Navegando por Autor "MARTINS, Josemar da Silva"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMemorial de podcast: As angústias em ser docente: Aspectos do trabalho que ocasionam o adoecimento no exercício da profissão(2021-12-16) RIBEIRO, Elissandra da Cruz; LOPES, Tathiana da Silva Souza; MARTINS, Josemar da SilvaEste memorial tem por intuito apresentar o caminho percorrido por nós na construção de um podcast, o qual é produto midiático do nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que tem como tema as angústias em ser docente: aspectos do trabalho que ocasionam o adoecimento no exercício da profissão. Tem como problemática compreender de que forma as demandas laborais, a desvalorização da profissão docente e as pressões burocráticas contribuem para o adoecimento dos professores da escola contemporânea? Assim, busca-se conhecer este cenário de escola atarefada onde se intitula o professor como principal responsável de fazer com que esta instituição atarefada tenha sucesso. Foram feitas a priori pesquisas com autores que estudam a temática do mal-estar na educação, adoecimento docente, síndrome de Burnout entre outras. Posteriormente elaboramos um questionário semiestruturado onde nele se aborda questões sobre o adoecimento de professores no exercício do magistério, as questões englobam causas e consequências do adoecimento, como também, como os docentes lidam com a doença e a tratam. Duas professoras se propuseram a participar da entrevista, seus nomes são fictícios e ambas estavam vivenciando no momento da pesquisa um processo de adoecimento devido a grande carga laboral que tem de ser realizada, diariamente, no cotidiano escolar.
- ItemMemorial: Estratégias e desafios docentes para lidar com as tecnologias e aulas remotas em tempos de pandemia(2022-12-27) SANTOS, Adriana Carvalho Dos; SILVA, Aline Dos Santos; MARTINS, Josemar da SilvaAs mudanças provocadas no cotidiano escolar diante do contexto da pandemia do Covid -19, despertaram o interesse em conhecer as experiências docentes durante o momento pandêmico: as dificuldades encontradas para ministrar aulas remotas e estratégias utilizadas para gerar resultados satisfatórios utilizando recursos tecnológicos. Essa pesquisa tem como objetivo compreender a realidade vivida pelo professor em sala de aula virtual. Para isso, realizamos um estudo comportamental, através de entrevistas online, a partir de um questionário respondido por áudios que serão apresentados em forma de um Podcast. Esse estudo contribuiu para o reconhecimento do importante papel do docente em meio aos desafios impostos pelo isolamento social e a inserção das novas tecnologias desenvolvidas para suprir a necessidade emergencial de dar continuidade à educação.
- ItemAs nuances da condição pós-moderna e suas idiossincrasias na Educação: Sobre o discurso e suas implicações no território epistemológico da Pedagogia(2022-12-20) CONCEIÇÃO, José Adriano de Freitas; MARTINS, Josemar da SilvaA pesquisa está voltada para a análise e produção de ilações acerca das nuances do discurso pós-modernista e suas reverberações no âmbito epistemológico da pedagogia através de pesquisa de cunho exploratório. Buscou-se, pois, refletir, através de uma pesquisa bibliográfica, sobre os primórdios, desenvolvimento e estabelecimento da condição pós-moderna, a semântica de seus conceitos e sua semiótica, dando-lhe uma caracterização geral. Bem como voltou-se para pesquisar a inquietação que o pós-moderno causa no discurso epistemológico moderno para buscar contemplar a formação da área pedagógica e sua relação com o saber na condição pós-moderna, analisando as reverberações, implicações e possibilidades de reflexão no discurso pós-moderno no terreno epistemológico da pedagogia. Para isso, foi recorrido a autores que abordam o tema em sua profundidade como Anderson, Harvey, Lyotard, Lipovetsky, Bauman, Bachelard, Santos, Silva, Foucault, Kuhn, Cambi, Brandão, Avelino e Libâneo. Analisando o conhecimento gerado acerca, buscou-se fazer ilações com o saber pedagógico. Portanto, a pesquisa aborda questões como o que é a condição pós-moderna, como surge e se desenvolve, como migra para o território epistemológico, como essas implicações alteram o paradigma moderno e como tais implicações se estendem pelo território pedagógico. Acerca do âmbito pedagógico, é focado nas possibilidades de mudanças e alterações que o pós-moderno proporciona; enfocando na possibilidade de uma abertura epistemológica para futuras pesquisas.