Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Letras (PPGL)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Letras (PPGL) por Autor "Sartori, Adriane Teresinha"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO GÊNERO MEMORIAL COMO PROCESSO DIALÓGICO DE (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA(2024-06-14) Silva, Tania; Ferreguett, Cristhiane; Sartori, Adriane Teresinha; Silva, Celso KallarrariEsta pesquisa se propõe analisar os memoriais escritos por alunos do nono ano do Ensino Fundamental II, oriundos da zona rural e da zona urbana, matriculados no 9º ano do Colégio Municipal Anísio Teixeira – CMAT, na cidade do Prado, estado da Bahia. E compreender como se constroem, representam e se relacionam com suas identidades. Visa identificar, a partir de uma análise comparativa, os pontos de aproximação e/ou distanciamento da construção identitária dos alunos do nono ano, oriundos da zona rural e da zona urbana, através dos memoriais - corpus desta pesquisa - produzidos por eles, em sala de aula. Como embasamento teórico-metodológico, busca-se integrar a abordagem específica da pesquisa em ciências humanas apresentada pela Análise Dialógica do Discurso (ADD) em diálogo com a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Em seguida, procede-se à análise das obras de membros do Círculo de Bakhtin - com Bakhtin (2017), Volóchinov (2017) e Medviédev (2012) - visando aprofundar o entendimento sobre o conceito de gêneros do discurso, para melhor compreensão dos memoriais e das relações dialógicas presentes nos discursos dos sujeitos desta pesquisa. As análises foram desenvolvidas qualitativa e comparativamente, observando semelhanças e diferenças nos discursos verbais que constituem os memoriais selecionados. A partir das análises realizadas, percebeu-se como as experiências passadas e sonhos futuros desses sujeitos refletem suas identidades em formação, contrariando estereótipos e destacando a importância da família e do ambiente social na construção de suas identidades.