Navegando por Autor "PAIXÃO, Gilvânia Patrícia do Nascimento"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAtuação do Professor frente ao aluno com transtorno do espectro autista (TEA): Uma revisão narrativa da literatura(2022-07-21) OLIVEIRA, William Da Cunha; PAIXÃO, Gilvânia Patrícia do NascimentoO presente trabalho de conclusão de curso de licenciatura em pedagogia tem como objetivo de analisar a pesquisa bibliográfica como metodologia, e relatar sobre o desempenho do professor frente ao aluno com transtorno do espectro autista, mostrando a importância do professor durante a realização das aulas para esses alunos e a intervenção de profissionais, para o desenvolvimento da criança, principalmente no âmbito educacional. O objetivo do trabalho é analisar a atuação do professor frente ao aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de uma revisão narrativa da literatura. Para a realização deste estudo utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica buscando identificar os desafios e possibilidades de práticas pedagógicas de professor no processo de ensino-aprendizagem de estudantes autistas, mostrando resultados e apontando as dificuldades encontradas pelos professores que buscam alternativas para atender as características do ensino para alunos autistas, inseridos na escola pública. A partir dos resultados obtidos na revisão bibliográfica, observa-se que as escolas devem se adequar e buscar capacitação de seus profissionais para que esses alunos possam estar em um lugar que se adapte a ele para o seu próprio bem-estar, e que se sinta acolhido por todos sem se sentirem discriminados, e que aconteça a igualdade na escola e na sociedade, pois através do estudo, nota-se que o professor exerce um importante papel no desenvolvimento do aluno com transtorno do espectro autista.
- ItemA formação do pedagogo para lidar em situações de abuso sexual infantil: A percepção de formandos(2022-12-21) BONFIM, Niquele Macedo; PAIXÃO, Gilvânia Patrícia do NascimentoO abuso sexual infantil é considerado uma temática delicada e pouco discutida, porém esse tipo de violência acontece com frequência. Pensando nessa complexidade torna-se necessário buscar formas de prevenir tais ações. Nesse sentindo o presente trabalho tem o objetivo de analisar a percepção de estudantes de pedagogia sobre as ferramentas adquiridas no curso para lidar com situações de abuso sexual infantil e a importância do professor no papel de agente de prevenção, identificação e condução de casos de violência sexual. A pesquisa foi dividida em duas partes, inicialmente com a revisão bibliográfica e em secundário a pesquisa de campo realizada com graduandos do último período do curso de pedagogia. O estudo integrou 18 participantes, 95,55 % do sexo feminino e 4,45% masculino com faixa etária entre 22 a 38 anos, entre eles 33,33% se consideraram pretos, 55,55% pardos e 11,11% brancos. Após a organização dos dados, emergiram as seguintes categorias a seguir - percepção sobre o que é abuso sexual, 2- aspectos importantes para se identificar uma criança que sofre abuso sexual, 3- direcionando uma situação de abuso sexual infantil. Os resultados mostraram que durante o curso de pedagogia há lacunas que necessitam ser preenchidas. Os participantes apontaram que durante a formação, a temática não havia sido trabalhada, demonstrando a ausência da habilidade para conduzir uma situação de abuso sexual infantil.
- ItemUNIMÃE: Vivências de Mães Universitárias da Universidade do Estado da Bahia(2022-12-23) SILVA, Emilly Rayanne Soares Da; BARBOSA, Josiane Nunes; PAIXÃO, Gilvânia Patrícia do NascimentoO presente trabalho tem como enfoque principal, discutir as vivências de mulheres que se tornaram mães durante o curso universitário e os desafios enfrentados ao continuarem estudando. Relatos sobre as vivências e os desafios que surgem durante o percurso, até a conclusão do curso. Para a nossa discussão teórica trouxemos artigos sobre maternidade, rede de apoio, e políticas públicas. Nossa pesquisa é de cunho qualitativa-exploratória, que se deu por entrevistas individuais e grupal, com mães estudantes da Universidade do Estado da Bahia, no colegiado de pedagogia, departamento de ciências humanas. As entrevistas foram realizadas virtual e presencialmente, visto que a rotina cansativa e cheia das mulheres não possibilitou que todas fossem corpo a corpo; já a roda de conversa se deu virtualmente através de uma plataforma digital. A técnica metodológica para tratar os dados foi Análise de conteúdos, onde nos debruçamos na descrição minuciosa das falas, em seguida filtramos o que se relacionava às vivências universitárias e o que não tratava do tema; por último, organizamos as respostas das mulheres por categoria, referindo as falas mais impactantes. O trabalho está organizado em tópicos de discussão e de etapas da construção da pesquisa. O primeiro, introdução onde se refere aos direitos que a mulher tem ao se tornar mãe, licença maternidade e outros; no segundo tópico, é feito a abordagem sobre a maternidade e seus impactos na vida da mulher; no terceiro tópico se encontra o percurso metodológico do produto pedagógico, uma descrição minuciosa das entrevistas; por fim destacamos a importância de um olhar de empatia dos professores e da Universidade em si, para com estas mães, as quais enfrentam desafios diariamente para continuarem estudando, em busca de uma realização pessoal e profissional. Na esperança que o nosso trabalho possa contribuir como fonte de inspiração para estas mães e para as novas mães que iniciaram o curso.