Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Autor "Abreu, Priscila Alves dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRelação Entre Teoria e Prática Na Formação Profissional: Construções de Discentes de Administração(2019-09-30) Abreu, Priscila Alves dos SantosEste estudo situa-se no campo da pedagogia universitária, no contexto da formação do profissional de administração, o qual tem despertado interesse de muitos pesquisadores e ganhado relevância na contemporaneidade, sobretudo dada a sua importância para o ensino nos cursos de graduação e o frequente despreparo dos docentes para essa atividade. O estudo assumiu como objetivo geral, identificar o potencial da reflexão, com estudantes, sobre o profissional de Administração, para a construção de bases de uma concepção de relação teoria e prática capaz de formar profissionais de Administração competentes e autônomos, tomando como questões de pesquisa: Que aprendizagens acerca do ser profissional, em especial de Administração foram construídas pelos participantes na experiência do grupo focal? Que descobertas os participantes fizeram sobre o processo de ensino-aprendizagem capaz de formar profissionais competentes e autônomos? A metodologia adotada envolveu uma pesquisa qualitativa construtivista, cuja coleta de dados ocorreu mediante a técnica do grupo focal, envolvendo discentes do curso de administração da Universidade do Estado da Bahia, e o tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo de Bardin (2006). Dentre os resultados, destacam-se a construção do perfil de profissional da administração autônomo e competente, em contraposição ao perfil restrito de profissional, mero executor de tarefas rotineiras, incapaz de responder aos desafios da contemporaneidade; a percepção de que o processo de ensino-aprendizagem deve ser pautado na problematização, partindo de situações desafiantes do contexto da prática, e que o mesmo deve investir no desenvolvimento de atitudes e competências, se contrapondo ao modelo de centralidade empreendido atualmente na universidade; a construção de bases para a concepção de uma relação entre teoria e prática dialógica na formação do profissional de administração, a qual coloca em evidência a teoria como suporte para compreender a realidade e auxiliar na construção de novos conhecimentos. Por fim, essa pesquisa evidenciou que a experiência no grupo focal, encharcada de reflexões, provocou nos participantes diversas aprendizagens do ponto de vista ético, pessoal e profissional.