Navegando por Autor "Oliveira, Iris Verena Santos de"
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- ItemAções afirmativas: políticas institucionais e experiências de estudantes cotistas. Vol.2(2021-12) Maraux, Amélia Tereza Santa Rosa; Santos, Dina Rosário dos; Oliveira, Iris Verena Santos deNo livro, as Ações Afirmativas são tratadas como políticas públicas para a promoção de oportunidades para pessoas empobrecidas, negros(as), indígenas, quilombolas, ciganos(as), pessoas com deficiência, LGBTQI+ que se propõem a construir estratégias de reparação às discriminações historicamente produzidas no país, ao passo em que buscam romper o ciclo de reprodução das desigualdades. Os capítulos se dividem em duas faces. Em "Ações Afirmativas: Políticas Institucionais" os(as) autores(as) tratam das estratégias para equidade construídas através da institucionalização de legislações e execução de programas e projetos que indicam o fluxo molecular das disputas nas instituições de ensino. Já a segunda face do espiral de ações afirmativas articuladas no livro aponta para experiências de estudantes cotistas. Assim, pesquisadores(as), extensionistas e estudantes registram as movimentações e desejos mobilizados nos espaços institucionais, em suas lutas para existir como estudantes cotistas
- ItemNarrativas e existências negras na roça: entrelaçamentos da vida na formação docente(UNEB, 2023-03-10) Silva, Ana Maria Anunciação da; Oliveira, Iris Verena Santos de; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Rego, Adriano Eysen; Souza, Heron FerreiraEste trabalho tem por objeto de estudo minhas narrativas de vida e de formação como professora Negra da Roça. Estabeleço por objetivo geral compreender quais sentidos de formação são construídos a partir dos entrelaçamentos entre vida e profissão. Assim, tenho por objetivos específicos: i) narrar, na perspectiva da escuta sensível, a existência, enquanto mulher, negra, agricultora, da roça, explicitando os saberes experienciais e experiências formativas que se entrelaçam; e ii) interpretar criticamente a história de vida, episódios, vivências, experiências que marcaram o processo de tomada de consciência de mim, o produzir a vida (i)materialmente e as implicações à docência. Defini como questão de pesquisa o seguinte questionamento: quais sentidos de formação são construídos como professora Negra da Roça, a partir dos entrelaçamentos entre vida e docência? A natureza do estudo dá-se a partir da metodologia (auto)biográfica, alicerçada na estratégia investigativa das histórias de vida, de abordagem autoetnográfica e ancorada na filiação epistemológica hermenêutica-fenomenológica. Utilizo o dispositivo memorial de vida e formação, como intervenção/produto, apresentando-o como um dispositivo teórico e formativo, que poderá ser utilizado em espaços-tempos na formação continuada de professoras(es), como mobilizador/fomentador de diálogos-problematizadores sobre os sentidos de ser professoras(es)/educadoras(es) negras(os) da/na roça. No memorial, faço o anúncio do resultado do exercício de experimentação da curiosidade epistemológica, pelas veredas da contextualização, diálogo de saberes, calcado numa enunciação poética do meu repertório pessoal, profissional, histórico, político, cultural, agroecológico, econômico, geográfico, social, antropológico, artístico, linguístico, formativo, existencial e filosófico baseado numa educação centrada na ética da vida, na formação crítica e antirracista, o produto singular desse movimento vivido.
- ItemSérie Ações Afirmativas: Educação e Direitos Humanos_“Diferenças e Práticas Formativas”. Vol 1(2019-11) Maraux, Amélia Tereza Santa Rosa; Oliveira, Iris Verena Santos de; Silva, Marta Enéas daO primeiro volume da Série Ações Afirmativas: Educação e Direitos Humanos reúne onze artigos articulados em torno do eixo temático “Diferenças e Práticas Formativas”. Contempla relatos de pesquisa, ensino e extensão resultantes de atividades realizadas em universidades, escolas, terreiros de candomblé, organizações não governamentais, comunidades quilombolas, aldeias indígenas e nas ruas. As práticas formativas apresentadas são atravessadas pelas diferenças, cuja definição conceitual compreende a atuação de sujeitos que acionam marcadores sociais como potência, visando o alcance da equidade, a partir de práticas emancipatórias, entre as quais a educação ocupa importante papel. Os artigos foram produzidos no âmbito de instituições de ensino superior da Bahia e evidenciam a atuação de pesquisadores(as) e estudantes na luta por Educação e Direitos Humanos.