Navegando por Autor "Moreno, Luciana Sacramento"
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- ItemContos de fadas proscritos: dialogando com o silêncio(2019-03-28) Araújo, Michelle Cristine Garrido de; Moreno, Luciana Sacramento; Santos,Luciene Souza; Amaral,SayonaraEste trabalho, Contos Proscritos: Dialogando com o silêncio, resulta dabuscapelacompreensão à ausência/esquecimento de contos, em contraste comaabundânciade versões e atualizações de outros, a partir da leitura da compilaçãodosirmãosGrimm, da editora Cosac Naify do ano de 2012. A fim de compreender asrazõesdas proscrições de tantos contos, iniciou-se uma busca através dos contosdosirmãos Grimm, com respaldo teórico para elucidá-las. Chamou-sedecontosproscritos e foram escolhidos para o trabalho aqueles que não ganharamnovasroupagens e/ou não se fizeram conhecidos ao passar dos séculos, sendo, portanto,recolhidos e esquecidos. O objetivo deste trabalho foi compreender os motivospelosquais estes contos não foram adaptados. O percurso metodológico emqueessapesquisa foi pautada é de natureza qualitativa e descritiva, baseada empesquisabibliográfica e análise dos textos literários, especialmente dos contos proscritosdacompilação dos Irmãos Grimm. Para compor a fundamentação teórica desteestudo,foram pesquisados e analisados elementos das suas histórias paraquefossepossível seguir a trilha dos caminhos desses contos. Para compreender ohumanoatravés destes, foram estudados: Coelho (2003), na morfologia dos contos, queutiliza-se da sua função uniforme como modo para encontrar umaexplicaçãohistórica para a sua razão e similitude com Vladmir Propp (2010); oestudodahistória pelo viés do não escrito, do não óbvio, do opaco e estranho, examinandoassurpresas dos textos com Robert Darnton (2011); o caminho da literaturainfantil noBrasil e as mudanças na concepção de infância nas obras de Zilberman(2003); acompreensão sobre os clássicos por Calvino (1993); contribuições daPsicanálisenas leituras dos contos de fadas com Bruno Bettelheim (2016); por fim, estudossobre o tabu e as proibições sociais em Freud (1996) e O mal-estar nacivilização,também em Freud (1996). Foi observado que, dentre os cento e cinquenta e seis contos da compilação, apenas doze tornaram-se clássicos. Paraanalisarecompreender essa proscrição, foi criada uma categoria para os contos que foi chamada de “contos proscritos: perigos sociais”. Apesar de compreender que existem outros possíveis motivos para as proscrições, esse trazreflexõespertinentes a esse trabalho.
- ItemDo barro as águas interseccionais de Ponciá Vicêncio(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-25) Cerqueira, Vanessa Santos; Souza, Marcos Aurélio dos Santos; Moreno, Luciana Sacramento; Moreira, Nubia ReginaO presente trabalho reflete por meio da obra Ponciá Vicêncio (2003) da autora Conceição Evaristo, de que forma o processo de construção de identidades na diáspora brasileira, à luz do viés interseccional, atravessa a referida obra e tece a estética que essa produção literária produz. Analisou-se o processo de construção identitária da personagem principal, as violências de gênero e raça que acometem a protagonista, bem como as singularidades literárias da obra a exemplo do mito do angorô, o trabalho artístico da personagem com o barro e sua relação com as águas do rio. O trabalho evidencia as experiências adquiridas pela protagonista, que são narradas desde sua infância até sua vida adulta. Trata ainda das diversas perdas que a protagonista sofre ao longo de sua trajetória, do desamor, do banzo e da subjetividade das personagens. Essas discussões se baseiam nas considerações de Hall (2003), a respeito da diáspora e identidade; Crenshaw (2002), a respeito do conceito de interseccionalidade; Akotirene (2018) e Gonzales (1984), para fundamentar os debates acerca do feminismo negro no Brasil e a interseccionalidade; hooks (2010), sobre o amor e suas implicações na comunidade negra; Cuti (2010) e Souza (2017), para alicerçar o debate sobre a Literatura Negro-Brasileira e Dalcastagné (2012), para fundamentar a discussão acerca da literatura contemporânea. Isto posto, reitero que as perspectivas de amor e desamor presentes na obra, bem como a maneira que as personagens são atingidas pela estrutura hegemônica que marginaliza os nossos afetos são analisadas no decorrer das seções. Além disso, teci considerações sobre ascensão social do negro e como isso está presente na obra por meio das personagens Luandi e Ponciá Vicêncio, pautando o teor interseccional da obra e o percurso histórico da interseccionalidade. Outrossim, disserto a respeito da escrevivência e como o termo vem sendo difundido, passando a se tornar um conceito em construção. Além do que, reflito sobre a importância do barro e das águas na narrativa, abordo a questão da subjetividade e o processo de construção identitária enfrentado pela personagem.