Submissões Recentes

Item
Cartilha didática: instrumento auxiliar na educação em saúde frente as enteroparasitoses
(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-12-17) Soares, Mirelly Nascimento; Nunes, Erika dos Santos; da Costa, Josaline Chaves; Vitória, Nadja Santos
As parasitoses intestinais, classificadas como doenças tropicais negligenciadas, afetam milhões de pessoas, sobretudo crianças em idade escolar, devido à sua maior vulnerabilidade imunológica e hábitos de higiene deficitários. Esses parasitos causam impactos significativos, como distúrbios gastrointestinais, atraso no desenvolvimento físico e cognitivo e, em casos graves, levar ao óbito. Desse modo, o objetivo deste estudo foi elaborar uma cartilha paradidática acerca das medidas profiláticas das doenças transmitidas por parasitos intestinais. Para tanto, realizou-se um levantamento sobre os principais enteroparasitos que acometem a população infantil para integrar o material. O conteúdo foi elaborado com linguagem adequada ao público-alvo e com ilustrações autorais. Como produto, foi produzida a cartilha “Conhecendo as parasitoses intestinais: uma viagem pelo microuniverso”, com 52 páginas, organizadas em cinco capítulos: I) Giardíase, II) Amebíase, III) Ascaridíase, IV) Teníase/cisticercose e V) Ancilostomíase. Cada um contém informações sobre o ciclo biológico, a transmissão, as profilaxias e as curiosidades de seus respectivos agentes etiológicos. Ademais, há três jogos ao final do material: I) Cruzadinha, “Xô, verme!”; II) Jogo dos sete erros; III) Onde está o parasito? a fim de auxiliar na fixação do conteúdo. O material também passou por um processo de avaliação por doutores e especialistas, os quais propuseram adequações no conteúdo. Ademais, a combinação de elementos lúdicos e didáticos na cartilha, aliada a uma comunicação adaptada ao público escolar, posiciona o material como uma ferramenta paradidática eficaz para aulas de ciências e atividades interdisciplinares, cujo objetivo é promover a assimilação e disseminação de medidas profiláticas entre os alunos, com reflexos positivos também em suas comunidades.
Item
AUTOMAÇÃO NA CONTABILIDADE: Desafios e oportunidades para os profissionais contábeis
(2024-12-18) Câmara, Taine Campos da; Lacerda, Celso Almeida de; Lacerda , Celso Almeida de; Marinho, Delyana Santana Britto; Ferraz, Carlos Alberto Leilão
Diante das mudanças contínuas que vêm acontecendo no mercado profissional, todas as áreas de atuação vêm sendo afetadas de forma impactante e isso inclui a contabilidade. Tudo isso acaba contribuindo para que as organizações busquem se modernizar, adequando-se a esse novo formato, que é cada vez mais voltado para tecnologia e automatização. Sendo assim, o objetivo desse estudo é analisar a influência da automação na área da contabilidade, identificando os desafios e oportunidades que surgem para os profissionais de contabilidade em decorrência dessas tecnologias. Com isso será enfatizado aos benefícios trazidos pelos avanços da contabilidade por meio da automação de processos, que tem como foco principal o aumento do uso de sistemas e da tecnologia da informação. A metodologia utilizada foi através de pesquisas bibliográficas, com leituras de livros, análises de teses e artigos. Acredita-se que a contabilidade, é uma ciência em constante evolução que acompanha o desenvolvimento das civilizações, tem se adaptado às mudanças do mercado, desde registros rudimentares na antiguidade até a formalização moderna com normas internacionais e avanços tecnológicos. A evolução da contabilidade com foco na automação, destaca-se seus impactos na profissão, como a otimização de processos e a necessidade de requalificação dos profissionais para se manterem relevantes em um cenário de transformação. Apesar dos desafios, as tecnologias emergentes proporcionam ganhos significativos em eficiência e precisão, posicionando os contadores como parceiros estratégicos nas organizações. Compreendendo toda evolução é de grande importância considerar as implicações éticas e sociais da automação e a necessidade de uma nova formação profissional adaptada a essas mudanças, consolidando a relevância da contabilidade no desenvolvimento organizacional contemporâneo. Palavras-chave: Contabilidade, Automação, Profissional Contábil.
Item
40 anos de ensino na UNEB: práticas educativas em territórios da Bahia
(2024-07) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo
O livro 40 ANOS DE ENSINO NA UNEB: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM TERRITÓRIOS DA BAHIA reúne diversas experiências, no ensino superior, protagonizadas por docentes da Universidade do Estado da Bahia, em diferentes áreas do conhecimento, a saber: Ciências Humanas e Sociais, Letras, Saúde, Formação de Professores, Educação Indígena e Alfabetização. Trata-se de uma edição comemorativa dos 40 (quarenta) anos da UNEB, instituição responsável pela formação de profissionais, na capital e no interior da Bahia, e pelas destacadas produção e divulgação científicas na Bahia. Em um momento de crise dos discursos de autoridade, de emergência de movimentos reacionários e conservadores, e surgimento e expansão da inteligência artificial e de pós-pandemia, os textos reunidos, neste livro, atualizam a importância da Universidade do Estado da Bahia para o desenvolvimento e a consolidação da ciência brasileira.
Item
Estudantes LGBTQIAPN+ nas licenciaturas do campus IX da UNEB: possiveis entraves e desafios
(2024-07-10) barbosa , yngrid sofia; furtado , Dra.Rosa Maria
Item
A AGRICULTURA FAMILIAR EM UMA PERSPECTIVA DE VIABILIDADE ECONÔMICA E SOCIAL
(UNEB, 2024-07-12) Laranjeira , Deivd; Oliveira , Fábio; Besnosik , Raquel; Barbosa , Adriana
A agricultura familiar é uma cultura advinda das características dos povos que formaram o Brasil, povos indígenas, africanos e os portugueses, visto isto, este trabalho procurar entender a viabilidade econômica e social desta cultura. Este estudo tem como objetivo investigar o papel da agricultura familiar na economia nacional, abordando um contexto histórico, avaliando desdobramentos sociais e o desenvolvimento sustentável, por meio de uma revisão bibliográfica, analisando trabalhos científicos, livros e revistas para coleta de dados. Sendo assim, por meio deste levantamento, observa-se a importância desta atividade cultural e produtiva para o crescimento econômico por meio de mercados e feiras livres, especialmente da região nordeste, além de assegurar a subsistência utilizando entidades assistenciais, como escolas e creches e disseminando questões socioambientais por meio de projetos governamentais. Contudo, a partir deste estudo se comprova a grande importância desta cultura para o desenvolvimento econômico do país, gerando renda e dignidade financeira, trazendo apoio assistencial à sociedade, proporcionando uma alimentação de qualidade a e saberes ecológicos para a preservação e do meio ambiente.