Navegando por Autor "Leiro, Augusto Cesar Rios"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação inicial superior e a internacionalização na perspectiva solidária: UNILA e UNILAB em foco(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-07) Rocha, Rosimere Gomes; Leiro, Augusto Cesar Rios; Santos , Luciene Souza; Pimentel , Gabriela Sousa RegoO texto em tela é parte da pesquisa interinstitucional de caráter matricial intitulada Internacionalização da educação: estudos contrastivos, desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos sobre Formação do Educador, Comunicação e Memória (Fecom), do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O presente estudo, nominado Formação Inicial Superior e a Internacionalização na Perspectiva Solidária: Unila e Unilab em foco, confere destaque para as categorias centrais de análise que se relacionam diretamente com o objeto proposto, quais sejam: a ‘educação superior’, a ‘formação inicial universitária’ e a ‘internacionalização da educação superior’. O estudo discute criticamente os nexos entre os temas, bem como sua pertinência no contexto contemporâneo. Importa sublinhar a natureza qualitativa da pesquisa, caracterizada como exploratório-descritiva, com abordagem teórico-bibliográfica e campo empírico documental. Em consonância com o campo epistemológico do Materialismo Histórico-Dialético, a investigação em tela elege o contraste como dimensão estruturante, bem como a totalidade, a contradição e a mediação como categorias teóricas substantivas. O recorte temporal abrange o decênio 2010/2019 e envolve duas instituições formativas federais: a Universidade Federal para a Integração Latino-Americana (Unila), localizada em Foz do Iguaçu, Rio Grande do Sul, e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com sede em Redenção, no Ceará. O estudo faz uma reflexão sobre a internacionalização da Educação Superior para formação inicial superior, a partir da perspectiva solidária emergente, inscrita institucionalmente pela Unila e a Unilab, diante da perspectiva hegemônica dominante e busca responder ao seguinte problema de pesquisa: como a formação inicial universitária a partir da internacionalização da educação superior na perspectiva solidária está inscrita na institucionalidade da Unila e da Unilab e refletida nos acordos internacionais e na oferta de extensão? O estudo evidenciou em ambas as instituições o compromisso com o desenvolvimento de ações educacionais internacionalizadas e pautadas por diretrizes matriciais claramente ancoradas na proposta integrativa e solidária.
- ItemTrajetórias Formativas e Registros Biográficos de Mestras de Capoeira(2021-12-21) França, Ábia Lima de; Leiro, Augusto Cesar Rios; Vieira, Luiz Renato; Conrado, Amélia Vitória de Souza; Araujo, Rosangela Janja Costa; Vieira Filho, Raphael RodriguesA presente tese buscou analisar as trajetórias formativas e os registros biográficos de mestras de capoeira. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que lançou mão dos seguintes dispositivos: levantamento documental, questionário online e relato oral. A primeira etapa do estudo foi identificaras produções científicas e cinematográficas sobre as mestras de capoeira; a segunda, compreender os desafios e as potencialidades das trajetórias formativas das mestras; e a terceira, apresentar os registros biográficos de mestras de capoeira. Os resultados da pesquisa apontaram a escassez de estudos sobre a capoeira e as relações de gênero nas áreas da Educação, Educação Física e Gênero/Feminismo e a pouca visibilidade da presença das mulheres na capoeira a partir das produções cinematográficas. As trajetórias formativas das mestras na pequena e grande roda foram atravessadas por obstáculos da condição de ser mulher. As mestras têm buscado lutar em distintos espaços contra os preconceitos e colaborado para a manutenção e propagação da capoeira.