Navegando por Autor "Nicolin, Janice de Sena"
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- ItemArtebagaço Odeart Ecos que entoam a mata africano-brasileira do Cabula(2007) Nicolin, Janice de SenaArtebagaço Odeart são perspectivas de linguagens mítico-poéticas que apelam para a episteme africano-brasileira, com o intuito de superar o etnocentrismo que alicerça as políticas públicas de Educação. A pesquisa parte da análise da experiência vivida pelo Grupo Teatral Artebagaço Odeart, num colégio público de Ensino Médio, na área de Língua Portuguesa, no bairro do Cabula em Salvador, Bahia. O Cabula é a territorialidade onde moram os fundadores do Grupo Teatral Artebagaço Odeart, a saber: três educadores, que, ao longo de 16 anos da experiência educacional, conseguiram reunir, aproximadamente, mil estudantes. A temática que caracteriza a pesquisa Ecos que entoam a mata africano-brasileira exprime a origem das distintas linguagens da territorialidade em estudo, que comunicam a experiência concebida e recriam um cenário artístico teatral que aborda a história e a tradição cultural africanobrasileira plantada no Cabula. Assim, a pesquisa se constitui num mosaico pluricultural que afirma a África recriada e resguardada na “mata africano-brasileira”, caracterizada pelas comunalidades tradicionais e suas dinâmicas de sociabilidade no Cabula. A abordagem teórico-metodológica é composta por autores cujas produções acadêmicocientíficas têm como referência o patrimônio africano-brasileiro, e que permite também o acesso a categorias analíticas fundamentais, a saber: arkhé, eidos, ethos, territorialidade, comunalidade, alteridade, civilização africano-brasileira, educação pluricultural. Adotou-se a abordagem etnográfica para atender à dinâmica espaçotemporal da territorialidade do Cabula, o que permitiu utilizar procedimentos metodológicos envoltos nas perspectivas “desde dentro para desde fora” e “vividoconcebido”, que enfatizam as elaborações mais profundas do conhecimento acumulado pelas comunalidades, e estabelecer um modelo operacional de análise e interpretação, intercambiando com os códigos de valores da territorialidade do Cabula e os códigos de valores da sociedade urbano-industrial etnocêntrica. Como principais resultados alcançados, destacam-se: as proposições pedagógicas que apelam para o repertório civilizatório africano-brasileiro, estabelecendo linguagens criativas para o cotidiano escolar, visando a promoção do direito à alteridade própria dos jovens do Ensino Médio; sua afirmação no âmbito do currículo escolar especialmente na área de Língua Portuguesa e suas perspectivas transdisciplinares, a exemplo daquelas relacionadas às áreas de História e Artes, capazes de promover os valores que estruturam as dinâmicas das comunalidades africano-brasileiras do Cabula
- ItemKipovi Cabuleiro um Tom da Memória do Cabula(2016-01-08) Nicolin, Janice de SenaKipovi Cabuleiro é uma perspectiva de linguagem poética de educação pluricultural, fruto dos estudos de memória da ancestralidade de uma territorialidade sociabilizada por africanos e seus descendentes da Bahia, das formas e modos de linguagem de o contador de história da tradição oral africana narrar o passado ancestral. Cabula é a territorialidade do estudo e topônimo da língua africana quicongo que imprime o sentido da presença inaugural da arkhé congo-angola no lugar. A pesquisa apelou para a episteme africano-brasileira, que valoriza estudos com aprofundamentos nos legados africano e africano-brasileiro e favoreceu o conhecimento da história do Cabula e do símbolo contador de história da tradição oral africana. O objetivo do estudo foi compreender a dinâmica de um contador de história da tradição oral africana para recriá-lo como um contador da história do Cabula, o Kipovi Cabuleiro. Com abordagem metodológica própria, o movimento agachado, foi possível acompanhar a dinâmica das narrativas da memória do Cabula e as elaborações mais profundas da memória da pesquisadora ao dialogar com os procedimentos das perspectivas metodológicas ―desde dentro para desde fora‖ e a dialética do ―vivido-concebido‖. Os impactos das projeções de linguagens analisadas do Kipovi Cabuleiro chegam à compreensão de que a consciência para a valorização da memória de uma territorialidade africano-brasileira, em cenários de educação pluricultural, restitui e renova o sentido de afirmação da ancestralidade fundadora e das alteridades africano-brasileiras; e que carece de disposição política nas instituições de educação básica no sentido de criar iniciativas de enfrentamento ao etnocentrismo e ao racismo no Estado da Bahia.