Navegando por Autor "Lins, Leonardo Diego"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInterculturalidade no Ensino de Física na Educação Escolar Indígena: a Construção do Livro Didático para uma Aprendizagem Significativa(2019-03-19) Lins, Leonardo DiegoEsta tese constitui uma reflexão acerca do papel do ensino da Física no contexto escolar indígena e da elaboração de um material didático intercultural da disciplina, balizado pela teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. Isso se deu a partir de pesquisa colaborativa envolvendo professores e estudantes indígenas da comunidade Pataxó do Extremo Sul da Bahia. A respeito da composição desta tese, em função da especificidade das ações requeridas pelas diversas etapas de desenvolvimento, foi necessário dividi-la em três momentos. No primeiro, caracterizei os principais conceitos presentes na Física, bem como estudos detalhados de todos os capítulos dos livros didáticos do Ensino Médio de Física utilizados na Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha. Em seguida, a produção de livro didático intercultural de Física, pautado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, construído com participação efetiva dos professores e alunos indígenas. E por fim, a aplicação desse novo material didático com o propósito de apontar falhas na sua concepção, para que pudessem ser sanadas antes da versão final. A análise foi realizada por meio de dois parâmetros: desempenho e atitude, pretendendo-se chegar a conclusões sobre as questões abordadas. Nesse sentido, a compatibilidade entre o material didático idealizado e o contexto local, tendo como proposta a interculturalidade e o estudo da Física, mostraram-se fundamentais para uma aprendizagem significativa dos processos físicos voltados aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Ao mesmo tempo, a relação entre professor, aluno e comunidade, representou o diferencial de uma educação intercultural em todo sistema escolar indígena. Palavras chave: Interculturalidade; Ensino de Física; Material Didático; Aprendizagem Significativa.
- Item(res) significando o aqueduto do horto florestal, do campus lll da Uneb, Juazeiro-BA(2021-07-30) Coelho, Maíra Cavalcanti; Lins, Leonardo Diego; Sousa, Geida Maria C. deO Aqueduto do Horto Florestal presente no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais – DTCS, Campus III, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB é destaque arquitetônico e paisagístico que, apesar da relevância, ainda não é patrimônio histórico do estado da Bahia. O presente trabalho busca demonstrar, por meio da ciência dos sentidos, viabilizada por estudos fenomenológicos, a importância da percepção e da memória para o Aqueduto do Horto Florestal, sua preservação, (res)significação e sua respectiva história, despertando a consciência da comunidade dentro do contexto de identidade social, cultural e ecológica. Assim, a dinâmica reminiscente e lastreada na capacidade sensorial denota instrumento oportuno para suscitar registros históricos e tombamento, criando-se uma base epistemológica que se refletirá no contexto da educação patrimonial, do ecoturismo e sua respectiva valorização. Para tanto, os participantes da pesquisa foram pré-definidos dentre colaboradores e ex-colaboradores da instituição, descendentes dos operários que trabalharam na obra, alunos e ex-alunos, moradores da Ilha de Nossa Senhora e da comunidade de entorno do bairro São Geraldo, excluindo-se os menores de 18 (dezoito) anos, os quais concederam entrevista semiestruturada, cujos resultados foram instrumentalizados a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. Pretende-se, por fim, que o tombamento provisório do Aqueduto do Horto Florestal seja convertido em definitivo, reconhecendo-o como patrimônio. Foi possível construir o alicerce da história do Aqueduto e, assim, este material servirá como fonte inédita de pesquisa e também impulso para investigações futuras sobre ele.