Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité por Autor "Campos, Pablo Kristian Trindade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGuia formativo em tecnologias educacionais: explorando o universo de possibilidades(2022-08-29) Campos, Pablo Kristian Trindade; Carvalho, Eliana Marcia dos Santos
- ItemUso de tecnologias educacionais associadas à metodologia de resolução de problemas no ensino básico em escolas públicas(2022-08-29) Campos, Pablo Kristian TrindadeEste trabalho de pesquisa constitui-se de um estudo de caso da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC e da metodologia Problem Based Learning – PBL, destacando seus conceitos, aplicações e as técnicas de aprendizagem. O método PBL e as TIC podem contribuir no processo ensino-aprendizagem na educação básica para um ensino democrático e transformador nas escolas da rede pública? Assim, esta pesquisa se propõe discutir a utilização de novas tecnologias e Metodologias Ativas como uma forma viável para a melhoria do rendimento escolar na educação básica. Deste modo, pretende-se elencar os possíveis entraves educacionais presentes no ensino remoto, bem como, realizar uma análise da aplicação de Metodologias Ativas e TIC no ensino. Para tanto, foi analisada a utilização das TIC e do método PBL nas escolas e colégios municipais de Palmas de Monte Alto-BA, compreendendo todo o ciclo da educação básica (educação infantil e ensino fundamental) por meio da aplicação de questionários aos estudantes e professores. Como Produto Educacional, foi desenvolvido um Guia Formativo e um Curso para a formação de professores para o uso das Tecnologias Educacionais, alinhado às demandas da atualidade na educação básica. Com isso, observou-se que os professores-participantes do curso de formação obtiveram maior desenvolvimento na compreensão para transmitir suas aulas de forma mais eficiente para os estudantes, almejando uma educação mais dialógica e emancipadora, sobretudo, no ensino remoto e híbrido. Desta forma, notou-se não apenas a influência das teorias socioconstrutivistas na implementação dessas metodologias, mas também as possibilidades de melhorá-las no contexto educacional. Nesse sentido, os dados, coletados com alunos e professores do município de Palmas de Monte Alto, cristalizaram a existência de desigualdades tecnológicas. Ao passo que muitos têm acesso a computadores, smartphones e internet de qualidade, outros tantos não possuem acesso a esses recursos. Portanto, os desafios são variados devido à mudança cultural no ensino, mas também existem inúmeras premissas favoráveis ao uso de TIC e Metodologias Ativas na educação, à medida que os estudantes aprendem a pensar, buscar alternativas e criar estratégias de sucesso.