Navegando por Autor "Mascarenhas, Samara Coelho"
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- ItemDois pesos, duas medidas: relação trabalho e lazer na saúde dos docentes universitários(2011) Mascarenhas, Samara CoelhoEste estudo apresentado como trabalho monográfico de conclusão de curso, consiste numa pesquisa de campo cuja temática é “A relação trabalho e lazer na saúde do docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus IV”. Teve por objetivo refletir de que forma o tempo dedicado ao trabalho e ao lazer interferem na saúde dos professores investigados. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa. O público alvo consistiu em nove professores do quadro docente da UNEB Campus IV, Departamento de Ciências Humanas da cidade de Jacobina. Procurou-se contemplar, por meio da entrevista semi-estruturada, as atividades desenvolvidas pelos professores no seu tempo livre das obrigações profissionais; os problemas de saúde atuais ou passados relacionados com a prática de trabalho; as atividades e freqüência do lazer desenvolvido pelos professores; o porquê de escolherem a docência universitária como profissão etc. Este estudo demonstrou que a relação do trabalho e lazer do docente da UNEB Campus IV interfere negativa e/ou positivamente na sua saúde. Os professores pesquisados, levando em consideração a relação trabalho e lazer na saúde, podem ser distinguidos em três grupos, um em que o professor atua sem pensar tanto nas conseqüências que, possivelmente, acometerão sua saúde. Nesse grupo a busca pela qualidade do trabalho é mais intensa e avassaladora. O segundo grupo é o período em que surgem os conflitos decorrentes do estágio anterior, as conseqüências das ansiedades, das muitas disciplinas ministradas, das muitas tarefas a serem desenvolvidas, influenciando assim, na saúde e na atuação profissional. No terceiro grupo se vive o período de decisões sobre a atuação profissional, é o período do equilíbrio entre as tarefas, trabalho e lazer que são desenvolvidos em tempos bem definidos. Todos os pesquisados demonstraram afetivamente que foram vocacionados a serem professores. A docência para eles é, portanto, uma paixão.