Campus II - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Alagoinhas
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Navegando Campus II - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Alagoinhas por Autor "Almeida, Gracineide Selma Santos de"
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- ItemAnálise dos parâmetros de qualidade da água do rio Catu em Alagoinhas-BA(2023-04-24) Souza, Liliane Santana Santos; Santos, Crisliane Aparecida dos ; Matos, Mara Rojane Barros de; Sales, Maria José Dias; Almeida, Gracineide Selma Santos deA contaminação dos rios e corpos d’água em bacias hidrográficas se dá, principalmente, pelo despejo de esgotos residenciais e de efluentes das indústrias. Dentre os parâmetros mais relevantes para serem incluídos na avaliação das águas destinadas ao abastecimento público citam-se: Oxigênio Dissolvido (OD), a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO-5 dias, 20 ºC) e a turbidez, servindo como ferramenta na gestão dos recursos hídricos. Com o objetivo de avaliar a qualidade das águas do rio Catu, este trabalho baseia-se no Índice de Qualidade das Águas (IQA) adaptado, que incorpora 14 parâmetros, além da temperatura. Dos parâmetros físico-químicos, seguindo os padrões internacionais e do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), tem-se ainda, pH, nitrogênio total, fósforo e material sedimentável . Além destes, foram avaliados o cheiro, a presença de espuma, lixo, coliformes totais e outros bioindicadores nos meses de abril e agosto de 2022. O rio Catu é um afluente do rio Pojuca, nasce no município de Aramari, percorre mais de 60 km, passando pelos municípios de Catu, Pojuca e Alagoinhas, e tem sua maior extensão neste município. Nesse trecho foram demarcados seis pontos, a partir da nascente, antes e depois de percorrer o perímetro urbano e os dados coletados antes e depois do período chuvoso, sendo que os pontos 1 e 5 estão fora do perímetro urbano; os pontos 2,4 e 6 estão próximos de algumas moradias e indústrias e o ponto 3 se localiza no centro comercial da cidade. A classificação da qualidade da água se dá pela contagem dos pontos atribuídos a cada parâmetro. Os Pontos 1 e 6 foram classificados como água BOA; os pontos 2, 4 e 5, água REGULAR e o Ponto 3 água RUIM. As águas do rio Catu necessitam de uma revitalização. Os resultados encontrados se encaixam no elevado grau de poluição, especialmente por esgotos domésticos e despejos industriais orgânicos, resultando na descarga de nitrato e fosfato, queda do OD e elevação do DBO
- ItemUtilização de materiais didáticos para o ensino da biologia em turmas do ensino profissionalizante no município de Catu – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Mello, Isabela Soares de; Queiroz, Ma Magnólia Silva; Conceição, Eltamara Souza da; Almeida, Gracineide Selma Santos deA escola possui um papel fundamental para a formação intelectual e caráter científico. Baseando-se nisso, é imprescindível que as instituições tenham como prioridade a propagação do conhecimento da melhor maneira possível. Neste contexto, existem variados tipos de materiais didáticos que podem ser confeccionados e que cumprem a proposta de facilitar o processo de ensino aprendizagem. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar a importância da utilização de materiais didáticos para o ensino da Biologia em turmas do ensino profissionalizante em uma instituição da rede pública estadual de Catu – BA. O trabalho foi desenvolvido com turmas de 1° e 3° ano do ensino técnico e o método consistiu em realizar oficinas utilizando os materiais didáticos confeccionados por autoria própria, como proposta de intervenção, com o intuito de permitir aos discentes vislumbrar o conteúdo em outra perspectiva. Por fim, foi aplicado um questionário com os alunos, com o intuito de obter dados para solidificar esta pesquisa. Após a coleta de dados, foi possível comprovar a eficácia da utilização de materiais didáticos em sala de aula, trazendo benefícios ao aluno, bem como uma melhor compreensão dos conteúdos.