Navegando por Autor "LINS, Claudia Maisa Antunes"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs Crianças e as Histórias(2022-12-26) SANTOS, Emanuella Maranatha Félix Dos; MARTINS, ILara Malena Dos Santos Amy; OLIVEIRA, Naiane Da Silva; LINS, Claudia Maisa AntunesO notório memorial apresenta todo o percurso anterior que nos levou a decisão de construção do ebook, “As crianças e as histórias”, como um produto pedagógico, para avaliação de conclusão de curso em licenciatura em Pedagogia. A pesquisa foi estimulada desde atividades e experiências vividas no Projeto de Extensão Brinquedoteca Universitária Manoel de Barros e nos componentes curriculares, Estágio Curricular Supervisionado III e IV, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus III. Trazendo o objetivo geral da pesquisa: “Reconhecer a Contação de histórias como um fator fundamental para a formação de crianças leitoras na Educação Infantil”, e como objetivos específicos: “Refletir sobre a Contação de histórias e a Literatura Infantil como experiência pedagógica; Relatar as experiências do projeto Livros Andarilhos, analisando o movimento das crianças como doadoras e o envolvimento das mesmas com as histórias contadas; Identificar a contribuição da Literatura Infantil para a formação leitora dessas crianças, na faixa etária de 5 a 13 anos; Realizar projeto de contação de histórias pelas crianças - Janelinhas; Elaborar um ebook como produto pedagógico. As experiências vivadas no Projeto Livros Andarilhos e nos Estágios III e IV possibilitaram enxergar todo o envolvimento das crianças com os livros e com as histórias contadas e o quanto esse envolvimento vem das crianças relacionarem as histórias ouvidas com suas próprias realidades. O que culminou a elaboração do ebook, através de oficinas literárias, com livros do acervo da Brinquedoteca Universitária Manoel de Barros, trazendo as falas e os desenhos das crianças sobre as histórias contadas, da realização do Projeto Janelinhas, um projeto também da Brinquedoteca. O ebook reúne a ideia do quanto esse contato da criança com a Literatura e a Contação de História permite a criança expandir sua imaginação e ao mesmo tempo se reconhecer nas histórias contadas, trazendo a realidade dessas histórias para sua própria realidade. Ouvir as crianças falarem sobre as histórias e conseguirem fazer relações com suas experiências vividas coloca a Literatura como uma forma de se encontrar e se reconhecer no mundo.
- ItemHistórias De Maria(2022-12-26) BERNARDINO, Alexia Laíse Santos; LINS, Claudia Maisa AntunesO presente memorial traz o tema Histórias de Maria com o objetivo de conhecer a trajetória de vida de uma mulher nordestina que enfrentou muitos desafios ao longo de sua caminhada em busca da felicidade. Uma história repleta de obstáculos e bagagens que despertam sentimentos positivos e negativos a respeito da infância, vida adulta e sonhos que foram importantes na construção de uma identidade de coragem e autoconhecimento de si mesma e do mundo. Essa é uma daquelas histórias singulares, pelo fato de trazer uma perspectiva intimista com a própria vida. Assim, a pesquisa ocorreu por meio de entrevistas abertas com Maria, que proporcionaram confissões significativas e a partir dessas confissões surgem retratos que traçam diferentes momentos e diferentes aspectos para serem contemplados; também foram realizadas entrevistas com as filhas de Maria, cada uma colocando Maria em uma moldura diferente. O resultado foi a elaboração de um livro como produto pedagógico do trabalho de conclusão de curso (TCC), usado para conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia. Para alinharmos o caminho na construção das confissões realizadas, encontramos força na literatura através do Projeto de Extensão Literatura e Vida, onde ocorreram oficinas literárias de contos e poesias de histórias pertinentes a trajetórias de vida, bem como foi possível costurar a história de Maria às histórias de outras mulheres reais, através de filmes, documentários e livros. Nesse trabalho foi possível construir um diálogo aberto e singelo sobre os acontecimentos que a vida ofereceu a Maria e o destino que seu coração escolheu, e que sua memória guarda até os dias de hoje.
- ItemNos gritamos escreviventes: A literatura, a poesia e a escrita literária como aliadas na construção do ser político(2022-12-26) MATIAS, Emanuelle Santos; LINO, Lícia Raniele Ribeiro Martins; LINS, Claudia Maisa AntunesO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) "Nos gritamos escreviventes: a literatura, a poesia e a escrita literária como aliadas na construção do ser político", é resultado das experiências vividas por Emanuelle Santos Matias e Lícia Raniele Ribeiro Martins Lino enquanto mulheres negras, condição que, sozinha, tenta determinar seus lugares em uma sociedade capitalista, essencialmente racista. Diante disso, a vida exigiu formas de resistirem ao jugo dessa estrutura violenta. É neste sentido que as estudantes encontraram na literatura, na poesia e na escrita literária essa rede de obstinação, ao expressarem pensamentos e vivências, ao se enxergarem em outras mulheres negras, mesmo as literárias, e poder sê-las na outridade. Partindo disso, o trabalho propôs responder como a literatura, a poesia e a escrita literária podem ser aliadas na construção de seres políticos, uma vez que esses três elementos agem pela real força transformadora, a força coletiva ― mesmo quando a leitura e a escrita partem de necessidades individuais. Tendo em mente este objetivo principal, o trabalho buscou construir uma memória coletiva através do documentário “Escrever- ler-ser-escrever: um movimento em quatro partes” (MATIA; LINO, 2022) a partir das experiências dentro do Projeto de Extensão Literatura e Vida nos anos de 2020 e 2021, de oficinas literárias baseadas nas obras de Conceição Evaristo e entrevistas com professores, poetas e estudantes dos cursos de pedagogia e jornalismo, sempre relacionando essas experiências aos conceitos fundantes deste trabalho: coautoria (LINS, 2020), outridade (PESSOA, 1973, apud RAMALHO, 2008), alteridade (RIBEIRO, 2005; RAMALHO, 2008; LINS, 2020) e Escrevivência (EVARISTO, 2020). Os participantes do documentário, ao abrirem suas percepções sobre o ato de ler, de escrever e de compartilhar, demonstraram um caminho que a linguagem poética e literária pode trilhar, o da descrição da realidade, que atinge a consciência e excita transformações. Esta é a força impulsionadora deste trabalho, mesmo quando as palavras lidas vieram do poeta fingidor, do inventador de memórias, do criador de mentiras. A força de perceber o mundo pela janela da arte, que falando de um, fala de muitos.