Navegando por Autor "Amorim, Maria Helena de Barros Moraes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Práxis Pedagógica do Estágio Supervisionado, em Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Pedagogia / Campus I UNEB: Desafios e Perspectivas(2015) Amorim, Maria Helena de Barros MoraesEste estudo teve como temática o Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, nas classes de Educação de Jovens e Adultos a partir de duas problemáticas: qual a experiência vivida pelos alunos estagiários na práxis pedagógica do estágio supervisionado, em Educação de Jovens e Adultos? O estágio eleva a formação dos discentes em Educação de Jovens e Adultos – EJA e promove o surgimento de práticas educativas inovadoras? A pesquisa teve como objetivo geral: investigar a experiência vivida por alunos estagiários na práxis pedagógica do estágio supervisionado, em Educação de Jovens e Adultos, do curso de Pedagogia do Campus I da UNEB, a partir dos Relatórios de estágio. Por isso, especificamente, refletimos sobre a compreensão de que os estagiários tinham da atividade de estágio; investigamos a ação metodológica que foi impressa ao processo de estágio; destacamos a relevância colocada pelos estagiários no momento de planejar, desenvolver e avaliar as ações de estágio empreendidas por educadores da Educação de Jovens e Adultos, no Ensino Fundamental. Analisamos a percepção que os estagiários tem da ação pedagógica desenvolvidas junto ao campo experiencial, no momento de efetivar a ação do estágio supervisionado. Na parte metodológica destacamos a relevância do momento de planejar, desenvolver e avaliar as ações de estágio. A metodologia do trabalho foi baseada na pesquisa qualitativa, sendo esta fundamentada pelo estudo de caso múltiplo, que atentou para a influência das ações pedagógicas, para o crescimento pessoal e educacional, no momento de concretização da experiência participativa dos estagiários. Investigamos os principais desafios colocados no cotidiano da sala de aula, nas práticas de estágio supervisionado, apontando diretrizes curriculares para as ações e para os desafios encontrados. O referencial teórico e metodológico foi norteado por pesquisadores e teóricos que trataram da Educação Básica e especificamente da EJA. A análise dos dados recolhidos junto aos sujeitos efetivos deste estudo apresentaram contribuições relevantes para a construção e a consolidação de processos inovadores no trabalho de estágio, procurando a superação dos desafios apresentados por esta atividade de estágio, do curso de Pedagogia, do Departamento de Educação Campus I, da Universidade do Estado da Bahia, em Salvador. Concluímos com três recomendações significativas que devem ser observadas, no caminho inovador da práxis do estágio supervisionado.