Navegando por Autor "Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos"
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- ItemA internet como meio de ensino, aprendizagem e divulgação científica no campo da geografia: estudo de caso sobre a implantação do Museu Virtual de Jacobina - BA(2007-07-30) Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO presente trabalho procura discutir a validade do Museu Virtual de Jacobina (BA), a partir da sua concepção e implementação como meio de ensino, aprendizagem e divulgação científica, considerando-se a escassez de materiais didáticos dinâmicos, criativos e atuais no campo da Geografia e as múltiplas possibilidades fornecidas pela tecnologia dos computadores, em especial pela internet. Buscou-se no estudo de caso através de um curso de extensão; aos professores licenciados em Geografia e que atuam em classes de ensino fundamental e médio, da rede pública; possibilitar experiências didáticas e Identificar possibilidades pedagógicas de uso do museu virtual como material didático. Os resultados obtidos nos remetem às questões de que o ensino da Geografia pode ser repensado, avaliado, modificado a partir da realidade local, pela percepção do espaço, para o desenvolvimento de postura ética e cidadania e neste sentido, o Museu Virtual tornou-se material didático válido e importante.
- ItemMediações Sígnicas da Beleza da Mulher Jovem Negra Quilombola(2019-06-27) Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO presente estudo busca compreender o conceito de beleza das mulheres negras quilombolas, considerando que neste século, novos padrões de beleza foram incorporados e a estética negra foi revisitada por força e pressão de grupos de resistência, hibridização das culturas e abertura ao mercado consumidor. Discute as concepções de beleza em alguns países do continente africano e costumes trazidos no processo de diáspora para o Brasil, assim como as mediações e mediações do consumo em duas comunidades quilombolas do semiárido baiano. A metodologia se pauta nos estudos da Semiótica de Peirce, em específico nas ciências normativas estética, ética e lógica. Também a etnografia e fotoetnografia dão fundamentos para compreensão dos elementos evidenciados na pesquisa em campo. As conclusões nos remetem à compreensão de que as mulheres negras quilombolas estão passando por um processo de transição e formação identitária, para isto os Movimentos Sociais Negros têm sido fundamentais e sobressaem-se aos apelos das mídias que ainda evidenciam os modelos brancos, magros e jovens em detrimento dos modelos negros, estes últimos aparecem minimamente, contribuindo, desta forma, para a perpetuação do racismo e injustiças sociais.