Comunidades no DSpace
Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções
Agora exibindo 1 - 5 de 36
Campus I - Departamento de Ciências da Vida (DCV) - Salvador Campus I - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Salvador Campus I - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Salvador Campus I - Departamento de Educação (DEDC) - Salvador Campus II - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Alagoinhas
Submissões Recentes
Item
40 anos de ensino na UNEB: práticas educativas em territórios da Bahia
(2024-07) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo
O livro 40 ANOS DE ENSINO NA UNEB: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM TERRITÓRIOS DA BAHIA reúne diversas experiências, no ensino superior, protagonizadas por docentes da Universidade do Estado da Bahia, em diferentes áreas do conhecimento, a saber: Ciências Humanas e Sociais, Letras, Saúde, Formação de Professores, Educação Indígena e Alfabetização. Trata-se de uma edição comemorativa dos 40 (quarenta) anos da UNEB, instituição responsável pela formação de profissionais, na capital e no interior da Bahia, e pelas destacadas produção e divulgação científicas na Bahia. Em um momento de crise dos discursos de autoridade, de emergência de movimentos reacionários e conservadores, e surgimento e expansão da inteligência artificial e de pós-pandemia, os textos reunidos, neste livro, atualizam a importância da Universidade do Estado da Bahia para o desenvolvimento e a consolidação da ciência brasileira.
Item
Estudantes LGBTQIAPN+ nas licenciaturas do campus IX da UNEB: possiveis entraves e desafios
(2024-07-10) barbosa , yngrid sofia; furtado , Dra.Rosa Maria
Item
A AGRICULTURA FAMILIAR EM UMA PERSPECTIVA DE VIABILIDADE ECONÔMICA E SOCIAL
(UNEB, 2024-07-12) Laranjeira , Deivd; Oliveira , Fábio; Besnosik , Raquel; Barbosa , Adriana
A agricultura familiar é uma cultura advinda das características dos povos que formaram o Brasil, povos indígenas, africanos e os portugueses, visto isto, este trabalho procurar entender a viabilidade econômica e social desta cultura. Este estudo tem como objetivo investigar o papel da agricultura familiar na economia nacional, abordando um contexto histórico, avaliando desdobramentos sociais e o desenvolvimento sustentável, por meio de uma revisão bibliográfica, analisando trabalhos científicos, livros e revistas para coleta de dados. Sendo assim, por meio deste levantamento, observa-se a importância desta atividade cultural e produtiva para o crescimento econômico por meio de mercados e feiras livres, especialmente da região nordeste, além de assegurar a subsistência utilizando entidades assistenciais, como escolas e creches e disseminando questões socioambientais por meio de projetos governamentais. Contudo, a partir deste estudo se comprova a grande importância desta cultura para o desenvolvimento econômico do país, gerando renda e dignidade financeira, trazendo apoio assistencial à sociedade, proporcionando uma alimentação de qualidade a e saberes ecológicos para a preservação e do meio ambiente.
Item
Análise multitemporal da paisagem no perimetro irrigado Barreiras Norte
(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-06-22) Silva, Márcia Cristina Neres da; Oliveira, Uldérico Rios; Oliveira, Uldérico Rios; Silva, Marcos Antônio Vanderlei; Neto, Joaquim Pedro Soares
O uso da agricultura através de práticas inadequadas de manejo pode levar a intensas modificações do solo desta forma é indispensável o monitoramento constante da paisagem de áreas agrícolas e, uma das principais formas de avaliar a cobertura da área consiste no uso de técnicas de geoprocessamento como o NDVI. Nesse sentido está pesquisa tem como objetivo realizar a análise temporal da cobertura vegetal através do emprego do Índice de diferença Normalizada no perímetro irrigado Barreiras Norte, localizado em Barreiras no Oeste Baiano. Para a realização da pesquisa foram utilizadas imagens do satélite Landsat 5 e 8 para os anos de 1985, 1998, 2011 e 2024 obtidas no catálogo do Serviço Geológico dos Estados Unidos - USGS. O processamento foi feito utilizando o sistema QGIS versão 3.24.14, onde foi realizado o processamento digital das imagens para a obtenção do NDVI e banda colorida - RGB. Os resultados demonstram mudança significativa na área ao longo dos anos de 1985 a 2024, sendo que houve a transição da mata nativa para área agrícola no ano de 1998 e, por isso, houve elevada presença de solo exposto neste ano, com posterior recuperação da cobertura vegetal no ano de 2011 e 2024 que apresentaram elevado percentual de áreas com vegetação densa, além disso, o NDVI demonstrou-se apto para acompanhar modificações na área ao longo do tempo. Conclui-se, portanto, que houve modificação na área durante os anos analisados e que o NDVI é capaz de realizar o acompanhamento de tais modificações.
Item
O GÊNERO MEMORIAL COMO PROCESSO DIALÓGICO DE (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA
(2024-06-14) Silva, Tania; Ferreguett, Cristhiane; Sartori, Adriane Teresinha; Silva, Celso Kallarrari
Esta pesquisa se propõe analisar os memoriais escritos por alunos do nono ano do Ensino Fundamental II, oriundos da zona rural e da zona urbana, matriculados no 9º ano do Colégio Municipal Anísio Teixeira – CMAT, na cidade do Prado, estado da Bahia. E compreender como se constroem, representam e se relacionam com suas identidades. Visa identificar, a partir de uma análise comparativa, os pontos de aproximação e/ou distanciamento da construção identitária dos alunos do nono ano, oriundos da zona rural e da zona urbana, através dos memoriais - corpus desta pesquisa - produzidos por eles, em sala de aula. Como embasamento teórico-metodológico, busca-se integrar a abordagem específica da pesquisa em ciências humanas apresentada pela Análise Dialógica do Discurso (ADD) em diálogo com a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Em seguida, procede-se à análise das obras de membros do Círculo de Bakhtin - com Bakhtin (2017), Volóchinov (2017) e Medviédev (2012) - visando aprofundar o entendimento sobre o conceito de gêneros do discurso, para melhor compreensão dos memoriais e das relações dialógicas presentes nos discursos dos sujeitos desta pesquisa. As análises foram desenvolvidas qualitativa e comparativamente, observando semelhanças e diferenças nos discursos verbais que constituem os memoriais selecionados. A partir das análises realizadas, percebeu-se como as experiências passadas e sonhos futuros desses sujeitos refletem suas identidades em formação, contrariando estereótipos e destacando a importância da família e do ambiente social na construção de suas identidades.