Navegando por Autor "Protásio, Leonardo Braga"
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- Item“Plataforma de Gamificação: uma proposta de modelagem didática metodológica para docentes do ensino médio”(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-22) Protásio, Leonardo Braga; Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas; Magalhães, Andre Ricardo; Ribeiro, Luís Otoni MeirelesAs novas metodologias de aprendizagem que caminham com os avanços da tecnologia possuem um papel muito importante na área educacional, como uma nova forma de facilitar, inovar e ensinar dentro da sala de aula e a gamificação busca trazer um novo conceito dentro da sala de aula para colaborar com o engajamento e desenvolvimento de novas competências nas atividades educacionais durante o progresso de aprendizado. Este trabalho apresenta um relatório técnico de conclusão de curso referente a construção de um MVP (Produto viável mínimo) para uma plataforma de gamificação através de um desenvolvimento tecnológico como suporte educacional a ser utilizado por educadores, sendo desenvolvido pelo pesquisador do grupo Grupo de Pesquisa de Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologia e Modelagens Sociais (DCETM) que busca apresentar uma plataforma educacional voltado a conteúdo de jogos educacionais e gamificação como uma forma de auxiliar, incentivar e compartilhar o conhecimento entre os educadores e quem tenha interesse em aprender através de compartilhamento de notícias, livros, artigos, jogos, trabalhos acadêmicos. Tendo como objetivo principal a criação de uma plataforma de suporte educacional de gamificação utilizando linguagens de programação computacionais Javascript com as tecnologias ReactJS, entre outras ferramentas. Durante o desenvolvimento da plataforma GameDuc foi implantado as metodologias PDCA (Plan, Do, Check, Act) e o Desenvolvimento de Software Iterativo Incremental (PDSII) para gerenciar e desenvolver a plataforma. Os principais resultados obtidos se dão pelo desenvolvimento do MVP da plataforma apresentando a ideia da solução proposta para o problema da pesquisa, a participação dos educadores durante os ciclos de melhorias, ajustes e o compartilhamento do projeto com a sociedade e o grupo de pesquisa DCETM.