Navegando por Autor "Barbosa, Thamires Danuse Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA relação entre o estresse infantil e o desempenho escolar no ensino fundamental I(2021-07-15) Jesus, Siomara Amaral Sobreira de; Barbosa, Thamires Danuse SilvaA realidade dos tempos contemporâneos trouxe consigo aspectos positivos, contudo, também agrega pressão, cobrança excessiva, agitação, e um fator sócio-ambiental chamado estresse que também acomete a infância.Ele prejudica o desenvolvimento mental, social e motor da criança, podendo interferir no desempenho escolar. A partir do exposto objetivamos compreender as interferências do estresse infantil no desempenho escolar, para alunos do ensino fundamental I. Nesse sentido, estabelecemos como objetivos específicos: identificar as possíveis causas do estresse infantil, destacar estratégias que podem ser utilizadas pelo professor para prevenir o estresse escolar; e finalmente, relacionar o estresse das crianças do ensino fundamental I com o contexto familiar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que buscou apoio nos fundamentos de Lipp, Lucarelli e Bignotto, principalmente. Constatamos que o conhecimento desse tema auxilia os professores a tomarem conhecimento da importância da intervenção pedagógica que oferece bases e subsídios para que os alunos se desenvolvam e lidem com situações estressoras as quais são submetidas.
- ItemA Relação entre o estresse infantil e o desempenho escolar no ensino fundamental I(2021-07-14) Jesus, Siomara do Amaral Sobreira de; Barbosa, Thamires Danuse SilvaA realidade dos tempos contemporâneos trouxe consigo aspectos positivos, contudo, também agrega pressão, cobrança excessiva, agitação, e um fator sócio-ambiental chamado estresse que também acomete a infância. ele prejudica o desenvolvimento mental, social e motor da criança, podendo interferir no desempenho escolar. A partir do exposto objetivamos compreender as interferências do estresse infantil no desempenho escolar, para alunos do ensino fundamental I. Nesse sentido, estabelecemos como objetivos específicos: identificar as possíveis causas do estresse infantil, destacar estrategias que podem ser utilizadas pelo professor para prevenir o estresse escolar; e finalmente, relacionar o estresse das crianças do ensino fundamental I com o contexto familiar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que buscou apoio nos fundamentos de Lipp, Lucarelli e Bignotto, principalmente. Constatamos que o conhecimento desse tema auxilia os professores a tomarem conhecimento da importância da intervenção pedagógica que oferece bases e subsídios para que os alunos se desenvolvam e lidem com situações estressoras as quais são submetidas.