Navegando por Autor "Araújo, Ana Amélia de Souza"
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- ItemPrática Pedagógica e Conscientização Entre ss Professores da Educação de Jovens e Adultos do CENEB - Centro Noturno de Educação em Feira de Santana -Bahia(2018-01-02) Araújo, Ana Amélia de SouzaEste projeto de pesquisa, que deu origem a dissertação do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos, nasceu exatamente da descoberta das especificidades dos sujeitos envolvidos no procedimento de construção de saberes, fazeres e dizeres nessa modalidade educativa. Reconhecendo essas particularidades e sendo os professores também atores desse processo, surge um questionamento que vem a ser o norte desse trabalho: os docentes do CENEB - Centro Noturno de Educação da Bahia, lócus da pesquisa, conhecem essas especificidades? Nos saberes que instruem suas práticas pedagógicas a categoria conscientização, norteadora dessas particularidades, tem sido utilizada e servido como norte? Como os docentes do CENEB vivenciam suas práticas? Tais problemáticas levou-nos a refletir como esses profissionais, mesmo pedagogicamente despreparados para a EJA, como eles mesmos se auto definem, efetivam a sua prática e se, nesse processo, reconhecem a sala de aula como campo de formação. Formam-se enquanto ensinam? Seria, então para esses docentes, a sala de aula seu espaço formativo? Qual o lugar da conscientização em Freire nesse processo? Nas fases exploratória e investigativa da pesquisa, através de questionários e entrevistas percebemos, como instrumentos sinalizadores, uma necessidade de proposta de intervenção com os docentes do CENEB como produto da pesquisa e fonte de formação e auxilio para potencialização da conscientização na/para ressignificação das práticas pedagógicas. Nesse percurso foi escolhida como proposta de formação oficinas pedagógicas isso porque provocadora de reflexões sobre a importância da consciência crítica possibilitada pela dialogicidade como instrumento gerador da autonomia formadora de sujeitos emancipados e autores de sua história. Para compreender essa discussão que está embasada em autores como Paulo Freire (1967, 1992,1996,2000, 2001, 2006), Arroyo (2006, 2011, 2017) Machado (2008), Tardif (2007, 2010), que tratam ora da formação de modo mais genérico ora sobre a formação específica para docentes da EJA, estabelecendo seu perfil e os saberes docentes, fundamentamos nosso trabalho. O percurso metodológico com abordagem qualitativa desenvolvida através do estudo de caso com os professores desta instituição está em andamento desde junho de 2017.Para a coleta de dados partiu-se da análise documental, questionário e entrevista semiestruturada como sinaliza Ludke (1986). Os resultados das fases investigativa e exploratória, demonstram que boa parte dos docentes da EJA no CENEB em Feira de Santana não tiveram formação nesta modalidade de ensino e têm a sala de aula como laboratório formativo a partir das vivências e experiências cotidianas. Espera-se, com a proposição das oficinas formativas na visão conscientizadora de Freire, estabelecermos juntos um caminho para a ressignificação dos saberes docentes objetivando uma prática pedagógica menos prescritiva, mas, acima de tudo, construída tendo por base as necessidades dos atores envolvidos respaldada pela qualificação profissional, humanização e no respeito ao outro.