Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13 por Assunto "Livro didático"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPercursos literários juvenis no livro didático de língua portuguesa do 9º ano da rede municipal de Itaberaba - BA(2022-02-22) Souza, Maria Santana Santos deO artigo discute a forma de apresentação da literatura juvenil no livro didático. Constitui o corpus da pesquisa a primeira unidade de estudo do livro didático Geração Alpha: Língua Portuguesa, 9º ano do Ensino Fundamental II, utilizado na rede de ensino do município de Itaberaba-BA. Busca entender os aspectos que fundamentam a proposta literária no processo de formação discente desse período da educação básica. Defende que, nesse período formativo, a relação com a literatura torna-se de maior importância, tendo em vista a mudança desses alunos para o ensino médio, o que fortalece a necessidade de propostas adequadas que fomentem e estimulem a base literária e crítica de cada aluno. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, realizada a partir do diálogo com Maria de Fátima Berenice da Cruz (2018), Nelly Novaes Coelho (2010), Rildo Cosson (2014), dentre outros autores que tratam da temática em questão. O estudo ratifica a importância da leitura e sua propagação desde cedo no cotidiano dos jovens discentes.
- ItemA prática de análise linguística em um livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental(2021-01-04) Jesus, Patricia Santos de; Lima, Joana Angélica S.; Silva, Iranice Carvalho da; Silvestrow, Tatiana Martins MendesO livro didático ainda é o recurso pedagógico mais utilizado nas aulas de língua portuguesa como suporte para o ensino de gramática. Desta maneira, o presente trabalho pretende, entre outros objetivos, analisar a maneira como as atividades de gramática se efetivam no livro didático de português “Português Linguagens”, de William Cereja e Thereza Cochar, do nono ano; e em que medida o livro está articulado às teorias relevantes para prática de análise linguística no processo de ensino/aprendizagem de português. Para tal foi utilizada a pesquisa documental que seguiu as seguintes etapas: leitura do referencial teórico sobre a prática de análise linguística e o livro didático; análise das atividades do livro didático no que se refere ao ensino de gramática e verificação das atividades no que diz respeito a proposta de contextualização sugerida nos PCN de Língua portuguesa, bem como, as habilidades e competências propostas pela BNCC. Como referencial teórico foram utilizados os autores Irandé Antunes (2014), Mário Perini (2010), Celso Pedro Luft (1993) e Noadia Iris da Silva (2009). Os resultados desta pesquisa mostraram que apesar de o livro didático fazer parte do material mais utilizado na sala de aula, seus autores ainda precisam fazer adequações no tocante ao ensino de língua, pois o ensino de gramática ainda aparece atrelada às normas tradicionais, através de conceitos e frases sem contextualização.