Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios - DCH3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios - DCH3 por Autor "COSTA, Teresa Leonel"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemIdentidade Forjada(2022-12-15) SANTOS, Pedro Henrique Miranda; COSTA, Teresa LeonelEste trabalho busca entender como a cultura heteronormaltiva impacta a construção da identidade de pessoas LGBTQIA+ de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Para isso, foi utilizado o método exploratório e qualitativo de pesquisa, com entrevistas não-estruturadas, além do suporte da teoria queer. O formato em áudio foi escolhido pela capacidade de provocar experiências sensoriais ao ouvir histórias por meio de uma escuta atenta. Na produção de três episódios do podcast narrativo “Identidade Forjada” foi possível perceber as violências que os corpos dessas pessoas enfrentam ao longo do desenvolvimento de suas identidades, que são atravessadas pelas normas da heteronormatividade na região Nordeste e pelo preconceito desde a infância até a fase adulta.
- ItemJornalismo móvel: O uso do instagram pelo blog Petrolina em destaque(2022-12-12) AIRES, Bianca Ivani De Sousa; COSTA, Teresa LeonelO consumo de notícias jornalísticas na internet é um dos principais meios que o leitor tem para obter informação. Sendo assim, esta pesquisa parte da necessidade de entendermos como o jornalismo está sendo feito com o uso da plataforma digital Instagram, partindo da análise do Blog Petrolina em Destaque. A proposta é compreender as características que levam o perfil do Blog Petrolina em Destaque no Instagram ser uma página de difusão de notícias nas cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. A pesquisa é de caráter quanti-qualitativo e descritivo com coleta dos dados por meio da observação diária das postagens dos stories e feed e entrevistas com os profissionais envolvidos na produção do perfil. Verificamos que o perfil em estudo utiliza o Instagram tanto para alcançar de forma mais ampla o público, quanto para transmitir informação de forma rápida, repercutindo acontecimentos importantes com temáticas que interessam aos Petrolinenses e regiões vizinhas. As postagens nos stories geram maior alcance e interação com os seguidores e usuários da página, que, de acordo com Wanderley Alves, o administrador do perfil, chega a alcançar de 50 ou 60 mil visualizações por dia. Observamos ainda o uso de recursos de imagens, áudios, vídeos, links nos stories, caixinhas de perguntas e músicas, elementos que fazem parte da estratégia do perfil para que os usuários tenham uma melhor experiência. Dessa forma, esta pesquisa apontou que o uso de plataformas digitais, como o Instagram, para difusão de informação é uma prática não apenas entre os veículos de comunicação considerados tradicionais, como a TV, o Rádio e o Jornal impresso na versão on-line, mas também de pessoas que se apropriam do fazer jornalístico para produzir e compartilhar conteúdo.