Campus III - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Juazeiro
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus III - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Juazeiro por Autor "AMORIM, Eliã Simeia dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEfeitos do projeto "enturmação" na Educação de Jovens e adultos da Escola Municipal Argemiro José da Cruz(2022-12-28) ARAUJO, Sidinei Honorato Santos De; OLIVEIRA, Wesley Jamay Matias De; LIMA, Aurilene Rodrigues; AMORIM, Eliã Simeia dos SantosO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo verificar quais os efeitos do projeto "Enturmação" na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Argemiro José da Cruz, localizada na Cidade de Juazeiro– BA. Sendo este um Projeto com intuito de sanar o déficit de aprendizagem onde a Escola teve que aprovar automaticamente seus alunos, nos anos de 2020 e 2021, correspondentes ao período da Pandemia da Covid-19. Seguindo a orientação do Ministério da Educação (MEC) que aprovasse os alunos independentemente do seu desenvolvimento, sua aprendizagem e contexto. A pesquisa tem a abordagem qualitativa exploratória, por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, assim como a construção de um podcast como produto midiático, realizado com as alunas da Escola Mul. Argemiro José da Cruz, com a professora alfabetizadora e a Coordenadora pedagógica, produto esse que surge com o intuito de evidenciar os impactos e desafios que foram identificados pela escola e soluções para as problemáticas encontradas. Com a elaboração do posdcast teve-se a oportunidade de poder ver e sentir de perto, do quanto foi satisfatório o projeto ENTURMAÇÃO, tendo em vista que, trouxe a oportunidade de os alunos poderem expressar os problemas, desafios e angustias em relação a suas dificuldades que enfrentaram durante o percurso da aprendizagem, dando voz e ouvidos a eles que se sentiam excluídos. Dessa forma podemos avaliar que o projeto ENTURMAÇÃO obteve êxito, pois, no início do ano de 2022 os alunos, que foram diagnosticados com desníveis de aprendizagem e classificados conforme suas similaridades, tiveram uma melhora significativa, já no segundo semestre letivo, principalmente os que eram pré-silábicos e silábicos com valor, terminando o semestre já lendo e escrevendo.