Navegando por Autor "Sales, Kathia Marise Borges"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenho didático apoiado em Objetos Digitais de Aprendizagem ODA para o Ensino Médio(2021-10-14) Duarte, Neiani Luzia Pereira; Sales, Kathia Marise BorgesEsse desenho didático é fruto do trabalho de conclusão do mestrado, apoiado em uma pesquisa desenvolvida na Educação no/do Campo EC e se destina em contribuir com o planejamento das ações didáticas e pedagógicas. Ações estas, voltadas para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação TDIC, fazendo recorte nos Objetos Digitais de Aprendizagem ODA ou até mesmo fora dos espaços escolásticos do ensino médio da EC do povoado do Bonfim em Valença/Ba. A apresentação dessa proposta se estrutura com a finalidade de fomentar o uso de tecnologias digitais tais como Chromebooks e smartphones em sala de aula e com isso promover a criticidade e reflexividade dos estudantes em interação e colaboração nas redes sociais e midiáticas mediados por ODA.
- ItemMUDICON: Um museu virtual para difusão social do conhecimento dos mestres dos saberes populares(2016-09) Pereira, Ana Clara Nunes; Sales, Kathia Marise BorgesO presente estudo é a criação e implementação do MUDICON (Museu Virtual para Difusão Social do Conhecimento). O objetivo do estudo apresentado foi de avaliar através dos acessos e compartilhamentos online feitos no espaço virtual, como o blog do Museu Virtual (MUDICON) pode contribuir para difundir o conhecimento dos Mestres dos Saberes, identificando possibilidades de design e ferramentas de apresentação de conteúdos e interação, auxiliando na manutenção da cultura, preservação dos saberes em nossa sociedade. Como embasamento teórico básico, referenciou-se Burnham e Sales, assim como a avaliação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC no processo de construção e Difusão do Conhecimento. Descreve-se a relação da cultura com a Difusão Social do Conhecimento como forma de preservação dos saberes. Compõe também esta abordagem, elaborações teóricas sobre a Educação Patrimonial e seu impacto na manutenção dos saberes populares. Apresenta a temática dos Mestres dos Saberes, situando o leitor na compreensão do que é um Mestre do Saber e a sua relevância para a manutenção da cultura popular. Foi traçado um panorama histórico-social do município de Salinas da Margarida, em especial do povoado de Conceição de Salinas, localidade de origem e permanência das duas Mestras dos Saberes: Mãe Silvia e Dona Zéo, veículos condutores para alimentar o Museu Virtual. Apresenta-se ainda todo o processo de construção do MUDICON, sua criação, desenvolvimento e concepção do projeto gráfico, as entrevistas com as Mestras dos Saberes. O estudo teve como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, para se chegar aos levantamentos dos dados desejados, utilizando-se da observação participante. As visitas as Mestras do Saber se estruturaram em um período de 6 meses. Foram realizadas 5 entrevistas, ouvindo, registrando e documentando a vida e obra das entrevistadas. Para o levantamento dos dados para posterior análise da potencialidade do Mudicon, utilizou-se como instrumento de coleta enquetes, questionários, mural e acessos. A análise dos dados mais sistematizada ocorreu entre os dias 15/11 a 15/12 de 2016. Neste período, foram feitas divulgações nas redes sociais principalmente nos grupos do facebook e whatsapp. Durante o período da análise da plataforma interna do administrador do blog, foi possível perceber que os acessos são mais constantes dos dispositivos móveis. Esses acessos demonstraram a potencialidade do espaço. Durante os 30 dias de investigação mais sistematizada, o espaço foi se consolidando gradativamente. Com a divulgação no whatsapp e nos grupos do facebook, o MUDICON passou a ter visitas constantes. Por fim, conclui-se que a tecnologia é uma grande potencializadora da Difusão Social do Conhecimento, o qual pode ser estudado, idealizado e comprovado a partir das discussões teóricas expostas em cada capítulo e de todo processo descrito de um produto funcional, o MUDICON, de rápido acesso e que traz além de inovação a possibilidade de manter o legado destes mestres utilizando-se do aparato tecnológico.
- ItemPlano de atividades destinado ao ensino médio(2021-07-27) Silva, Lílian Matos da; Sales, Kathia Marise BorgesO cenário mundial contemporâneo nos apresenta um contexto de profundas transformações sociais, em destaque as céleres mudanças decorrentes da imersão no mundo digital e a sua repercussão nas diversas instâncias da sociedade. Sublinha-se, nesse estudo, a escola e a produção do conhecimento, considerando os percursos dinâmicos vivenciados pelos(as) educandos(as), dialogando sobre os aspectos que compõem a vida em comunidade, perpassando pelo desafio de promover interlocuções que sejam significativas aos sujeitos do processo e que legitimem as suas falas e os seus olhares. Nesse sentido, o presente trabalho aprofunda este diálogo situando epistemologicamente os conceitos de Tecnologia, Práxis Pedagógica Problematizadora e Leitura de Mundo, associando-os no âmbito educacional às práticas de planejamento e ao uso pedagógico da fotografia. Tem como objetivo, analisar as potencialidades do uso da fotografia enquanto elemento dialógico para a leitura de mundo, na promoção de uma práxis pedagógica problematizadora, sistematizando colaborativamente com docentes um plano de atividades para o ensino médio no Colégio Estadual Góes Calmon. No que se refere aos aspectos metodológicos, esse ato investigativo caracteriza-se como uma Pesquisa Aplicada sob a inspiração da Pesquisa Participante, para a projeção e o desenvolvimento de desdobramentos a partir da participação ativa dos(as) atores/atrizes do fazer investigativo. Ao longo do processo, viabiliza-se construções por meio digital a partir de momentos síncronos e assíncronos, sob o viés da reciprocidade da construção coletiva de um plano de atividades, desdobrando-se, a partir dessa ação, uma metodologia de elaboração colaborativa de planejamento pedagógico em modo remoto. Frente ao desenvolvimento da pesquisa, o processo de imersão revelou que a elaboração coletiva do plano de atividades pôde abarcar as potencialidades da fotografia para a promoção de uma práxis pedagógica problematizadora em espaço escolar, bem como ampliou os olhares dos(as) docentes em relação à importância do ato de planejar, das estratégias didáticas utilizadas, da otimização do processo de ensino e aprendizagem, da validação dos conhecimentos prévios dos(as) alunos(as) e da problematização para formação de indivíduos argumentativos e protagonistas das suas vidas em coletividade.
- ItemPortal digital para difusão social do conhecimento do grupo de pesquisa(2021-08-05) Andrade, Hércules Santos; Sales, Kathia Marise BorgesEste texto apresenta investigação que tem como lócus um grupo de pesquisa acadêmico, e como proposta, uma intervenção para fomento e melhoria da comunicação no referido lócus, para disseminação no grupo. Essa investigação se justifica pela necessidade de aprofundamento na compreensão dos processos de construção colaborativa e difusão social do conhecimento, especialmente, na relação dos espaços institucionais de produção científica com a sociedade mais ampla. Em forma de pesquisa participante, a intervenção ocorreu com o desenvolvimento do Portal para o Grupo de Pesquisa em Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologias e Modelagens Sociais (DCETM) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Esse trabalho fundamenta-se nas concepções de Comunicação de Paulo Freire (1983). Bem como, embasa-se nas discussões de Sales e Galeffi (2013; 2016) sobre a Difusão Social do Conhecimento; Burnham (2007) e Cardoso (2010), sobre a Construção Colaborativa; e Rossit (2018), Odelius (2010; 2009) e Teixeira (2015) para tratar sobre a categoria grupos de pesquisa, buscando responder à questão norteadora: Como modelar um Portal Digital com vistas a Difusão social do Conhecimento de um Grupo de Pesquisa? A relevância e impacto deste trabalho estão amparadas na relevância dos grupos de pesquisa para a produção e a difusão do conhecimento, especialmente, nesse caso, do conhecimento científico. Sendo assim, o objetivo geral do trabalho é: Desenvolver e avaliar o processo de Construção Colaborativa do Portal Digital para o DCETM, reconhecendo na construção a importância da Comunicação para Difusão do Conhecimento. Esta é uma Pesquisa Participante – devido ao envolvimento e identificação com as pessoas investigadas (GERHARDT; SILVEIRA, 2009) –, de abordagem qualitativa e método exploratório. Para criação do Portal foi necessário coletar dados por meio de questionários, entrevistas e levantamento de produções acadêmicas feitas pelos sujeitos envolvidos com o referido Grupo de Pesquisa. Esse processo conduziu ao cenário de estruturação da modelagem de um portal digital que funciona como ferramenta de Difusão Social do Conhecimento, de acordo com os resultados da pesquisa, que validaram o referido produto.
- ItemPrograma de formação a utilização do smartphone como interface pedagógica com foco na cidadania: Manual para Educadores(2021-07-09) Silva, Renata Cardoso; Sales, Kathia Marise BorgesEssa pesquisa apresenta a construção, implementação e análise de um Programa de Formação para a cidadania em tempos da sociedade em rede, baseado nas potencialidades do saber popular de pessoas usuárias de programas de governo e dos Dispositivos Digitais Móveis, como possíveis ferramentas para o enfrentamento da exclusão educacional, digital e promoção da criticidade. Pesquisas evidenciam que a população com menos infraestrutura para o acesso às políticas públicas como educação e assistência social são as mais afetadas com a virtualização dos serviços presenciais. Desta forma, para que esse grupo possa obter informação que viabilize exercer a cidadania também nos espaços digitais, faz-se necessário ter acesso a alguns recursos, a exemplo do dispositivo com conexão à internet (para essa pesquisa foi escolhido o smartphone por se configurar o mais popular nas camadas sociais) e de aptidões como as habilidades para explorar os recursos, de modo que, possibilite o desenvolvimento de novos conhecimentos para alcançar determinados espaços off-line, que apresentam complexidades na busca pelo direito à cidadania. A esse respeito, esse estudo investigou: como um programa formativo baseado na educação popular e mediado pelo DDM - smartphone, como ferramenta pedagógica, pode contribuir para o exercício da cidadania e desenvolvimento de novos processos tecnológicos pelos recicladores da COOPERBRAVA? Assim, o objetivo geral foi desenvolver e analisar as contribuições de um programa formativo em educação popular (na perspectiva Freireana) mediado pelo smartphone, como ferramenta pedagógica para o acesso de bens e serviços no exercício da cidadania. Os sujeitos da pesquisa são recicladores do município de Salvador-Ba, com baixo domínio e apropriação das ferramentas e aplicativos digitais específicos do Estado. Os principais teóricos utilizados para embasar a discussão foram: Carvalho (2012); Castells (2012); Freire (2015; 2012; 1989), Sales (2012), Santaella (2003; 2008; 2013). Os desdobramentos do programa para formação cidadã foi desenvolvido em cinco etapas, com duração de dois meses, e apresentou na sua composição, conteúdos que discutiam os eixos direito civil, político e social, elencados ao cenário cotidiano de aprendizagem e conciliando o desenvolvimento de novas habilidades no acesso aos aplicativos da formação. Por exemplo, nas oficinas que trataram sobre direito social foram discutidos nos aspectos conceituais e processuais o papel das políticas sociais e dos aplicativos CadÚnico e Bolsa Família no fortalecimento da cidadania, possibilitando assim uma efetiva participação em outros espaços além do ambiente digital proposto na pesquisa. A metodologia adota princípios da pesquisa participante com abordagem qualitativa. Quanto aos instrumentos de coleta, se deu pela observação participante, grupo focal e diário de bordo, bem como o respaldo da base teórica das categorias cidadania, educação popular e tecnologia digital móvel, a partir dos quais se articulou um plano de formação para educadores que atuam na promoção da cidadania em espaços de educação não escolar. A experiência do Programa de Formação evidenciou que, apesar das carências socioeconômicas e educacionais, é possível superar algumas dificuldades encontradas pelos novos usuários do digital com baixo letramento, tanto para acessar aplicativos do governo e obter informações sobre direitos, deveres e responsabilidades; quanto para se adequar à crescente realidade de utilizar os serviços on-line. Neste contexto, é possível se apropriar de modo crítico, autoral e produzir novos conhecimentos, e assim, consequentemente, contribuir para o fortalecimento da cidadania.
- ItemREA -Recursos Educacionais Abertos "A Era Digital"(2021-09-08) Pinto, Leonora Nadia Neta; Sales, Kathia Marise BorgesEm face das transformações sociais e tecnológicas oriundas do processo de globalização no século 21, quando as tecnologias digitais da informação e comunicação se fazem presentes nas diversas áreas do conhecimento, é de fundamental importância potencializar uma prática pedagógica crítico-reflexiva alinhada com a Era Digital em que vivemos. Nesse sentido, essa pesquisa é desenvolvida a partir da perspectiva freiriana como uma opção de caminhar teórico-metodológico, ou seja, dialógica, de conscientização e ação-transformação diante da realidade- práxis, inserindo-se no contexto que se afigura de maneira crítica e criativa; incessantemente com as incalculáveis realidades que se dá na ação-reflexão para participar, atuar e transformar a realidade. Junto a esta base, alinhamos neste trabalho o estudo das competências digitais que compõem o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (2018). Neste contexto, segue-se a questão norteadora que tracejou e tem como premissa uma leitura de mundo dialógica e crítico-reflexiva: Qual desenho de um portfólio de Recursos Educacionais Abertos (REA) pode potencializar o desenvolvimento de competências digitais pelos docentes do Ensino Fundamental II para o desenvolvimento de uma prática pedagógica critico-reflexiva na perspectiva freiriana? Elencando as razões oriundas dos estudos realizados, este trabalho tem como intuito construir um portfólio para a utilização dos REA, objetivando potencializar o desenvolvimento de competências digitais docentes para uma prática pedagógica crítico-reflexiva na perspectiva freiriana, com vista a constituir autonomia tecnológica e protagonismo – atores e autores digitais –, capaz de compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo/ciberespaço, uma vez que enseja o uso das tecnologias digitais dentro e fora das escolas e universidades. As contribuições teóricas partiram das escritas de Paulo Freire (2003), Morin (2000), Saviani (2010), Lucas e Moreira (2018); Lévy (1998); Santaella (2000), bem como da UNESCO (2021) e BNCC (2018), dentre outras escritas importantes que fundamentam esta pesquisa. Ao que versa os pressupostos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada Hetkowiski (2016) exploratória descritiva, Pereira (2019), Gil (2010). Os resultados de campo apontam que os docentes do lócus investigado possuem parco conhecimento sobre REA, utilizando muito pouco esses recursos em sua prática pedagógica. Desse modo, ressalta-se a importância da construção de um portfólio para utilização de REA, que além de possibilitar acesso a materiais abertos, apresenta-se como uma interface formativa no sentido de disponibilizar os elementos orientadores numa perspectiva crítico-reflexiva para o acesso, seleção e reconhecimento de Recursos Educacionais Abertos.