Navegando por Autor "Dias, Josemeire Machado"
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- ItemO agente inteligente como potencial para o entendimento das dinâmicas socioespaciais: uma experiência com alunos do ensino fundamental I(2019-08-19) Jesus, Alessandro Silva; Rezende, André Luiz Andrade; Santana, Francisco José da Silva Borges de; Dias, Josemeire MachadoEste trabalho tem como objetivo apresentar o agente inteligente integrado ao artefato K-ágora, como potencial para o entendimento das dinâmicas socioespaciais. Em princípio, o artefato geotecnológico K-ágora utilizado neste relatório, possibilita a exploração de mapas de qualquer lugar, desde que tenha acesso à Internet, permitindo assim, simular a construção de uma cidade valorizando os aspectos significativos na vida do cotidiano do aluno, estimulando a criatividade e seu entendimento sobre as dinâmicas socioespaciais. Para tanto, a solução geotecnológica do agente inteligente, viabiliza o aluno conversar com o amigo virtual, para responder perguntas sobre elementos do espaço geográfico, sendo uma forma alternativa de tutoria. Neste contexto, a pesquisa apresenta o agente inteligente em práticas pedagógicas na sala de aula, proporcionando ao professor um recurso geotecnológico que pode contribuir para uma aula mais dinâmica, envolvente e motivadora, despertando assim, o interesse dos alunos e possibilitando uma aprendizagem mais significativa com sentido para a sua vida, a partir da valorização das dinâmicas socioespaciais em relação ao lugar na cidade (bairro, rua) de Salvador (BA). O projeto faz parte do grupo de pesquisa GEOTEC (Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade) e o K-Lab – Laboratório Educacional, tem como objetivo a construção e melhorias de processos formativos e educacionais, através de elaboração, utilização e redimensionamento de técnicas, ações e processos tecnológicos, vivenciados na prática. Os pressupostos Metodológicos, explora a Pesquisa Colaborativa Aplicada a partir da fundamentação teórica de Brandão (1985) e Paschoal (2008), validando os processos participativos, incentivando a construção coletiva, promovendo a troca de saberes e a construção de conhecimentos.
- ItemContribuições das Tecnologias Digitais à Educação, no período pandêmico: experiências docentes na Educação Básica, Ensino Superior e Pós-Graduação(2023-03-02) Silveira, Carina Santos; Dias, Josemeire Machado; Oliveira, Nilda Silva; Cerqueira, Andréa Silva de OliveiraEste resumo toma como norteadora a seguinte pergunta: quais as contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ao ensino remoto em diferentes níveis de ensino durante o período pandêmico? E tem por objetivo geral relatar experiências docentes desenvolvidas em Instituições formais de educação, ocorridas durante o período pandêmico a partir das vivências educacionais em diferentes níveis de ensino, apresentando reflexões acumuladas durante o ensino remoto.
- ItemDesign thinking para uma educação libertadora: uma experiência com alunos do ensino médio de escolas públicas(2022-11-22) Azevedo, Diego Barreto; Dias, Josemeire Machado; Correia, Silvia Letícia Costa PereiraA ideia de educação tem passado por diferentes entendimentos que se traduzem, conforme os tempo e determinados contextos, na crença de como deve ser o ensino e a aprendizagem devem ser operados. Mas, há a crença de que o processo de ensino e aprendizagem deriva da problematização da realidade e, desta forma, todo o tempo há o estímulo para a participação ativa, tomada de decisões e diálogo. A centralidade está na relação professor-aluno-conhecimento (FREIRE, 1965, 1968, 1992, 1996). Dessa maneira, a presente pesquisa de mestrado profissional, em andamento, considera a minha prática e experiência docente, em um laboratório de inovação pedagógica: o Centro Juvenil de Ciência e Cultura - Salvador (CJCC-Salvador), uma unidade escolar pública de educação complementar, focada no protagonismo dos seus discentes. Desde 2015, tive contato com abordagens e métodos relacionados ao Design que influenciaram minha prática pedagógica e impactaram os projetos dos alunos.
- ItemDiálogos sobre NFT e Metaverso(2022-03-11) Dias, Josemeire MachadoCertifico que o Professora Doutora Josemeire Machado Dias ministrou palestra intitulada Diálogos sobre NFT e Metaverso, na semana de acolhimento/abertura de aulas do semestre letivo 2022.1, no curso de Design da Universidade do Estado da Bahia, realizada virtualmente através da plataforma Microsoft Teams, no dia 11 de março de 2022, com duração total de 1 hora. Evento registrado em processo SEI nº 074.7125.2022.0009518-10.
- ItemA gênese colaborativa do projeto "A liga extraordinária da matemática"(2022-11-22) Dias, Josemeire Machado; Silva, André Luiz; Sampaio, Marcus Vinicius CordeiroDesta forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto “A Liga Extraordinária da Matemática”, que se encontra em desenvolvimento pelos grupos de pesquisa LUCIE e PopCult, cujos conteúdos pedagógicos estarão voltados para as quatro operações elementares (adição, subtração, multiplicação e divisão). Neste escrito, apresentamos uma visão geral dos grupos de pesquisa LUCIE e Popcult; a gênese de um projeto colaborativo entre dois grupos de pesquisa; a metodologia e os recursos metodológicos empregados e os resultados parciais.
- ItemUm olhar sobre a utilização da fotografia no contexto da educação e contemporaneidade(2022-11-22) Reis, Renato Marcelo; Dias, Josemeire MachadoNeste construto, a Fotografia, será compreendia como uma das possibilidades das TIC – Tecnologias da informação e Comunicação. Para Lima Junior (2005), a tecnologia tem uma gênese histórica e, como tal, é inerente ao ser humano que a cria dentro de um complexo humano-coisas-instituições-sociedade. Considerando ainda a relação entre o sujeito e seus aspectos técnicos, Heidegger (2020), nos diz o que é verdadeiramente inquietante não é que o mundo vem se transformando num lugar dominado por completo pela técnica. Muito mais inquietante é que o homem não é em nada preparado para essa radical transformação do mundo. Essa é a uma das questões da educação na contemporaneidade.
- ItemProcedimentos Analíticos para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais: Uma Experiência Baseada no Desenvolvimento do Kimera(2015-12-11) Dias, Josemeire MachadoO jogo sempre foi discriminado e associado à violência, o que tenta fazer acreditar os noticiários ao associar o gosto dos infratores por determinados jogos, que teriam servido como inspiração às suas ações. Apesar de persistirem as associações do jogo com a violência, um grande trabalho de desmistificação dessa associação foi realizado graças a autores como Jones (2004), Alves (2005), Prensky (2010), dentre outros, que colaboraram para a inserção e aceitação do jogo digital no ambiente escolar, evidenciando os benefícios que estes jogos podem proporcionar ao processo de ensino e aprendizagem. Ver as inúmeras horas de diversão transformadas, também, em possibilidades de apreensão de um conteúdo inerente ao currículo escolar, provavelmente seja o sonho de muitos pais e educadores. Portanto, o jogo surge como uma das alternativas de mobilização dos sujeitos para um processo de aprendizagem que alie o desejo por diversão às possibilidades de apreensão dos conteúdos contidos na sua estrutura. Mas o Jogo Educacional Digital ainda se apresenta com muitos problemas ocasionados, provavelmente, pelo seu distanciamento dos sujeitos, públicos-alvo. Assim, o objetivo dessa pesquisa é a definição de Procedimentos Analíticos para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais, que promovam a aproximação dos jogos com os seus sujeitos. Diante da complexidade do Jogo Educacional Digital, elegemos a Pesquisa Participante como estratégia metodológica, apoiada nos processos colaborativos inerentes ao processo de desenvolvimento do Kimera. Os sujeitos envolvidos nessa pesquisa foram: alunos do Colégio da Polícia Militar, Unidade Dendezeiros, alunos da Escola Municipal Álvaro da Franca Rocha e as equipes de desenvolvimento do Jogo-simulador Kimera - Cidades Imaginárias. O Kimera, um dos projetos articuladores do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, serviu de base para a definição dos Procedimentos Analíticos, oportunizando a experiência em vivenciar o desenvolvimento de um jogo desde a sua ideia inicial, em dezembro de 2010, à liberação da sua primeira versão, em dezembro de 2014, experiência essa que juntamente com ações nas escolas, contextualização da temática, dentre outros, permitiram o fortalecimento da seguinte tese: Os Procedimentos Analíticos para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais promovem maior aproximação dos sujeitos para os quais, esses jogos foram desenvolvidos.