Navegando por Autor "Queiroz, Delcele Mascarenhas"
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- ItemDireitos humanos em mosaico: panoramas e reflexões(2020-11) Oliveira, Ilzver de Matos; Andrade, Diogo de Calasans Melo; Queiroz, Delcele MascarenhasO livro Direitos humanos em mosaico: panoramas e reflexões parte da compreensão de que os direitos humanos são resultado de processos de lutas por dignidade e afirma que, apesar de as leis terem importante papel na materialização desses direitos, elas não bastam para dar conta da complexidade das inúmeras necessidades postas cotidianamente no debate público, especialmente quando se trata de compreender os contornos do que vem a ser a tão proclamada universalidade dos direitos humanos – totalizante, homogeneizante e negadora da alteridade e da diversidade desse mosaico que é o mundo – e entender qual o lugar dos países, das produções teóricas e das experiências dos subalternizados – mulheres negras, latino-americanos, povos e comunidades tradicionais, jovens, movimentos sociais, dentre outros – nesse debate. Assim, a obra apresenta um panorama crítico dos direitos humanos, pois sugere pensá-lo além do que existe, e propõe uma reflexão sobre e para o nosso espaço-tempo – do Brasil e do Sul do mundo – que dê conta de analisar temas que são nossos e pensados pelos nossos.
- ItemDireitos humanos em mosaico: panoramas e reflexões(2020-11) Oliveira, Matos Oliveira; Andrade, Diogo de Calasans Melo; Queiroz, Delcele MascarenhasO livro Direitos humanos em mosaico: panoramas e reflexões parte da compreensão de que os direitos humanos são resultado de processos de lutas por dignidade e afirma que, apesar de as leis terem importante papel na materialização desses direitos, elas não bastam para dar conta da complexidade das inúmeras necessidades postas cotidianamente no debate público, especialmente quando se trata de compreender os contornos do que vem a ser a tão proclamada universalidade dos direitos humanos – totalizante, homogeneizante e negadora da alteridade e da diversidade desse mosaico que é o mundo – e entender qual o lugar dos países, das produções teóricas e das experiências dos subalternizados – mulheres negras, latino-americanos, povos e comunidades tradicionais, jovens, movimentos sociais, dentre outros – nesse debate. Assim, a obra apresenta um panorama crítico dos direitos humanos, pois sugere pensá-lo além do que existe, e propõe uma reflexão sobre e para o nosso espaço-tempo – do Brasil e do Sul do mundo – que dê conta de analisar temas que são nossos e pensados pelos nossos.
- ItemRaça, Gênero e Educação Superior(2001) Queiroz, Delcele MascarenhasEsta tese trata das desigualdades raciais e de gênero no ensino superior, elegendo como espaço empírico a Universidade Federal da Bahia. A partir da utilização de dados fornecidos pelos arquivos da UFBA, para os anos 1993, 1994, 1995 e 1997, e de informações coletadas diretamente pelo pesquisador, analisa a participação de estudantes na Universidade, segundo a cor e o gênero, e examina comparativamente categorias e procedimentos de atribuição de identidade racial. Partindo da construção de uma escala de prestígio das carreiras oferecidas pela UFBA, analisa a inserção dos estudantes no curso, considerando a cor e o gênero. Busca verificar o efeito do status socioeconômico, da cor e do gênero sobre o desempenho dos estudantes, através do exame dos resultados do vestibular o do rendimento do estudante no curso. Os resultados evidenciam que a UFBA é um território de predomínio de estudantes claros (brancos e morenos). A distância entre claros e escuros (mulatos e pretos) mostra-se mais expressiva nos cursos de levado prestígio social. A desigualdade se expressa também, de modo significativo, entre os gêneros; mas sobre as mulheres pretas ela se exerce com rigor especial. A análise do desempenho mostrou que os estudantes claros e do sexo masculino atingem as mais elevadas médias de ingresso, mas são os escuros e as mulheres os responsáveis pelas maiores médias de rendimento no curso. O exame da trajetória das variáveis envolvidas no estudo, demonstrou que a cor tem uma contribuição para a inserção do estudante em cursos de prestígio e para o seu desempenho no vestibular, que não se confunde com o efeito do status socioeconômico e da renda.