Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Sodré, Liana Gonçalves Pontes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO que dizem e expressam as crianças de uma Instituição de Educação Infantil sobre as Práticas Pedagógicas de suas Professoras(2016-02-26) Oliveira, Ronilda Rodrigues da Silva; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Brandão, Isabel Cristina de Jesus; Souza, Elizeu Clementino de; Santos, Jocenildes ZacariasA presente pesquisa de cunho sócio-histórico e abordagem qualitativa trata de um estudo que tem as crianças como sujeitos protagonistas, pois estas se mostraram capazes de desvelar o problema exposto, que consistia na análise delas acerca das práticas pedagógicas das professoras de uma instituição de educação infantil do município de Vitória da Conquista-BA. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos: observações das crianças na instituição, com registros no caderno de campo, e interlocuções com oito crianças de cinco turmas de 5 anos, com o uso do desenho enquanto recurso mediador do processo de interlocução com as crianças. Os dados produzidos foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011). O estudo permitiu verificar um aspecto apontado por todas as crianças, que diz respeito ao uso excessivo de tarefas de escrita. A centralidade das tarefas nas práticas pedagógicas das professoras demonstrou uma característica escolarizante que tem acompanhado a educação infantil, principalmente as crianças que estão deixando essa etapa da educação básica. Ao contrário das propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as professoras dessa instituição antecipam os conteúdos do ensino fundamental porque entendem que as crianças precisam aprender a ler e a escrever, enquanto que, em contrapartida, os cuidados e as brincadeiras ficam quase que invisíveis para essas crianças. O uso do brinquedo foi visto como momento de entretenimento das crianças enquanto as professoras preparam outras atividades para a turma, já que trabalham sem o auxílio de uma monitora. Notamos que a rotina das crianças foi elaborada com base em uma visão adultocêntrica, dificultando a participação delas nas atividades propostas. Diante dos aspectos apontados pelo estudo, ressaltamos a necessidade de uma revisão crítica da organização do tempo, do espaço e das relações entre as professoras e as crianças, bem como das atribuições definidas para monitoras e professoras.