Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Autor "Alves, Fernanda Andrade Esquivel"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDiário crespo: narrativas de jovens negras sobre o processo de transição capilar(2022-03-16) Alves, Fernanda Andrade EsquivelEsta pesquisa buscou compreender como o processo de transição capilar colabora para a construção positiva da autoimagem de jovens negras. Ao acompanhar, na contemporaneidade, milhares de mulheres assumindo suas texturas capilares, buscamos analisar se a ressignificação da estética capilar interfere na constituição identitária dessas jovens. Diante do contexto da COVID-19, os procedimentos metodológicos ocorreram de forma online em grupos criados do aplicativo WhatsApp. Nesse espaço, foi possível realizar rodas de conversa virtuais que possibilitaram levantar as informações necessárias para realização do trabalho. O desenvolvimento desta pesquisa revelou a complexidade imbricada no processo de transição capilar e na ressignificação da estética negra, uma vez que esta foi por séculos estigmatizada e inferiorizada pelos grupos hegemônicos. Foi constatado também um movimento educador em curso que, através das Marchas e do processo de Empoderamento Crespo, desestabiliza um padrão de beleza dito universal e constrói outras narrativas baseadas na valorização e ressignificação da beleza negra.