Navegando por Autor "Martins, Nilza da silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCurrículo e cotas: repercussões na formação de alunos para a pluralidade(2019-04-01) Di Assis, Carolina; Martins, Nilza da silvaEsta comunicação se insere no Eixo 2: Política e Gestão da Educação Superior. O presente trabalho visa responder à seguinte inquietação: é possível que o currículo das universidades discuta criticamente as atuais condições da sociedade, especialmente no que concerne à hodierna configuração plural do ensino superior brasileiro? O texto em foco tem como objetivo discutir o entrelaçamento entre política de cotas e política curricular e suas implicações para o ensino superior brasileiro. Para atender a este objetivo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, que fundamenta todas as reflexões presentes neste estudo, recorrendo aos autores Moreira e Tadeu (2011); Foucault (2005); Lopes e Macedo (2011); Apple (2011); Silva (1999) entre outros.
- ItemA evasão nos cursos de Licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no Oeste da Bahia(2019-04-01) Anjos, Ana Paula Souza do Prado; Martins, Nilza da silva; Pignata, Emília Karla de Araújo AmaralObserva-se, atualmente, certa regressão das políticas públicas para formação docente e enfraquecimento das Licenciaturas nas Universidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar como a baixa demanda e a evasão nos cursos de Licenciaturas do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia – Campus IX, localizado na cidade de Barreiras, no extremo oeste baiano, pode interferir na disponibilidade e na qualificação de profissionais para atuar nesta região. Trata-se de um estudo do tipo quantitativo, realizado a partir de análise documental e entrevista. Os resultados apontam não só para desvalorização da profissão docente com a migração de estudantes para cursos de Bacharelado, assim como para a implementação de ações internas e externas nos âmbitos administrativo e pedagógico.