Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Autor "Andrade, Dartilene Pires de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Identificação das Altas Habilidades/Superdotação nas Práticas Docentes dos Professores de duas Escolas Públicas de Salvador(2014-09-04) Andrade, Dartilene Pires deA pesquisa apresentada procurou conhecer as práticas docentes dos professores de duas escolas públicas de Salvador (BA), com os codinomes Um e Dois, buscando compreender como esses educadores identificam alunos com características de altas habilidades/superdotação. Por meio de um trabalho de investigação minucioso, buscou-se perceber como os professores, em suas práticas docentes, manifestam suas concepções, valores e atitudes no processo de identificação dos referidos alunos. O estudo prioriza os aportes teóricos do pesquisador Joseph Renzulli, que desenvolveu, dentre outros, o modelo da concepção dos três anéis, utilizado para identificar estudantes com altas habilidades/superdotação. A pesquisa foi realizada com catorze professores dessas escolas, como sujeitos participantes do estudo. Os dados coletados valeram-se das referências metodológicas da pesquisa qualitativa e da metodologia de história oral temática, permitindo, com as observações em salas de aula, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário dedutivo, auscultar os docentes, e relacionar as ações desses professores, em sala de aula, às dificuldades com as carências de recursos didáticos, metodológicos, estruturais e políticos educacionais, para a identificação e o atendimento aos alunos com as mais diversas necessidades educacionais, dentre elas, as altas habilidades/superdotação. Com a utilização dessas estratégias de intervenção, obtiveram-se dados indicando que os professores das escolas Um e Dois enfrentam diversas dificuldades, comprometendo seriamente a identificação dos alunos com inteligência acima da média.