Navegando por Autor "Pimenta, Lídia Boaventura"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBibliotecas públicas universitárias: ações educativo-formativas para a competência informacional dos usuários(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-22) Sampaio, Adriana Silva Freitas; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Aras, Lina Maria Brandão de; Nascimento Neto, João Evangelista do; Pimenta, Lídia BoaventuraO presente trabalho tem como objeto de estudo as bibliotecas públicas universitárias, e como recorte de pesquisa a biblioteca setorial universitária professor Raimundo Nonato da Silva Fonseca, do Departamento de Ciências Humanas, Campus V, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudo busca criar estratégias para melhorias das ações formativas dos usuários e visa compreender de que maneira seria possível estruturar mecanismos de aprendizagem, sistematizando o papel da biblioteca e do profissional bibliotecário no desenvolvimento de ações educativoformativas no processo de competência informacional dos usuários. Tem como objetivo geral propor mecanismos de aprendizagem para o uso eficaz da biblioteca, que venha oferecer melhorias no atendimento e na prestação dos serviços ofertados por ela. É uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa e exploratória. Aplicou-se como método de trabalho, a pesquisa participante. A pesquisa teoriza sobre o paradigma da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Relata uma breve história das bibliotecas, e explana o papel das delas e do profissional bibliotecário no processo formativo e de competência informacional dos usuários. O relatório discorre, para além da introdução, o contexto do lócus da pesquisa, o trajeto metodológico, os resultados e as considerações finais. Dessa forma, através dos dados obtidos pelos participantes da pesquisa, foi possível elaborar como resultado da pesquisa um plano de atividades que coopere para implementar ações práticas formativo-educativas que sustente o desenvolvimento de competência em informação nos usuários.
- ItemCaminhos percorridos e trilhas futuras: ações do grupo gestor e propostas de aperfeiçoamento referente ao repositório institucional – Saber Aberto(2018-03-08) Araujo, Vagner José Magarão de; Silva, André Luiz Souza da; Melo, Bianca Amaro de; Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia; Pimenta, Lídia BoaventuraEste trabalho visa propor estratégias de melhorias e aperfeiçoamento ao Repositório Institucional da UNEB - SaberAberto para os próximos 4 anos (2018-2021). Foram utilizadas na fundamentação teórica abordagens que versam sobre temáticas como a comunicação científica, o movimento de acesso aberto e sobre os repositórios institucionais. O processo metodológico empregado na pesquisa é de natureza aplicada e tem como método de abordagem a pesquisa ação, estando em consonância com os conceitos e pensamentos estabelecidos por Elliot (1997). Durante o desenvolvimento do estudo foram realizadas análises de dados coletados por meio de questionários abertos aplicados a cinco gestores de repositórios de universidades públicas brasileiras, sendo um em cada região do país, com perguntas divididas em categorias e subcategorias. Foram descritas as atividades promovidas pelo Grupo Gestor responsável pelo gerenciamento e coordenação do SaberAberto, como a elaboração da política de uso, a contratação do serviço Handle System, a estruturação da arquitetura da informação no repositório, o lançamento do sistema e o treinamento dos validadores das coleções. No decorrer da investigação foram realizadas visitas técnicas divididas em 03 Eixos temáticos distintos: Promoção e divulgação interna; Compartilhamento de implementação e desenvolvimento de RI e Participação em Redes de RI. Por fim, foi desenvolvido o planejamento estratégico do SaberAberto para os próximos 4 anos baseado no método Balanced Scorecard, para a sua elaboração foram coletados dados no que se refere ao quantitativo de documentos retrospectivos existentes na biblioteca, o número de alunos de Pós-Graduação titulados e a produção docente (bibliográfica, técnica e artística) entre os anos de 2013 à 2016, com base nesses mesmos dados foi criado um quadro com prospecções de amplificação e crescimento do SaberAberto através de perspectivas e ações a serem desenvolvidas.
- ItemCampus Socialmente Responsável(2022-10-26) Guimarães, Fausto Ferreira Costa; Pimenta, Lídia Boaventura; Carreiro, Antonio Almeida; Guimaraes Filho, Autimio BatistaOs impactos gerados por expansões e construções vêm acarretando uma degradação no meio ambiente, sendo necessário garantir que antes, durante e depois nas construções sejam realizadas ações que minimizem seus impactos ambientais, nesse sentido as Instituições de Educação Superior tem um papel na difusão e produção de conhecimento científico, servindo de modelo para sociedade, difundido informação, estimulando a pesquisa e buscando soluções para problemas da própria sociedade. Sendo assim, considerando que o campus universitário influencia na comunidade circunvizinha, possui características e problemas semelhantes aos de uma cidade, diz muito sobre as características da Instituição, apresentando sua expressão, composição e costumes, esta pesquisa possui como questionamento: como estruturar os campi da UNEB com o uso da tecnologia da construção civil, sob a perspectiva da sustentabilidade? A mencionada pergunta induz ao objetivo geral de compor um protocolo de orientações referentes à estrutura da construção civil, sob a perspectiva do campus sustentável. O presente trabalho é um estudo de caso, que tem como objeto o campus universitário e o lócus da pesquisa a UNEB, sendo os instrumentos de pesquisa a realização de entrevistas semiestruturada com membros da Pró-reitoria de Infraestrutura, questionários disponibilizados através do Google Forms para a comunidade universitária (discente, docente e técnicos universitários) referente a três campi da Universidade. Os dados coletados na pesquisa subsidiaram a criação do referido protocolo dividido nos seguintes tópicos: Concepção/Projetos de Novas Construções e Ampliações, Execução/Construção, Reforma/Requalificação dos espaços existentes e Acessibilidade.
- ItemEnlaces entre governança universitária e gênero: trajetórias de mulheres Reitoras nas Universidades Estaduais da Bahia(Universidade Federal da Bahia, 2018-12-13) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Menezes, Ana Maria Ferreira; Castro , Yeda Antonia Pessoa de; Pimenta, Lídia Boaventura; Carvalho , Teresa; Silva, Francisca de Paula Santos da; Pimentel, Gabriela Souza Rêgo; Barbosa, Licia Maria de Lima; Messeder, Suely AldirGovernança universitária e relações de gênero são temas que se entrecruzaram para que tivéssemos uma compreensão sobre as especificidades da gestão desenvolvida por mulheres que assumiram a reitoria das Universidades Estaduais da Bahia. Investimos em matrizes teóricas sobre governança pública e gênero e trouxemos para o diálogo Paulo Freire e Marilena Chauí, com o intuito de refletirmos sobre a ideia de Universidade como um lócus de produção de conhecimento emancipatório, embora essa instituição ao longo de sua história tenha reproduzido em suas dimensões administrativas e acadêmicas, o androcentrismo, o classismo, o racismo e o colonialismo edificados na sociedade brasileira. Para além destes autores/as, trilhamos um debate sobre Estado e o planejamento da gestão das universidades públicas. Com as teorias de gênero, enfrentando a construção social da divisão sexual e seus desdobramentos na dimensão do trabalho, entrecruzamos essa temática com aquelas matrizes construídas sobre gestão universitária no interior das universidades públicas estaduais da Bahia. No caminho metodológico, nos debruçamos sobre os regimentos das universidades, seus planos de Desenvolvimento Institucionais e estatutos e entrevistamos as ex-reitoras destas UEBAs. Na análise do material, identificamos a faceta androcentrica dos documentos e assinalamos como a gestão das mulheres se recria e se reinventa na condição de resistência. Os achados revelam as trajetórias de vida pessoal e profissional bem como as especificidades da governança realizada por mulheres. As competências ressaltadas denunciam os procedimentos historicamente adotados por homens no desenvolvimento de funções de comando, e acrescidas àquelas que usualmente foram naturalizadas para essas, constitui um poder que as diferencia. Assumindo um lugar de resistência e de protagonistas na gestão, buscamos difundir o trabalho exitoso das mulheres no âmbito das universidades e reiterar a relevancia desses espaços de liderança. Finalmente, na defesa de um processo formativo interdisciplinar de governança universitária com e para mulheres, propõe-se o desenvolvimento de um projeto de extensão, tomando como base as discussões aqui postas, de forma dialógica, com mulheres que ocupam cargos de gestão, pesquisadoras sobre gênero e governança pública, para que esta tese possa ser usada na criação e na dinamização de espaços multirreferenciais de encontros e novas aprendizagens, capazes de denunciar as relações desiguais e preconceituosas de gênero, bem como de dominação que, infelizmente, ainda sustentam a governança de muitas universidades públicas do Brasil.
- ItemGestão universitária e inovação: contribuição de servidores das universidades públicas do Estado da Bahia_Vol.1(2022-03) Bittencourt, Larissa Muniz Ferreira; Pimenta, Lídia Boaventura; Conceição, Lilian da EncarnaçãoGestão Universitária e Inovação: contribuição de servidores das Universidades Públicas do Estado da Bahia é o primeiro volume de uma série de publicações bienais voltadas aos interessados em conhecer práticas bem-sucedidas em Gestão Universitária. Composto por vinte e um artigos escritos por servidores das Instituições Universitárias Públicas, esses textos compartilham condutas exitosas já implementadas e nos provocam algumas reflexões: é possível encontrar uma estratégia de melhor aproveitar os recursos humanos, físicos e financeiros da universidade no cumprimento de sua missão? É possível romper com mecanismos administrativos tradicionais? As experiências e práticas aqui relatadas respondem a essas perguntas e contribuem para a transformação da realidade com foco no resultado e na superação de desafios, a fim de agregar benefícios à Gestão