Navegando por Autor "Maraux, Amélia Tereza Santa Rosa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAções afirmativas: políticas institucionais e experiências de estudantes cotistas. Vol.2(2021-12) Maraux, Amélia Tereza Santa Rosa; Santos, Dina Rosário dos; Oliveira, Iris Verena Santos deNo livro, as Ações Afirmativas são tratadas como políticas públicas para a promoção de oportunidades para pessoas empobrecidas, negros(as), indígenas, quilombolas, ciganos(as), pessoas com deficiência, LGBTQI+ que se propõem a construir estratégias de reparação às discriminações historicamente produzidas no país, ao passo em que buscam romper o ciclo de reprodução das desigualdades. Os capítulos se dividem em duas faces. Em "Ações Afirmativas: Políticas Institucionais" os(as) autores(as) tratam das estratégias para equidade construídas através da institucionalização de legislações e execução de programas e projetos que indicam o fluxo molecular das disputas nas instituições de ensino. Já a segunda face do espiral de ações afirmativas articuladas no livro aponta para experiências de estudantes cotistas. Assim, pesquisadores(as), extensionistas e estudantes registram as movimentações e desejos mobilizados nos espaços institucionais, em suas lutas para existir como estudantes cotistas
- ItemSérie Ações Afirmativas: Educação e Direitos Humanos_“Diferenças e Práticas Formativas”. Vol 1(2019-11) Maraux, Amélia Tereza Santa Rosa; Oliveira, Iris Verena Santos de; Silva, Marta Enéas daO primeiro volume da Série Ações Afirmativas: Educação e Direitos Humanos reúne onze artigos articulados em torno do eixo temático “Diferenças e Práticas Formativas”. Contempla relatos de pesquisa, ensino e extensão resultantes de atividades realizadas em universidades, escolas, terreiros de candomblé, organizações não governamentais, comunidades quilombolas, aldeias indígenas e nas ruas. As práticas formativas apresentadas são atravessadas pelas diferenças, cuja definição conceitual compreende a atuação de sujeitos que acionam marcadores sociais como potência, visando o alcance da equidade, a partir de práticas emancipatórias, entre as quais a educação ocupa importante papel. Os artigos foram produzidos no âmbito de instituições de ensino superior da Bahia e evidenciam a atuação de pesquisadores(as) e estudantes na luta por Educação e Direitos Humanos.