Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Autor "Andrade, Ivonilda Ferreira de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemNão Basta ser Cidadã(o), “o Importante é ser Gente!”: o Percurso das Ações Sócio-Educativas da Pastoral do Menor de Alagoinhas(1985-2006)(2009-11-10) Andrade, Ivonilda Ferreira deEste trabalho resulta de um estudo de caso sobre a Pastoral do Menor de Alagoinhas, uma instituição fundada em 1985, vinculada inicialmente à Promoção Humana da Diocese de Alagoinhas, com a perspectiva de minimizar os problemas enfrentados por crianças e adolescentes do município de Alagoinhas, Bahia, expostas a diversas formas de negação dos direitos fundamentais ao ser humano. O objetivo da pesquisa é investigar em que medida as ações sócio-educativas incorporadas pela Pastoral do Menor de Alagoinhas influenciaram/impactaram na vida dos(as) beneficiários(as). É uma pesquisa essencialmente qualitativa, porém considera também os dados quantitativos, a partir da compreensão sobre a complementaridade existente entre quantidade e qualidade, a partir de uma abordagem dialética. Com esta abordagem, a realidade e dinâmica da instituição pesquisada são vistas dentro de um decurso, observando-se o autodinamismo e as contradições inerentes a elas como um processo dialético complexo, no qual, a partir da lógica indutiva, é possível discutir, debater, analisar, refletir, transformar, etc. Os instrumentos e técnicas utilizados são variados, partindo da pesquisa bibliográfica, até a realização de entrevistas, com diversos atores envolvidos no trabalho da instituição, na condição de fundador, educador ou egresso(a) dos programas sócio-educativos. A pesquisa documental foi um instrumento de coleta de dados imprescindível, porém damos ênfase aos depoimentos, pela importância da utilização da História Oral, para pesquisar um público que foi silenciado ao longo de suas vidas. O trabalho trata de algumas concepções de infância, aborda aspectos da problemática das crianças e adolescentes brasileiras, discute o Estatuto da Criança e do Adolescente, descreve o surgimento da Pastoral do Menor da CNBB(Confederação dos Bispos do Brasil) num contexto de mudanças significativas nas ações da Igreja Latino-americana, faz uma discussão histórica e conceitual dos movimentos sociais, traz uma retrospectiva da trajetória institucional e apresenta os aspectos político-pedagógicos da instituição. É realizada uma análise dos processos de mudança vivenciados no âmbito da Pastoral do Menor de Alagoinhas e como elas influenciaram as ações sócio-educativas propostas por esta ONG. Concluímos que estas ações influenciaram/impactaram positivamente a vida dos sujeitos em grande medida, por isto acreditamos que as experiências desta instituição, mesmo as dificuldades enfrentadas, podem ser aproveitadas para aprendizagem em outros espaços legítimos de educação, tendo em vista a superação das práticas educativas excludentes.