Navegando por Autor "LEITE, Alessandra de Morais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLITERATURA COR-DE-ROSA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO(2021) LEITE, Alessandra de MoraisEsta pesquisa está situada no campo da Teoria da Literatura, com ênfase na formação leitora através da leitura literária. Nesta perspectiva, averígua-se o papel desempenhado pela literatura cor-de-rosa – também denominada literatura sentimentalista – na formação leitora de estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Miguel Calmon, Bahia. Além disso, busca-se analisar o tratamento dispensado a esse tipo de literatura no ambiente escolar, com vistas a analisar se esta é valorizada e problematizada como fomentadora do comportamento leitor dos alunos. As questões teóricas foram discutidas à luz de estudiosos, tais como: Sodré (1988, 1992), Borelli (1996), Caldas (2000), Sousa (2014), Todorov (1988, 2009), Lajolo (1984, 2000), Zilberman (1985, 1987, 2008) e Yunes (1995), os quais trazem significativas contribuições para a área de literatura de massa, literatura cor-derosa, estrutura narrativa e formação leitora. A metodologia utilizada ancora-se na abordagem de cunho qualitativo, com base na pesquisa de campo. Os instrumentos de construção de dados foram: questionários, elaborados no Google Forms, e entrevistas semiestruturadas, realizadas no aplicativo WhatsApp. Logo, foi possível observar que a literatura cor-de-rosa tem contribuído significativamente na formação leitora e no fomento à leitura dos estudantes, que destacam como atrativos desse tipo de literatura as narrativas leves e descontraídas e a abordagem sobre o cotidiano juvenil – como namoro, amizade, dilemas da adolescência – fazendo com se identifiquem com os personagens e se envolvam com a leitura.