Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (MPED)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (MPED) por Autor "Barreto, Maria Pastor Da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação do professor técnico na educação profissional: da racionalidade instrumental à racionalidade comunicativa(2019-05-02) Barreto, Maria Pastor Da SilvaA pesquisa discute sobre o processo de formação continuada para o professor técnico, em um dos Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP), localizado no Território de Identidade do Sisal. Tem como objetivo geral compreender os processos formativos do professor técnico do CEEP possibilitados pela formação continuada na superação da racionalidade instrumental com vista à racionalidade comunicativa. Entende-se que o agir do professor técnico, a partir apenas de uma racionalidade instrumental, não possibilita o desenvolvimento de profissionais capazes de analisar sua prática de forma reflexiva, muito menos oportuniza que esses professores assumam posturas emancipatórias no seu fazer pedagógico. Assim, torna-se tema importante para esta pesquisa a compreensão desse professor técnico de se agir pela racionalidade comunicativa para refletir sobre sua profissionalidade docente. Desse modo, propomos a seguinte pergunta de investigação: Como os processos formativos possibilitados pela formação continuada no Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido contribuem para o desenvolvimento da profissionalidade do professor técnico? No processo metodológico, utiliza-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com pressupostos da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008), desenvolvida a partir de sessões reflexivas para dialogar e refletir coletivamente com o professor técnico sobre seu fazer docente. Teoricamente, este estudo baseia-se na concepção da Educação Profissional (FRIGOTTO 2006, 2010; PETEROSSI, 1994); Formação continuada e profissionalidade docente (NÓVOA, 1999, 2002, 2009, 2013); Racionalidade Comunicativa (HABERMAS, 1997, 2003, 2012); Professor Reflexivo (SCHÖN, 2000). Os resultados dessa investigação revelaram a ausência de oportunidades de formação continuada para os professores técnicos da Educação Profissional. Como desdobramento dessa pesquisa, construiu se um plano de formação continuada para os professores técnicos, que abarcasse, principalmente, procedimentos didático-pedagógicos, pela perspectiva da racionalidade comunicativa e da ação-reflexão-ação para ampliar a profissionalidade docente desses professores.