Navegando por Autor "Guimarães Júnior, Sinézio Cotrim"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAdaptação de materiais didáticos para o ensino médio integrado: uma proposição para o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI)(2021-12-16) Guimarães Júnior, Sinézio CotrimBuscou-se, neste estudo, conhecer e analisar sistematicamente as razões que provocam a desmotivação dos estudantes na aprendizagem de inglês na terceira série do ensino técnico integrado ao ensino médio. O estudo foi realizado com um grupo amostral de catorze estudantes e dez professores do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. A complexidade dessa situação incita a (re)pensar o contexto da sala de aula e pesquisar ações propositivas que possam repercutir na conquista de motivação da aprendizagem da língua inglesa pelos estudantes. Perspectivou-se uma possível ressignificação desse processo de ensino-aprendizagem com os referidos grupos de estudantes através do diálogo proposto com eles e também com outros docentes afins, para que sejam consideradas temáticas/assuntos que são relevantes na trajetória de formação desses estudantes, e, a partir daí, possamos proceder com a adaptação e suplementação de materiais didáticos para o ensino de língua inglesa. Elaboramos um Manual de oficinas pedagógicas para professores(as) de língua inglesa de cursos técnicos integrados ao ensino médio, com orientações direcionadas à adaptação e suplementação de materiais didáticos no contexto da sala de aula como uma aposta que contempla a concepção do texto em sua autenticidade, uma vez que contempla as práticas cotidianas vivenciadas pelos alunos e pode ser efetivada a partir de suas preferências em relação à temática a ser abordada. Assim, trata-se de um estudo que se inclina à reflexão e à problematização do LD de LI no contexto dos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos Institutos Federais.
- ItemManual de oficinas pedagógicas voltadas para o ensino-aprendizagem significativo de língua inglesa(2021-12-16) Guimarães Júnior, Sinézio Cotrim; Carvalho, Eliana Márcia dos SantosO presente manual pretende ser uma fonte de inspiração para que outros professores de LI possam sistematizar suas experiências exitosas e assim nos ajudarmos continuamente no intuito de superarmos narrativas desmotivadoras que comumente são apresentadas por uma quantidade considerável de estudantes que passam por nossas salas de aula. Assim posto, este trabalho não emerge como um mero manual descritivo, mas sim como um proveitoso aporte na sala de aula. Este manual foi concebido em Produto Técnico e Tecnológico resultante da pesquisa intitulada “Adaptação de materiais didáticos para o ensino médio integrado: uma proposição para o ensino aprendizagem de língua inglesa (LI)”, a qual aponta para a importância da atualização constante do professor de LI, para que ele possa ser autônomo na prática da sua atividade e propor a expansão das possibilidades do material didático adotado, seja por sua adaptação e/ou suplementação.