Navegando por Autor "Ramos, Michael Daian Pacheco"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCondições de Trabalho Docente de Professores de Escolas Rurais do Território Piemonte da Diamantina Bahia(2020-03-16) Ramos, Michael Daian PachecoA pesquisa analisa sob quais condições os professores de escolas públicas rurais da Educação Básica realizam o seu trabalho no Território de Identidade Piemonte da Diamantina, considerando as transformações oriundas das recentes reformas educacionais e as políticas de globalização. Intenciona-se mapear condições de trabalho docente e perfil dos docentes da educação básica de escolas rurais do Território e apreender em que medida as políticas de globalização vêm afetando as condições de trabalho, bem como de que maneira esses sujeitos vêm respondendo ao conjunto de proposições de políticas educacionais atualmente. Configura-se como uma pesquisa quantitativa, através da realização de um Survey aplicando um questionário com docentes dos nove municípios do Território Piemonte da Diamantina-Bahia. O universo da pesquisa foi constituído de 800 professores e a amostra de 268 docentes. A amostragem por conglomerados configura-se em 48 estabelecimentos de ensino rurais, distribuídos em 36 comunidades e distritos do Território. A técnica de análise dos dados configura-se como análise estatística e descritiva, através da utilização do software gratuito PSPP para tabulação dos questionários do Survey. Os dados apontam para um contexto educacional de baixa escolaridade dos professores, grande número de escolas com nível socioeconômico baixo, alta rotatividade docente, elevadas taxas de reprovação e abandono e baixa taxa de aprovação, altos índices de distorção idade-série e pequena participação no Ideb somada ao baixo alcance das metas projetadas. As condições de trabalho vivenciadas pelos professores do Território estão permeadas: a) de processos de intensificação, com o aumento de novas funções e responsabilidades; b) de precários contratos de trabalho que acarretam uma constante mudança de escola; c) de uma sobrecarga de trabalho em atividades de planejamento, avaliação e gestão; d) de precárias instalações físicas das escolas que apresentam insuficientes equipamentos pedagógicos e inexistentes serviços básicos de infraestrutura, como rede de esgoto, coleta de lixo e internet, além do insuficiente auxílio no transporte e hospedagem e o convívio com insatisfatórias condições dos veículos e estradas. Essas condições de trabalho em ambientes precários têm acarretado o adoecimento dos profissionais contribuindo para o afastamento de suas atividades. Por fim, os resultados desta tese apontam que as políticas de accountability atreladas a uma cultura da performatividade, através da realização de avaliações em larga escala, a competição entre as escolas, a remuneração docente atrelada ao desempenho dos estudantes vêm sendo incorporada na percepção desses professores, corroborando com a incorporação da lógica da eficiência e eficácia no contexto dessas escolas rurais.
- ItemA monitoria de ensino como contribuição na formação de professores de Educação Física(2016-04-10) Santos, Lucas da Silva; Ramos, Michael Daian PachecoO presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência concretizado na monitoria de ensino da disciplina Aspectos Históricos da Educação Física, componente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV. Nesse sentido, buscamos discutir o papel da monitoria na formação de professores. O processo de monitoria foi desenvolvido durante o período de quatro meses (março a junho de 2014) onde realizamos as seguintes atividades: 1) planejamento da disciplina; 2) auxílio no desenvolvimento das atividades em sala de aula; 3) realização de pesquisas, textos, vídeos; 4) acompanhamento e supervisão nas atividades práticas e 5) construção de relatório sobre as experiências desenvolvidas. Compreendemos que a monitoria de ensino é fundamental no processo de formação de professores, pois: a) constitui-se como uma atividade inserida na tríade que sustenta a Universidade a saber: ensino, pesquisa e extensão; b) proporciona maior interação entre o corpo docente e discente; c) estabelece uma melhor relação entre a teoria e a prática na formação do futuro profissional e d) contribui no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Portanto, temos acordo com autores (SOUZA e SOUZA, 2012; BANDEIRA, 2006) que a experiência na monitoria de ensino possibilitou uma maior compreensão acerca das práticas pedagógicas, dos próprios desafios impostos a docência e da compreensão de possibilidades educativas. Dessa forma a monitoria de ensino reafirma sua importância no percurso formativo e na ampliação do conhecimento, se concretizando como uma valiosíssima oportunidade dentro da graduação.
- ItemQuem é o indivíduo que malha?: um estudo sobre o perfil de usuários de uma academia de ginástica na cidade de Jacobina-BA(2016-04-08) Santos, Lucas da Silva; Ramos, Michael Daian PachecoO presente trabalho é fruto de um semestre de observação supervisionada, realizada na disciplina estágio de observação não-formal, componente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, Jacobina-BA. Desenvolver uma reflexão sobre o perfil de usuários das academias de ginástica. Construímos um questionário semiestruturado com o objetivo de obter dados e/ou elementos importantes nessa pesquisa. O proprietário e os alunos foram consultados e esclarecidos sobre as finalidades da pesquisa e os mesmos autorizaram a aplicação do instrumento. A aplicação aconteceu nos dias 13 e 20 de outubro de 2015, responderam ao instrumento de pesquisa cerca de dez alunos (N=10) que frequentam o espaço. A tabulação dos dados foi realizada no programa Microsoft EXCEL®, pacote Office versão 2010 a média de idade entre os participantes foi de 26,90, com desvio padrão (±14,87). No período vespertino, (60%) do público são de jovens, em seguida os adultos com (30%) e por fim o público idoso um total de (10%). Do número total de entrevistados (N=10), 60% são do sexo feminino e os outros 40% são do sexo masculino. Sobre as atividades realizadas, 80% praticavam apenas musculação e 20% praticavam musculação juntamente a outras atividades como, zumba, jump, aeroboxe, crosfit, pilates e corrida. Discussão: Segundo Rojas (2003) a aderência ligeiramente superior entre os mais jovens (36,1%, n=22), comparando aos mais velhos (33,3%, n=6), entre 30 e 45 anos. Nos estudos de Milagres et al. (2009), 94% dos indivíduos praticavam musculação e 20% ginástica localizada. Observou que nesse estudo os principais motivos para aderência na academia de ginastica foram a saúde, hipertrofia muscular, a perda de peso, o condicionamento físico, a estética e os fatores socioeconômicos.