Navegando por Autor "Oliveira, Ronilda Rodrigues da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemÍndice de desenvolvimento da educação básica (IDEB): gestão educacional e tomadas de decisões(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-19) Oliveira, Ronilda Rodrigues da Silva; Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo; Mainardes, Jefferson; Moreira, Núbia Regina; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Bomfim, Natanael ReisEsta tese está vinculada à Linha de pesquisa 3 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável - do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Situa-se no campo das Políticas Educacionais, trazendo a relevância dos indicadores como propulsores no processo de tomada de decisões dos gestores educacionais. Está comprometida e imbricada nas discussões do grupo de pesquisa Educatio - Políticas Públicas e Gestão da Educação e com o Observatório de Avaliação Educacional e Accountability, que têm realizado diferentes trabalhos na área de Políticas Educacionais, demonstrando um compromisso com a difusão do conhecimento e a cientificidade no meio acadêmico. Nesta pesquisa investigou-se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): gestão educacional e tomadas de decisões, com o objetivo de analisar a influência do Ideb nos processos decisórios e nas Práticas de Gestão Educacional utilizadas pelos Dirigentes Municipais de Educação (DME). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada na Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) de Stephen Ball, na qual se trabalharam os contextos da influência, produção do texto e da prática. Quanto aos procedimentos metodológicos foram utilizados um Webinário para sensibilização da temática e questionários no Google Forms, enviados aos 24 DMEs que pertencem ao Território de Identidade (TI) do Sudoeste Baiano. Os dados foram analisados a partir da pergunta de partida: Qual a influência do Ideb nos processos decisórios e nas Práticas de Gestão Educacional nos municípios do TI do Sudoeste Baiano? Com a pesquisa constatou-se que os processos decisórios são ações que devem ser desencadeadas a partir dos resultados do Ideb, inferindo-se que não se pode fazer do Ideb o objetivo central da rede de ensino, mas aproveitar essas devolutivas para identificar aspectos que precisam ser melhorados na educação da rede municipal para tomar suas decisões. Os achados da pesquisa foram salutares para a compreensão de que a educação precisa ser vista enquanto vetor da melhoria da qualidade de vida das pessoas, portanto, o foco precisa ser na aprendizagem dos estudantes, na inclusão de todos os cidadãos e no respeito à diversidade. Desse modo, as influências do Ideb nos processos decisórios e nas práticas de gestão educacional nos municípios do TI do Sudoeste Baiano são diversas, mas a forma como os sujeitos implementadores das políticas usam esses resultados para potencializar suas redes de ensino, frente a aprendizagem dos estudantes, é que deve ser motivo de questionamentos e debates constantes.
- ItemO que dizem e expressam as crianças de uma Instituição de Educação Infantil sobre as Práticas Pedagógicas de suas Professoras(2016-02-26) Oliveira, Ronilda Rodrigues da Silva; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Brandão, Isabel Cristina de Jesus; Souza, Elizeu Clementino de; Santos, Jocenildes ZacariasA presente pesquisa de cunho sócio-histórico e abordagem qualitativa trata de um estudo que tem as crianças como sujeitos protagonistas, pois estas se mostraram capazes de desvelar o problema exposto, que consistia na análise delas acerca das práticas pedagógicas das professoras de uma instituição de educação infantil do município de Vitória da Conquista-BA. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos: observações das crianças na instituição, com registros no caderno de campo, e interlocuções com oito crianças de cinco turmas de 5 anos, com o uso do desenho enquanto recurso mediador do processo de interlocução com as crianças. Os dados produzidos foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011). O estudo permitiu verificar um aspecto apontado por todas as crianças, que diz respeito ao uso excessivo de tarefas de escrita. A centralidade das tarefas nas práticas pedagógicas das professoras demonstrou uma característica escolarizante que tem acompanhado a educação infantil, principalmente as crianças que estão deixando essa etapa da educação básica. Ao contrário das propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as professoras dessa instituição antecipam os conteúdos do ensino fundamental porque entendem que as crianças precisam aprender a ler e a escrever, enquanto que, em contrapartida, os cuidados e as brincadeiras ficam quase que invisíveis para essas crianças. O uso do brinquedo foi visto como momento de entretenimento das crianças enquanto as professoras preparam outras atividades para a turma, já que trabalham sem o auxílio de uma monitora. Notamos que a rotina das crianças foi elaborada com base em uma visão adultocêntrica, dificultando a participação delas nas atividades propostas. Diante dos aspectos apontados pelo estudo, ressaltamos a necessidade de uma revisão crítica da organização do tempo, do espaço e das relações entre as professoras e as crianças, bem como das atribuições definidas para monitoras e professoras.