Navegando por Autor "Leão, José Antonio Carneiro"
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- ItemComo a comunicação ensina a experiência do observatório qualidade de vida no trabalho(2021-10-13) Leão, José Antonio Carneiro; Cabral, Jadirlete Lopes; Sacramento, Luiz Carlos dos Santos FerreiraO objetivo deste estudo é apresentar uma perspectiva do conceito de comunicação como ato educativo, a partir da experiência do Observatório Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Para tanto, questionamos: como a comunicação pode fazer parte do processo educativo com vistas à melhoria da QVT do cidadão, a partir da utilização de artefatos em redes (postits, tutorial, cards)? A metodologia utilizada traz uma perspectiva de imagens em Redes de Conexões, através do Observatório QVT, com a análise e inserção dos conteúdos nele disponibilizados. De modo geral, para os temas dos conteúdos se articularem entre si é discutida a problemática da eficácia e eficiência dos meios de comunicação e como desperta interesse no indivíduo. Os resultados apontam para uma discussão sobre os desafios da crise pandêmica causada pelo COVID-19 e para modelos político-econômicos com foco na mensagem educativa aos internautas visitantes do observatório.
- ItemLabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa(2022) Saraiva, Raimundo Aloísio Chaves; Leão, José Antonio CarneiroEste estudo tem como objetivo descrever o processo utilizado para sensibilizar a continuidade das andanças realizadas de forma remota no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Senso, durante o con texto da Pandemia do covid-19. A inquietação foi: como comunicar aos in tegrantes de um Grupo de Pesquisa, aspectos que levem a um percurso em presença contínua de construção do conhecimento, através da tríade sujeito-história-lugar, tendo em vista os projetos articuladores propostos por seus integrantes? O pressuposto apontou para a escolha da experiência literomusical para dizer que, mesmo de forma remota, poderíamos estar integrados nas pesquisas do grupo. A metodologia esteve na utilização da ferramenta da Microsoft Teams, com reuniões em formato de laboratórios virtuais como produção formativa para construções espontâneas, em que se utilizou o método colaborativo, com 06 (seis) integrantes (Mestrandos e Doutores do Grupo na Universidade). O resultado apresentou participação interativa, desenvolvimento e alteridade que foi reverberada como forma de sensibilizar não apenas os pesquisadores do Projeto articulador Rede Pub, mas também dos demais membros que compõem o Grupo de Pesqui sa, para a continuidade de seus estudos.
- ItemLivro entre lugares ensaios sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade itinerâncias formativas(2022-04-22) Leão, José Antonio Carneiro; Cabral, Jadirlete Lopes; Lima, Lauren OliveiraEntrelugares III faz parte de uma coletânea das produções dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/CNPq). Este grupo é vinculado a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através dos Programas de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) e Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC). São três Volumes, dentre eles o Entrelugares I e II contou com “Ensaios sobre Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade”. Já nesta complementação da trilogia de coletânea geotecana, estamos apresentando, a partir dos ensaios desses dois volumes anteriores, a temática dos registros de nossas intervenções em pesquisa de campo intitulada “Itinerâncias Formativas”, que traz os conceitos basilares da geotecnologia, educação e contemporaneidade, com narrativas entre conceitos e objetivos. As narrativas também ocorrem em uma mesma localidade estudada, nas quais aparecem diferentes formas de ensaios interpretados por seus autores (Artigos, relatos, poiésis), a partir do processo criativo do sensível contemporâneo. As itinerâncias se apresentam neste Volume III na perspectiva de fluxos, trilhas, conexões, impulsos, disparadores ou gatilhos, lançamentos, centelhas, estímulos, fusão, ativação, para além das convenções acadêmicas e sociais que o corpo pode proporcionar em ambientes diversos. Portanto, 1) Identifica no ECOSISTEMA a CURIOSIDADE, como fonte de energia para a COLETA DE DADOS; 2) Sistematiza CANAIS de CONEXÕES aos caminhos possíveis e desafiadores das passagens no tempo; 3) Descreve e aplica o PROTOCOLO AUTENTICADO, como TESSITURA humana compartilhada em vida; 4) Estabelece o HIPOCAMPO como lugar da memória para dialogar com os resíduos existentes que formam os ANÉIS DE ARTEFATOS criados e identificados nos lugares de aprendizado; 5) Configura HOLOGRAMA e INTERFACE como sistemas que se comunicam. Estes aspectos caracterizam os objetivos propostos deste Volume III.
- ItemProjeto de intervenção um olhar formativo com mulheres da educação profissional(2022-06-01) Leão, José Antonio CarneiroEsta pesquisa possui como objeto de estudo Projetos de Intervenção, delimitados no campo da Educação Profissional com mulheres em Curso Lato Sensu. O objetivo da pesquisa esteve em identificar um olhar sobre aspectos operacionais metodológicos utilizados na proposição dos Projetos de Intervenção social utilizados por 18 alunos-cursistas, em sua maioria mulheres, professoras matriculadas no Curso de Especialização em Metodologia da Educação Profissional. O método utilizado nessa pesquisa foi o fenomenológico (Edmund Russerl, 1859-1938), de análise crítica, que se preocupa com a descrição direta da experiência, de como ela ocorre, não como explicação, mas como sua compreensão. A investigação da experiência realizada no referido curso foi desenvolvida em duas Unidades Formativas no ano de 2015. Os resultados apontaram para a utilização de aspectos operacionais e metodológicos formativos de perspectiva socioespacial e de vivência profissional das professoras, alunas do curso de especialização. As considerações finais destacaram que o processo operacional e metodológico diagnosticado tornam as alunas-cursistas professoras da Educação Profissional localizadas no Baixo Sul e Leste baiano, imbricadas no mundo da necessidade humana, em que veio a se traduzir na elaboração de seus Projetos de Intervenção Social, os quais poderão trazer a perspectiva de propor novos estudos e intervenções também na Pós-graduação stricto sensu, com saltos para além das Tecnologias Convencionais (TC). Isso vem a potencializar o desenvolvimento regional de pesquisas que passam pelo olhar sobre esses Projetos de Intervenção. O que vem a valorizá-los (Autoras e seus projetos) com seus diagnósticos, não construídos em gabinetes com interesses diversos, mas do campo em que atuam.
- ItemRelatorio tecnico sabatica e pos doc brincantes digitais em imagens(2022-08-25) Leão, José Antonio CarneiroEste relatório teve como objetivo descrever numa perspectiva crítica contextual contemporânea, o desenvolvimento dos estudos realizados, durante a Licença Sabática junto com o período de Pós-Doutoramento. Duas ações foram realizadas no caminho percorrido para os estudos nas artes visuais: 1. Curso de Extensão Brincantes Digitais em Imagens (BDI); e, 2. Aulas em co-docência do doutorado com o supervisor Prof. Dr. Ricardo Barreto Biriba, na disciplina de Seminário de Pesquisa em Artes Visuais II – Ebaa 29. Ambas desenvolvidas de forma remota, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sendo assim questionamos: como as aulas no doutorado e do curso de extensão atendeu aos seus participantes, considerando-os como agentes performativos? O pressuposto apontou para o olhar de memória corporal dos participantes envolvidos, que tiveram como disparadores ou lançadores, as poéticas imagéticas. A metodologia participante utilizada com 21 (vinte e um) alunos da disciplina e 12 (doze) concluintes do curso se utilizou da perspectiva brincante, numa pesquisa que se dá a partir do corpo em trilhas multisensoriais (LEÃO, 2011), em que os sujeitos trazem suas experiências lúdicas para criar interpretações contemporâneas, de: dimensão educativa em Cosmovisão (Filtro como o sujeito enxerga a natureza humana, valores e destino, para a produção de saberes em estratégias de persistência do diálogo vivo – Princípio organizativo, como todos); dimensão comunicativa em suas ancestralidades (As intersubjetividades rituais, identificadas pelos sujeitos ao percorrerem diferentes lugares, incorporando trajetórias de vida, em zonas de contatos interculturais de afinidades – Princípio construtivo, como alguns); e, dimensão lúdica do saber brincante (Nas instabilidades e configurações camufladas de máscaras subversivas, ora atenta, ora desatenta às convenções sociais, a partir de dinâmicas incorporadas – Princípio intermediativo, como nenhum). Os resultados trouxeram contribuições também na abordagem netnográfica para os projetos de tese dos 21 alunos doutorandos e, 12 (doze) estações de memória corporal ocorridas durante o curso de extensão, a se saber: Planejamento Participativo; Agentes Performativos; Saber Brincante; Fluxo Conceitual; Memórias a Revelar; Fotoanimação; DançaSilvestre; Memória Musical; Manifesto Resistência; Mostra Releitora; Memes Contahistória; Fazeres Brincantes e a insubmissão dos sujeitos, sistematizadas num game.