portuguesa, 9º ano do Ensino Fundamental II, utilizado na rede de ensino do município de Itaberaba-BA. Busca entender os aspectos que fundamentam a proposta literária no processo de formação discente desse período da educação básica. Defende que, nesse período formativo, a relação com a literatura torna-se de maior importância, tendo em vista a mudança desses alunos para o ensino médio, o que fortalece a necessidade de propostas adequadas que fomentem e estimulem a base literária e crítica de cada aluno. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, realizada a partir do diálogo com Maria de Fátima Berenice da Cruz (2018), Nelly Novaes Coelho (2010), Rildo Cosson (2014), dentre outros autores que tratam da temática em questão. O estudo ratifica a importância da leitura e sua propagação desde cedo no cotidiano dos jovens discentes.
- ItemQuando os olhos se fecham: a morte na literatura juvenil(2022-07-13) Oliveira, Michele Santos da Paixão Martins; Silva, Rosiene Laranjeira da SilvaEste artigo discute a morte na literatura juvenil. Para tal intuito, realiza uma pesquisa de cunho interpretativo e bibliográfico, cujo principal objetivo é discutir a representação e o tratamento da morte na obra A culpa é das Estrelas (2012), de John Green. Nas análises, questiona-se como alguns autores tratam da morte para jovens através da literatura, bem como evidencia de que maneira o livro apresenta esse tema, avalia, critica e discute tais abordagens. Com esse propósito, faz um breve percurso histórico acerca da morte na história e na literatura, bem como sua inserção na literatura infantil e juvenil. Em seguida, problematiza o lugar da morte na referida obra, através de elementos dos textos verbais, evidenciando a forma como ela é apresentada ao público-alvo. Para esse fim, utilizou-se, como aporte teórico, os trabalhos de alguns autores que se debruçam sobre a questão, tais como Lajolo e Zilberman (1991), Nely Novaes Coelho (1991), Castilho (2004), Schubert (2007) e Antônio Candido (2006), entre outros. A partir de tal percurso metodológico, percebeu-se o quão relevante é tratar da morte em textos destinados ao leitor jovem, ainda que em caráter alegórico ou inferencial, sem privá-lo de compreender as fases da vida a que todo indivíduo deve transpor. A morte continuará fazendo parte da natureza humana, não há como evitá-la, mas há como discutir sobre ela através da imaginação e da fantasia, em uma aproximação leve e com linguagem apropriada.