Navegando por Autor "Pinho, Ana Sueli Teixeira de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO Tempo Escolar e o Encontro com o Outro: do Ritmo à Simultaneidade(2012-12-17) Pinho, Ana Sueli Teixeira deEsta tese ter por objetivo compreender a relação entre o tempo escolar, os outros tempos sociais e as temporalidades dos sujeitos, a partir de narrativas biográficas de professoras, em duas escolas com classes multisseriadas, e sujeitos das comunidades de Botelho e Praia Grande, em Ilha de Maré. A análise do campo empírico fez emergir o problema do tempo escolar reduzido a ritmo, ora compreendido como uma propriedade individual, ora como uma imposição de um tempo hegemônico, o do relogio. Para problematizar essa noção, foram utilizados autores como Elias (1993), Faraco (2010a) e Bakhtin (2003). Com base na relação entre tempo e diferença, retomou-se a discussão com Bakhtin (2003; 2010) paras junto com Levinas (2011a, 2011b), propor outra concepção, a de tempo como simultaneidade, concebida como coexistência e interação. A pesquisa empírica adotou, como abordagem metodológica, a narrativa (auto)biográfica que se constitui na oportunidade do outro dizer de si e, ao fazê-lo, através da entrevista narrativa, deixar entrever traços de uma experiência, ao mesmo tempo pessoal e social. A pesquisa conclui que a compreensão do tempo escolar, de um lado, depende de um olhar atento para os outros tempos sociais que atravessam a escola, e de outro, de uma atenção especial às interações realizadas entre os sujeitos no interior da sala de aula. Afinal, o tempo escolar é acontecimento que se dá no encontro com o outro.
- ItemTrabalho docente em turmas multisseriadas: conhecimento pedagógico e narrativas de professoras(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-29) Almeida , Cristiano Lima dos Santos; Souza, Elizeu Clementino de; Souza, Maria Antônia de; Meireles, Mariana Martins de; Pinho, Ana Sueli Teixeira de; Ramos , Michael Daian Pacheco; Nascimento, Antônio DiasEste estudo insere-se no campo da pesquisa narrativa e objetiva analisar conhecimentos pedagógicos e condições de trabalho docente de professoras de turmas multisseriadas. Nesta tese, considero trabalho docente como o conjunto de ações e práticas desenvolvidas e implementadas pelas professoras no contexto pedagógico das turmas multisseriadas, tendo em vista as aprendizagens dos educandos, práticas que necessitam ser orientadas pela diferença e heterogeneidade enquanto características fundantes da multisseriação. Os conhecimentos pedagógicos são tomados enquanto conjunto de saberes profissionais relacionados à docência e que se constituem a partir de suas diferentes dimensões: cultural, curricular, teórica, política e experiencial. O objeto de estudo da tese são as condições de trabalho docente em turmas multisseriadas de três escolas rurais e uma escola urbana, nos municípios de Candeias e São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (BA), municípios com maior concentração total de turmas e estabelecimentos rurais de ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental da área de atuação do Consórcio Intermunicipal Sociedade Organizada para o Município Avançar (Somar). Metodologicamente, o trabalho ancora-se na pesquisa qualitativa e toma princípios da abordagem (auto)biográfica para construção do corpus e análise no processo da pesquisa. Priorizou-se a realização das entrevistas narrativas com três professoras de turmas multisseriadas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de São Francisco do Conde e uma docente da rede municipal de ensino de Candeias. Quanto à análise das narrativas, optou-se pela perspectiva da análise compreensiva-interpretativa (SOUZA, 2014). Como resultado deste estudo, depreende-se que as narrativas das professoras sobre o trabalho docente indicaram que os conhecimentos pedagógicos da docência multisseriada são estabelecidos como respostas às situações vivenciadas pelas professoras no cotidiano escolar, compõem o repertório profissional ao longo do tempo e nas aproximações, vivências e experiências com os pares. Portanto, esta tese problematiza questões sobre trabalho docente e suas interfaces com a heterogeneidade experienciada no currículo, no planejamento escolar, na organização do tempo, no espaço e ações docentes no contexto da multisseriação, além do estabelecimento de espaços formativos no âmbito das secretarias de educação que possibilitem a circulação das experiências e conhecimentos pedagógicos mobilizados pelas professoras das turmas miltisseriadas.