Navegando por Autor "Fernandes, Marinalva Nunes"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaderno pedagógico para educação matemática/ socioambiental crítica do campo(2022-06-06) Brito, Tatiane Novais; Fernandes, Marinalva Nunes; D´esquivel, Márcio Oliveira
- ItemEduSertão Especial de Educação Integral(2022-08-29) Silva, Edna Alves Pereira da; Fernandes, Marinalva NunesEssa revista informativa é um Produto Educacional resultado da dissertação de Mestrado Profissional intitulado “EDUCAÇÃO INTEGRAL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO TERRITÓRIO SERTÃO PRODUTIVO” vinculado ao Programa de PósGraduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS/UNEB) da Universidade do Estado da Bahia, Campus VI Caetité - BA, na linha de pesquisa - Ensino, Saberes e Práticas Educativas. Este produto é destinado à Educação Básica, tendo como público alvo os Prefeitos, os Dirigentes Municipais de Educação, os Gestores escolares, os professores e o público acadêmico de áreas correlatas e sua finalidade é apresentar as ações realizadas pelos municípios participantes da pesquisa com a finalidade de cumprir as metas e estratégias dos PMEs que versam sobre Educação Integral, no período de 2015 a 2022, no Território Sertão Produtivo e servir de base para as próximas ações. A revista está organizada em quatro partes: a primeira parte traz o mapa do território e sua caracterização; a segunda parte apresenta um pequeno recorte sobre a Educação Integral; a terceira apresenta um resumo das metas e estratégia dos PMEs dos 20 municípios; e a quarta versa sobre as experiências de Educação Integral e de Tempo Integral no Território Sertão Produtivo e propõe caminhos possíveis para cumprimento da meta a partir das experiências realizadas. Cuja disponibilidade é irrestrita, desde que haja respeito à autoria do Produto Educacional, vetado o uso comercial por terceiros. Divulgada por meio digital e financiada pela própria pesquisadora.
- ItemGuia para Elaboração de Nota Técnica(2022-06-03) Santana, Jaime de Jesus; Fernandes, Marinalva NunesEste guia para elaboração de Nota Técnica é um produto educacional da dissertação de Mestrado Profissional “Políticas Públicas Para Educação Especial Inclusiva e suas acepções no município de Caetité/BA”. Este recurso materializa-se como instrumento orientador, resultado da pesquisa que teve como ponto de partida as políticas públicas para a educação especial e inclusiva no contexto do PME da cidade de Caetité-Ba que, além de fazer a análise documental das principais legislações que garantem a implementação de tais políticas, dialogou com os sujeitos e sujeitas que se encontram diretamente relacionados com a execução e acompanhamento das políticas públicas para inclusão no município de Caetité/BA. O método utilizado nesta proposição é o da Pedagogia Histórico-Crítica - PHC de Dermeval Saviani, cuja proposta parte da Prática Social, passa pela problematização, instrumentalização, catarse e retorna para validação na prática social. A partir dessa teoria é apresentado um protocolo para elaboração de Nota Técnica seguindo os passos da PHC, o qual busca dar voz a quem atua na prática social. Ao final, foi possível concluir que, quando o tema em questão é parte das políticas públicas educacionais, cuja materialidade se dá nos ambientes escolares onde é presente o discurso da gestão democrática, participativa, colaborativa, não é possível excluir desse processo os agentes que experienciam tais desafios cotidianamente, sob pena da política pública não conseguir cumprir seu objetivo e, consequentemente, ser mal avaliada.
- ItemJuventude, educação profissional e projetos de futuro: Trajetórias de Mediação entre Escola e Trabalho(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-26) Teixeira, Anna Donato Gomes; Rosistolato, Rodrigo; Prado, Ana Pires do; Soares, Carolina Zuccarelli; Fernandes, Marinalva Nunes; Heringer, Rosana Rodrigues; Koslinski, Mariane Campelo; Marques, Tatyanne GomesEsta tese, inserida no debate sobre as oportunidades educacionais, analisou as trajetórias escolares e os projetos de futuro de estudantes do Ensino Médio integrado à educação profissional de uma escola estadual em Guanambi, Bahia. A pesquisa etnográfica ocorreu no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão. Foi realizada observação participante (FOOTE-WHYTE, 2005) numa classe com 36 jovens interlocutores matriculados no curso Técnico em Farmácia entre fevereiro de 2019 e março de 2020. Partiu-se da hipótese de que a opção pela educação profissional estaria diretamente conectada aos projetos de futuro que têm como foco principal o mercado de trabalho. Argumentou-se que a escolarização é percebida pelos jovens como um meio para a realização de um fim que pode ser o mercado de trabalho ou o ingresso no Ensino Superior. A pesquisa mapeou as motivações de escolha e expectativas de futuro na transição para o Ensino Médio e analisou as percepções dos estudantes sobre o mundo do trabalho e a escola. Evidenciou que os jovens constroem projetos de futuro pautados em expectativas balizadas por seu campo de possibilidades. A escolha do Ensino Médio profissional consolida-se como estratégia para a realização de projetos que têm como finalidade o mercado de trabalho e/ou a formação profissional. Durante o Ensino Médio, expectativas de futuro na escola e no trabalho são atualizadas e ressignificadas no decorrer das interações desenvolvidas pelos estudantes com seus colegas de turma, professores e gestores da escola.
- ItemO uso das tecnologias educacionais no contexto pandêmico da COVID-19: um desafio à escola(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Rebouças , Fernanda Amorim Ferreira; Fernandes, Marinalva Nunes; Marques, Zélia Malheiro; Silva, Zezito Rodrigues daEm 2020, o Brasil apresentou os primeiros casos do novo coronavírus (COVID-19). Diante dessa crise sanitária, a tecnologia tornou-se uma grande aliada e a internet, um meio mais eficaz para comunicação, isso quando se tem acesso a ela, assim, muitos trabalhos são realizados por Home Office, e o ensino por meio remoto e/ou híbrido. O estudo tem como objetivo compreender as mudanças no processo educacional das escolas a partir da realidade vivenciada na pandemia, e como tudo isso atinge a relação do homem com a tecnologia, o que evidencia injustiças e desigualdades sociais históricas. Esta pesquisa, de cunho referencial bibliográfico, tem como ponto de partida a recolha e seleção de materiais críticos e teóricos, tendo como abordagem qualitativa e realização de pesquisa documental, no qual analisamos relatórios de algumas escolas da cidade de Guanambi-BA. Numa simbiose de informações que dialogam entre si, esse contexto educacional é atingido pelos entraves e protocolos que a pandemia nos impõe. O que nos coloca diante de um grande desafio, que requer uma formação contínua e atualizada, de toda a comunidade escolar. Novos hábitos e atitudes educativas são necessários para um processo que a todos deve incluir, pois a escola deve romper com a desigualdade social e não reproduzi-la, como ocorre em muitos casos.
- ItemRebouças o uso das tecnologias educacionais no contexto pandêmico da COVID-19: um desafio à escola(Universidade do Estado da Bahia, 2022-10-22) Rebouças, Fernanda Amorim Ferreira; Fernandes, Marinalva Nunes; Marques, Zélia Malheiro; Silva, Zezito Rodrigues daEm 2020, o Brasil apresentou os primeiros casos do novo coronavírus (COVID-19). Diante dessa crise sanitária, a tecnologia tornou-se uma grande aliada e a internet, um meio mais eficaz para comunicação, isso quando se tem acesso a ela, assim, muitos trabalhos são realizados por Home Office, e o ensino por meio remoto e/ou híbrido. O estudo tem como objetivo compreender as mudanças no processo educacional das escolas a partir da realidade vivenciada na pandemia, e como tudo isso atinge a relação do homem com a tecnologia, o que evidencia injustiças e desigualdades sociais históricas. Esta pesquisa, de cunho referencial bibliográfico, tem como ponto de partida a recolha e seleção de materiais críticos e teóricos, tendo como abordagem qualitativa e realização de pesquisa documental, no qual analisamos relatórios de algumas escolas da cidade de Guanambi-BA. Numa simbiose de informações que dialogam entre si, esse contexto educacional é atingido pelos entraves e protocolos que a pandemia nos impõe. O que nos coloca diante de um grande desafio, que requer uma formação contínua e atualizada, de toda a comunidade escolar. Novos hábitos e atitudes educativas são necessários para um processo que a todos deve incluir, pois a escola deve romper com a desigualdade social e não reproduzi-la, como ocorre em muitos casos.