Navegando por Autor "Lima, Adriana dos Santos Marmori"
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- Item40 anos de ensino na UNEB: práticas educativas em territórios da Bahia(2024-07) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Pimentel, Gabriela Sousa RêgoO livro 40 ANOS DE ENSINO NA UNEB: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM TERRITÓRIOS DA BAHIA reúne diversas experiências, no ensino superior, protagonizadas por docentes da Universidade do Estado da Bahia, em diferentes áreas do conhecimento, a saber: Ciências Humanas e Sociais, Letras, Saúde, Formação de Professores, Educação Indígena e Alfabetização. Trata-se de uma edição comemorativa dos 40 (quarenta) anos da UNEB, instituição responsável pela formação de profissionais, na capital e no interior da Bahia, e pelas destacadas produção e divulgação científicas na Bahia. Em um momento de crise dos discursos de autoridade, de emergência de movimentos reacionários e conservadores, e surgimento e expansão da inteligência artificial e de pós-pandemia, os textos reunidos, neste livro, atualizam a importância da Universidade do Estado da Bahia para o desenvolvimento e a consolidação da ciência brasileira.
- ItemAnais [do] I congresso de extensão da UNEB: Extensão universitária e espaços multirreferenciais de aprendizagem(2021-12) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Souza, Pedro Daniel dos Santos; Alcântara, Maiana Rosari LimaO caderno de resumos I Congresso de Extensão da UNEB (CEU 2021) traz os resumos selecionados e apresentados na edição do evento realizada on-line, no período de 22 a 24 de fevereiro, que teve como tema “Extensão Universitária e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem”. Nesta edição, os anais incluem um total de 214 (duzentos e quatorze) trabalhos, sendo 194 (cento e noventa e quatro) produções oriundas de projetos de extensão em articulação com o ensino e as pesquisas apresentados nos 10 (dez) GTs, 08 (oito) minicursos e 12 (doze) oficinas. Esses trabalhos foram selecionados através de um processo de análise pelo comitê científico do evento para integrar este volume.
- ItemEnlaces entre governança universitária e gênero: trajetórias de mulheres Reitoras nas Universidades Estaduais da Bahia(Universidade Federal da Bahia, 2018-12-13) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Menezes, Ana Maria Ferreira; Castro , Yeda Antonia Pessoa de; Pimenta, Lídia Boaventura; Carvalho , Teresa; Silva, Francisca de Paula Santos da; Pimentel, Gabriela Souza Rêgo; Barbosa, Licia Maria de Lima; Messeder, Suely AldirGovernança universitária e relações de gênero são temas que se entrecruzaram para que tivéssemos uma compreensão sobre as especificidades da gestão desenvolvida por mulheres que assumiram a reitoria das Universidades Estaduais da Bahia. Investimos em matrizes teóricas sobre governança pública e gênero e trouxemos para o diálogo Paulo Freire e Marilena Chauí, com o intuito de refletirmos sobre a ideia de Universidade como um lócus de produção de conhecimento emancipatório, embora essa instituição ao longo de sua história tenha reproduzido em suas dimensões administrativas e acadêmicas, o androcentrismo, o classismo, o racismo e o colonialismo edificados na sociedade brasileira. Para além destes autores/as, trilhamos um debate sobre Estado e o planejamento da gestão das universidades públicas. Com as teorias de gênero, enfrentando a construção social da divisão sexual e seus desdobramentos na dimensão do trabalho, entrecruzamos essa temática com aquelas matrizes construídas sobre gestão universitária no interior das universidades públicas estaduais da Bahia. No caminho metodológico, nos debruçamos sobre os regimentos das universidades, seus planos de Desenvolvimento Institucionais e estatutos e entrevistamos as ex-reitoras destas UEBAs. Na análise do material, identificamos a faceta androcentrica dos documentos e assinalamos como a gestão das mulheres se recria e se reinventa na condição de resistência. Os achados revelam as trajetórias de vida pessoal e profissional bem como as especificidades da governança realizada por mulheres. As competências ressaltadas denunciam os procedimentos historicamente adotados por homens no desenvolvimento de funções de comando, e acrescidas àquelas que usualmente foram naturalizadas para essas, constitui um poder que as diferencia. Assumindo um lugar de resistência e de protagonistas na gestão, buscamos difundir o trabalho exitoso das mulheres no âmbito das universidades e reiterar a relevancia desses espaços de liderança. Finalmente, na defesa de um processo formativo interdisciplinar de governança universitária com e para mulheres, propõe-se o desenvolvimento de um projeto de extensão, tomando como base as discussões aqui postas, de forma dialógica, com mulheres que ocupam cargos de gestão, pesquisadoras sobre gênero e governança pública, para que esta tese possa ser usada na criação e na dinamização de espaços multirreferenciais de encontros e novas aprendizagens, capazes de denunciar as relações desiguais e preconceituosas de gênero, bem como de dominação que, infelizmente, ainda sustentam a governança de muitas universidades públicas do Brasil.
- ItemPrograma TOPA/UNEB: Formação de Alfabetizadores e Perspectiva para a Inclusão Sócio-Digital dos Jovens e Adultos da Bahia(2009) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Oliveira, Maria Olívia Matos; Silva, Edméa; Barreto, RonaldaEsta pesquisa é resultado de uma investigação sobre o programa TOPA - Política Pública de Alfabetização de Jovens e Adultos do Estado da Bahia, uma parceria entre Secretaria Estadual de Educação e instituições formadoras/Universidades. Por meio dele buscou-se compreender o processo de formação de professores alfabetizadores e a contribuição do trabalho destes para a diminuição do alto índice de analfabetismo no Estado. Para cumprir nossos objetivos, utilizamos enquanto método de pesquisa o estudo de caso que culminou numa abordagem qualitativa. Para tanto procuramos entender o programa em dois momentos: inicialmente, através do aprofundamento bibliográfico inserindo-o em um quadro geral das políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil e na Bahia e relacionando-o com as discussões acerca da alfabetização no mundo contemporâneo. Posteriormente, a partir da análise documental, levantou-se as principais características de sua organização enquanto estruturante para a formação dos professores alfabetizadores no âmbito da UNEB, evidenciando as funções dos sujeitos envolvidos, o currículo do curso – que é de 60 horas, bem como o posicionamento desses sujeitos professores formadores e professores alfabetizadores sobre o Programa. Nos estudos sobre os dois momentos, foram utilizados como instrumentos: os documentos oficiais, os relatórios dos cursos de formação de professores alfabetizadores disponíveis no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) como também foram aplicados e tabulados os questionários que apontaram resultados sobre o perfil dos alfabetizadores nas cidades de atuação da UNEB (Universidade do Estado da Bahia). Os principais fatores relevantes destacados na pesquisa foram a forma de organização do programa, considerando sua abrangência geográfica e quantitativa, possibilitados pela peculiaridade multicampi da instituição formadora pesquisada, os critérios utilizados para acompanhar as atividades realizadas nos núcleos de formação do interior do Estado e finalmente, a avaliação do processo de formação de professores alfabetizadores que poderá se reestruturar enquanto política pública para considerar as contribuições dos estudos sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação na educação, na perspectiva de que o programa também avance para a inclusão sociodigital dos alfabetizandos.
- ItemSérie Extensão universitária & sociedade - Série PROEX - Vol.1 - Ecologia de saberes na universidade(2019-11) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Santos, Ana Cristina de Mendonça; Sobreira, Gerusa Cruz.A obra “Ecologia de Saberes na Universidade ” inaugura a Série “Extensão Universitária & Sociedade ” proposta pela Pró-Reitoria de Extensão – PROEX/UNEB. O objetivo é possibilitar a abertura de um espaço para disseminação da produção extensionista da comunidade acadêmica das instituições públicas de ensino superior brasileiras. Prefaciada pelo Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos, o volume em seu conjunto traz o tema para o interior do debate teórico-conceitual, articulando-o aos eixos temáticos da extensão, aqui organizados em três seções (Tecnologia, Trabalho e Direitos Humanos; Cultura e Educação; Saúde e Meio Ambiente) que nos levará à reflexão sobre a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão no âmbito da academia, sobretudo no tocante à formação profissional e humana dos/graduandos/as e que acrescida da dinâmica extensionista busca uma conexão com as comunidades e organizações sociais populares, principalmente no contexto atual brasileiro onde emerge a necessidade de diálogo e visibilização dos saberes diversos, e, nesse movimento, a busca de estratégias coletivas para solução de problemas sociais históricos. É a primeira obra de uma Série que se propõe a potencializar a discussão sobre a importante relação estabelecida entre a universidade e a sociedade.
- ItemSérie Extensão universitária & sociedade - Série PROEX - Vol.2 - Ciência, tecnologias sociais e desenvolvimento humano(2021-10) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Barros, Edonilce da Rocha; Sobreira, Gerusa CruzA coletânea intitulada “Ciência, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Humano” é a segunda publicação da série “Extensão Universitária e Sociedade”, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A obra reflete a relação dialógica da universidade pública com a sociedade, aborda temáticas multidisciplinares desenhadas como fruto dos fazeres extensionistas da comunidade acadêmica e, traduzidas em produções científicas, evidenciam autores(as), protagonistas, cidadãos(ãs), engajados(as) em ações políticas frente às demandas apresentadas pelo contexto sociopolítico brasileiro. Em conjunto, os textos aprovados nos convidam à compreensão das tecnologias sociais enquanto Ciências que visam promover o Desenvolvimento Humano de forma integral.