Navegando por Autor "Barreiro, Mariana Soledade"
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- ItemDesafios dos Processos de Ensino e Aprendizagem e Experiências de Formação Pedagógica Assumidas por Professores de uma Instituição de Ensino Superior Privada(2017-09-28) Barreiro, Mariana SoledadeEste estudo se insere no campo da formação de professores, em especial dos docentes do ensino superior. A formação pedagógica desses docentes tem sido objeto de crescente interesse, considerando a ampliação dos desafios para esse nível de ensino, no atual contexto de sua expansão. Assumiu como objetivo compreender a relação que professores de uma Instituição de Ensino Superior privada estabelecem entre os desafios vividos no processo de ensino-aprendizagem e as experiências de formação docente por eles assumidas. Adotou como questões de pesquisa: investigar em que medida o cenário de complexidade e incerteza orienta as concepções e práticas de formação profissional dos participantes da pesquisa; e, na visão dos participantes, se as experiências formativas vivenciadas contribuíram para ressignificação de suas representações e práticas docentes. O referencial teórico da pesquisa contemplou reflexões e conceitos sobre a formação de profissionais, sobre saberes docentes, sobre formação de professores universitários e desenvolvimento profissional docente, com base em autores como: Almeida (2012); Cunha (2010); Soares e Cunha (2010); Trillo (2000); Masetto (2003); Korthagen (2009); Vieira (2014); Zabalza (2000); Pozo e Pérez Echeverría (2009); Monereo e Pozo (2009a, 2009b); Sanz de Acedo Lizarraga (2010) e Tardif (2010, 2012). Como percurso metodológico, a investigação envolveu uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória, com uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizadas como técnicas a entrevista semiestruturada e o questionário, constituído por perguntas abertas e fechadas. Os dados de natureza qualitativa foram tratados pela Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Os dados quantitativos foram tabulados através do programa Statistical Package for Social Science (SPSS). Dentre os resultados, destaca-se que o cenário de complexidade e incerteza parece estar pouco presente na reflexão e condução das práticas dos docentes investigados, pois revelam uma concepção de profissional simplista e centrada na racionalidade instrumental. Por conseguinte, assumem práticas pedagógicas, incluindo as de avaliação da aprendizagem, com uma forte vinculação com o paradigma hegemônico de ensino. Embora algumas poucas iniciativas relatadas tenham o potencial de desenvolver competências, atitudes e valores dos discentes, o propósito fundamental continua sendo a aquisição e reprodução de conteúdos por parte deles. Os professores reconheceram que não possuíam saberes importantes para assumir a docência universitária e que necessitariam investir em percursos formativos para superar tais deficiências. Todavia, ainda havia uma representação sobre saberes e formação para a docência em uma perspectiva instrumental e tecnicista. Reconheceram o Núcleo de Assessoramento pedagógico (NASPED) como um lugar de acolhimento, com potencial para ajudá-los a transformar suas práticas de ensino-aprendizagem. Entretanto, o Núcleo não consegue gerar um nível de reflexão profundo, que possibilite uma mudança significativa em suas práticas. Contudo, a análise dos dados traz evidências de que tanto os docentes quanto o NASPED estão passando por uma transição paradigmática, pois apresentam uma contradição com o paradigma hegemônico de ensino-aprendizagem, ainda que de forma tímida e incipiente, mas com possibilidades de avanços futuros.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 7 - Relação teoria e prática dimensões e desafios para a formação de profissionais(2019-11) Soares, Sandra Regina; Miranda, Dayse Lago de; Barreiro, Mariana SoledadeEsta obra reúne textos que apresentam relatos analíticos de práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas pelos autores, cujo fio condutor foi a relação teoria e prática numa perspectiva dialética, problematizadora, distanciando-se do modelo tradicional de ensino no qual a teoria é supervalorizada, o aprendizado do conhecimento prático é subordinado ao aprendizado do conhecimento teórico e a prática é meramente um espaço de aplicação das teorias e técnicas produzidas por cientistas. Na contramão desse modelo, as experiências pedagógicas relatadas, de forma cativante, nesse volume da Série Práxis e Docência Universitária evidenciam que a formação de profissionais capazes de lidar com as situações complexas e inusitadas dos seus contextos laborais, de forma competente, investigativa, autônoma e ética, é aquela que desafia os estudantes a construírem problemas diante dessas situações e soluções adequadas para seu enfrentamento, assegurando a eles o protagonismo. Um processo formativo que provoca o desenvolvimento de competências cognitivas, como a problematização, reflexão, criatividade, investigação e criticidade, que se configuram em importantes dimensões da relação teoria e prática dialética e emancipadora. Foi considerando esta perspectiva, que os autores, docentes da educação superior de diferentes áreas, mediaram práticas de ensino que envolveram a aprendizagem baseada na problematização, no ensino com pesquisa, na análise fílmica e no intercâmbio intercultural reflexivo de experiências.