Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (MPED)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (MPED) por Autor "Ferraz, Débora Araújo da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProtagonismo dos docentes de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental em Retirolândia/BA(2020-10-30) Ferraz, Débora Araújo da SilvaNesta pesquisa busca-se investigar a atuação docente dos professores de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir da seguinte indagação: como o protagonismo docente pode contribuir em aulas de Língua Portuguesa (LP) para combater a defasagem da aprendizagem na leitura e na escrita? Pretende-se analisar as potencialidades do protagonismo dos professores de LP nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Retirolândia, bem como as dificuldades encontradas no cotidiano escolar para o exercício desse protagonismo. Busca-se identificar as estratégias de ensino da leitura e escrita em aulas de LP, assim como articulações da práxis educativa na organização do trabalho pedagógico. Os pressupostos teóricos que subsidiam esse trabalho são Vázquez (2007) e Silva (2008, 2018), da epistemologia da práxis; Heller (2000) e Candau (2002), cotidiano escolar; Freire (1996, 2000, 2002) e Rios (2010) com ensino, educação e sociedade; Giroux (1997), conceito de professores intelectuais; Koch (2006, 2009), Antunes (2017) e Kleiman (2001, 2008) que discutem ensino de LP e letramento social crítico. Além disso, a epistemologia é o Materialismo Histórico Dialético (MHD) e o pressuposto metodológico a ser desenvolvido é a pesquisa-ação, a partir de instrumentos como a análise de documentos municipais, ficha de caracterização docente e grupos focais temáticos, realizados no espaço/tempo das atividades complementares (AC) da área de Língua Portuguesa. Estas atividades ocorreram no período de agosto a novembro. Nesse proceder, a pesquisa apontou as potencialidades do protagonismo docente, a partir de suas falas no tratar das questões de aprendizagem de seus alunos, bem como sua intervenção no espaço da sala de aula. Ademais, evidenciou-se os aspectos das condições de trabalho que podem ser qualificadas e fortalecidas, a partir de um processo continuado de formação. Os resultados culminaram na construção coletiva de um plano de ação para a organização e o funcionamento das atividades das AC. Esse trabalho pressupõe auto-organização e protagonismo dos docentes de LP da Rede, que irá compor a (Re)elaboração do currículo municipal.