Campus I - Departamento de Ciências da Vida (DCV) - Salvador
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus I - Departamento de Ciências da Vida (DCV) - Salvador por Orientador "Costa, Eliana Auxiliadora Magalhães"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAtividades realizadas por enfermeiras na unidade de terapia intensiva de um hospital de grande porte em Salvador, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2007) Rocha, Tâmara Angélica da; Costa, Eliana Auxiliadora Magalhães; Silva, Mary Gomes; Carvalho, LucimeireEste trabalho teve como objeto de estudo as atividades de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva, cujo objetivo principal foi identificar quais as atividades realizadas pelas enfermeiras de uma unidade de terapia intensiva em um hospital de grande porte Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quantitativa, que utilizou para a análise, referências relacionadas ao tema abordado. A amostra se constituiu de 12 enfermeiras que prestam assistência de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de grande porte da cidade de Salvador-Bahia. A coleta de dados foi realizada pela pesquisadora, através da aplicação de um questionário. As respostas das enfermeiras foram analisadas e concomitantemente foram articuladas com referencial teórico. Com os resultados obtidos pode-se observar que as enfermeiras da unidade estudada em média têm 26 anos de idade, 14,8 meses de tempo de trabalho na unidade e 20 meses de graduação de enfermagem, são predominantemente do sexo feminino, possui uma carga horária de 36 horas/semanais. Este estudo identificou os seguintes dados: das 18 atividades prevista para as enfermeiras da terapia intensiva, uma média de realização de 14,7; das 32 atividades assistenciais, uma média de 23,8 atividades realizadas; das 5 atividades educativas, uma média de realização de 2,8; das 5 atividades do sistema de informação, uma média de 4,7, perfazendo um percentual de 94% para as atividades doa sistema de informação, percentual de 81,7% para as atividades administrativas, 74,4% para as atividades assistenciais e um percentual de 56% para as atividades educativas.
- ItemEstudo dos fatores de risco associados à infecção de cateter venoso central em um hospital cardiológico de Salvador, BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2007) Paula, Mariana Andrade de; Costa, Eliana Auxiliadora Magalhães; Silva, Mary Gomes; Oliveira, Marina Esmeralda deO presente estudo é uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, que objetivou identificar, dentre os fatores de risco pré-estabelecidos, quais os de maior relevância para o desenvolvimento desta infecção na Instituição estudada. Os dados foram coletados através de consulta em prontuários dos pacientes que desenvolveram infecção relacionada ao cateter venoso central, compreendido no período de março de 2006 a março de 2007 em um hospital cardiológico de Salvador, Ba. Observou-se que a taxa de infecção relacionada ao CVC na instituição estudada foi de 3,02%, considerada baixa quando comparadas a outros sítios de infecção hospitalar da Instituição estudada, a exemplo de infecção do trato respiratório. Em relação aos fatores de risco associados ao paciente, foram de relevante importância para a ocorrência da referida infecção: idade superior a 60 anos (75%), portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (100%) e Doença Aterosclerótica do Coração (62,5%) e pacientes de cor mulata (50%). Dos fatores de risco intrínsecos ao cateterismo destacam-se: a subclávia como veia de inserção envolvida (62,5%), a Unidade Coronariana (UCO) como local de inserção do cateter (62,5%), cateteres de triplo lúmen (62,5%), curativo transparente (62,5%), Staphylococcus aureus como agente etiológico (50%) e a Vancomicina como antibiótico de escolha para o tratamento destas infecções (62,5%). O estudo destas variáveis poderá ser utilizado para traçar o perfil dos pacientes que desenvolvem a infecção relacionada ao CVC na instituição estudada e servir de subsídio teórico para condutas práticas de controle e prevenção.
- ItemO enfermeiro frente à assistência hospitalar noturna(Universidade do Estado da Bahia, 2007) Saiuri, Kuwano; Costa, Eliana Auxiliadora Magalhães; Silva, Mary Gomes; Oliveira, Telma MariaEste trabalho teve como objeto de estudo a assistência de enfermagem no serviço noturno, cujo objetivo principal foi analisar os fatores intervenientes na assistência hospitalar prestada pelo profissional enfermeiro e definir um perfil diagnóstico das enfermeiras do serviço noturno em um hospital público da cidade de Salvador.Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quantitativa, que utilizou para a análise, referências relacionadas ao tema abordado. A amostra se constituiu de 8 enfermeiras que prestam assistência de enfermagem no serviço noturno de um hospital público da cidade de Salvador- Bahia. A coleta de dados foi realizada pela pesquisadora, através da aplicação de um questionário semi-estruturado. As respostas das enfermeiras foram analisadas e concomitantemente foram articuladas com referencial teórico. Com os resultados obtidos pode-se observar que no serviço noturno predominam, os profissionais do sexo feminino, entre 20 e 29 anos de idade, variou entre 1 a 10 anos o tempo decorrido após a graduação do profissional enfermeiro do serviço noturno, com menos de 1 ano de serviço noturno, que tem 3 plantões na semana e possuem vínculo de emprego com outro hospital. Muitas têm mais de um emprego por questões econômicas, e apontam a melhor condição salarial e a diminuição de recursos humanos como os pontos positivos e os negativos, respectivamente. Muitas referem alteração na saúde, cansaço, e negam dificuldade de manter-se alerta. Há um equilíbrio entre as que conseguem e não conseguem repor o sono e as principais atividades realizadas no turno da noite são os procedimentos invasivos.