Pós-Graduação
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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Pimenta, Lidia Boaventura"
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- ItemGestão do conhecimento no processo dos serviços prestados no Núcleo de Direitos e Vantagens – Instituto Federal Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-08) Damasceno, Milena Dias; Pimenta, Lidia Boaventura; Machado, Célia Tanajura; Parente, Juliano Mota; Torres, Henderson CarvalhoEste trabalho tem como temática o conhecimento e seu processo na prestação dos serviços fornecidos no Núcleo de Direitos e Vantagens (NUDV), localizado na Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). A pesquisa buscou estruturar uma proposta de guia para a criação de ferramenta de Gestão de Conhecimento, a Wiki, como instrumento norteador das atividades prestadas no setor supracitado. Nesse sentido, tendo como núcleo central a questão problema, como a Gestão do Conhecimento contribui na prestação de serviços no Núcleo de Direitos e Vantagens do Instituto Federal Baiano, este trabalho tem como objetivo geral: contribuir para o desenvolvimento dos ser viços prestados no Núcleo de Direitos e Vantagens, localizado na Diretoria de Gestão de Pes soas do Instituto Federal Baiano, à luz da Gestão do Conhecimento, ramificado em três objetivos específicos que nortearam a consecução do trabalho, versando sobre os referenciais necessários: (I) estudar a Gestão de Pessoas na Administração Pública, em especial no âmbito do Instituto Federal Baiano; (II) investigar a Gestão do Conhecimento e seu uso na Gestão de Pessoas; (III) verificar quais as possibilidades de aproximação dos elementos da área de Gestão do Conhecimento que podem ser aplicados no âmbito do Núcleo de Direitos e Vantagens (NUDV). Versou-se então, sobre os modelos da Administração Pública, a história e criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano; a Gestão de Pessoas, sua evolução histórica, suas fases no Brasil, atuação no setor público, composição e estrutura do NUDV e a Gestão do Conhecimento, sua aplicação no serviço público e como ferramenta estratégica na Gestão de Pessoas. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, que utilizou da estratégia de estudo de caso, em parceria com a pesquisa bibliográfica e documental, alicerçada em procedimentos típicos da abordagem qualitativa e técnica de análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, apresenta-se uma proposta de guia para a criação de uma ferramenta de Gestão do Conhecimento, Wiki. Acredita-se que, além de atender ao objetivo geral deste trabalho, esta pesquisa também propiciará a prestação de serviços de forma aprimorada pelo núcleo estudado.