Campus II - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Alagoinhas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus II - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Alagoinhas por Autor "Ferreira, Lucas Lima"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGeometria Descritiva e Geogebra 3D: uma prática para desenvolvimento da Visualização(2022-12-13) Ferreira, Lucas LimaEste trabalho teve como objetivo geral investigar se a prática em construir e proje tar por meio do Software Geogebra 3D, objetos bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D) em planos pode contribui para o desenvolvimento da Visualização. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pré-experimental e qualitativa, realizada inicialmente com uma revisão de literatura que buscou entender o fenômeno da Visualização do ponto de vista matemático, compreender também a importância do ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva, assim como verificar quais os benefícios da utilização dos Softwares de Geometria Dinâmica no ensino e aprendizagem das Geometrias. O re ferencial teórico está fundamentado nos estudos de Angel Gutiérrez, com relação a caracterização da Visualização, e Bernard Parzysz, a respeito da prática em projetar objetos 3D em planos. Recorremos a uma Atividade de Investigação, envolvendo co nhecimentos das Geometrias Plana, Espacial e Descritiva, composta por três etapas, aplicada com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia. Na primeira etapa, aplicamos questões de própria autoria, elaboradas com base em nossos objetivos; na segunda, realizou-se uma oficina de prática no Geo gebra 3D; na terceira, foram reaplicadas as mesmas questões utilizadas anteriormente, com o propósito de confrontar as respostas da primeira e terceira etapas. Em suma, detectamos indícios de desenvolvimento nas Habilidades de Visualização dos partici pantes quando realizamos a análise dos dados coletados. Esses ganhos são bastante importantes, pois, como a Visualização é um dos tipos de raciocínios que compõem o Pensamento Matemático, conclui-se que este também foi beneficiado.