Navegando por Autor "SOUSA, Clara Maria Miranda De"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvimento cognitivo de um Aluno autista no processo de aprendizagem da leitura: Estudo de caso(2022-12-20) SILVA, Bruno Pereira Da; SOUSA, Clara Maria Miranda DeO Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido amplamente discutido sobre as formas de diagnóstico e características que apontam para como a pessoa com autismo pode desenvolver. O autismo é uma condição que afeta algumas camadas do cérebro como cerebelo e a amígdala e compromete funções como raciocínio, atenção, planejamento, importantes para o desenvolvimento, o que condiciona efeitos duradouros durante o amadurecimento da região cognitiva no ambiente escolar e social. Desta forma, objetivou-se analisar o desenvolvimento de habilidades cognitivas no processo de aquisição da leitura de um aluno autista do ensino fundamental no contexto escolar. Este estudo se constitui de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A realização deste trabalho foi feito através de levantamento bibliográfico e estudo de campo para coleta de dados. Tendo como participantes: a mãe, a professora, a psicopedagoga e o atendente terapêutico. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com cinco perguntas e relatórios semestral escrito pelo próprio pesquisador, sendo o atendente terapêutico, sobre o desenvolvimento do aluno com autismo. Sendo assim, esse trabalho analisou o processo de desenvolvimento cogntivo do aluno com TEA dentro da escola, mudanças de hábitos, rotina, novos comportamentos em situação de sala de aula e a leitura. Ao final deste trabalho esperou-se que o material de pesquisa ajude os profissionais da área em questão, pais e afins, a identificarem maneiras adequadas, a partir do relato de experiência, de como realizar um trabalho eficaz para o desenvolvimento cognitivo da leitura de crianças autista no ambiente escolar.
- ItemEducação Sexual: Estudo das percepções e práticas desenvolvidas por uma instituição de apoio Infanto-Juvenil(2022-12-21) ALVES, Hyandra Goreth Rodrigues; SOUSA, Clara Maria Miranda DeA presente pesquisa tem como finalidade retratar as perspectivas e as práticas desenvolvidas na instituição de apoio infanto-juvenil local de estudo dessa pesquisa, com a intenção de conhecer o espaço e corpo pedagógico, como compreender as concepções e as práticas acerca da Educação Sexual. Bem como as divergências acerca das leis e parâmetros educacionais com essas práticas desenvolvidas pelos educadores e a instituição. Foram convidadas para participar do estudo 4 professoras do Ensino fundamental, três especificamente do 3.º e 4.º anos do ensino fundamental. Uma percorre em todas as turmas do Ensino fundamental e a coordenadora do Ensino fundamental da Instituição. A investigação foi feita a partir de estudos textuais e entrevistas semiestruturadas, usando o método de Bardin na análise de conteúdo, compreendendo as considerações dos educadores a respeito de uma formação carente no que se refere a Educação Sexual no ensino do professor. É possível perceber que as percepções dos educadores estão voltadas ao corpo educado, restringindo a ES as questões biológicas e físicas do corpo, e as suas práticas são desenvolvidas em sala apenas quando o aluno resolve questionar sobre ou na disciplina de ciência quando surge o assunto de cuidado com o corpo, higiene ou as partes íntimas do corpo e o professor aborda a temática muitas vezes com receio.
- ItemA (i)maturidade infantil na aquisição da leitura: Estudo sobre as percepções de Mães-Educadoras(2022-12-20) SILVA, Jamile Soares Da; SOUSA, Clara Maria Miranda DeEssa pesquisa buscou analisar a percepção de mães-educadoras de uma escola da rede privada de Petrolina– PE, acerca da (i) maturidade infantil na aquisição de leitura. Teve o intuito de conhecer as capacidades de uma criança e sua maturidade e respeito ao tempo da leitura. Para compreender melhor o fenômeno, buscou-se conhecer tanto o ponto de vista escolar com as mães-educadoras quanto de autores que falam sobre o desenvolvimento da criança que indica quando ela estará preparada para realizar várias funções no estudo e na vida social. Esta pesquisa foi de abordagem qualitativa do tipo de pesquisa de campo. A análise do aspecto de (i)maturidade na aquisição da leitura na primeira infância foi feita através de uma entrevista com professoras e mães de alunos de uma escola privada de Petrolina-PE e também através do que adquirimos nos fundamentos teóricos encontrados ao longo do curso de graduação que nos dão uma grande bagagem didática e de conhecimento. No total foram feitas quatro entrevistas no ambiente escolar e onde elas exercem sua profissão. Com a coleta dos dados, atribuiu-se quatro categorias: O respeito as fases de desenvolvimento da criança, Estímulos para a aquisição da leitura, Práticas profissionais que promovem o desenvolvimento da leitura, Relação familiar na aquisição da leitura. A pesquisa foi de grande valia para o nosso conhecimento acadêmico e entendemos que a aprendizagem inicia a partir do estímulo ao movimento da criança é satisfatória, pois trabalhando as funções motoras, perceptivas, sócio motor e afetivas, possibilita a criança explorar ambientes, expressar-se com maior naturalidade, experimentar situações concretas que desenvolvem o seu intelecto.
- ItemLudicidade na Educação Infantil: Experiências de Professoras no Ensino Remoto Emergencial(2022-07-21) PEREIRA, Cicera Aline França; SOUZA, Kamila De Oliveira; SILVA, Terezinha Alves Da; ALMEIDA, Antonilde Santos; SOUSA, Clara Maria Miranda DeO presente estudo objetivou investigar o processo da ludicidade na educação infantil vivenciado por professoras no ensino remoto de uma Escola Municipal de Juazeiro- BA e, de modo complementar, buscou-se identificar as atividades lúdicas que as professoras desenvolveram com as crianças no período das aulas remotas para, a partir das conversas, descrever as experiências da prática pedagógica de forma lúdica. Desse modo, falar sobre Ludicidade na Educação Infantil: experiências de professoras no Ensino Remoto Emergencial foi compreender como fizeram essa experiência e saber qual legado ficou no final. O estudo em questão foi de natureza qualitativa do tipo pesquisa de campo e como instrumento da coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada, apoiada por um questionário previamente organizado. As participantes da pesquisa foram duas professoras da educação infantil que ministraram aula no infantil V. Como produto da pesquisa foi elaborada uma série de Podcasts com o intuito de demonstrar através da pesquisa o que foi utilizado pelas professoras e com quais finalidades. Os resultados obtidos mostraram que trabalhar com educação infantil no ensino remoto emergencial trouxe muitos desafios ao exercício docente, como aquisição de equipamentos e se habilitar para utilizar mídias e programas nas aulas, entre outros, e a inclusão da ludicidade nas práticas pedagógicas foi uma forma de garantir aulas e atividades atrativas e proveitosas. Através desse estudo foi possível compreender a importância da ludicidade nas práticas pedagógicas, e dessa forma contribui para o estado da arte do tema em questão.